O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21966
Resumo: No ano de 2010, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, realizou-se a implementação de um novo conceito institucional voltado para a educação de surdos, materializado nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS), formados por dez grupos de duas ou três escolas municipais, responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, passíveis de terem até 50% de seu alunado constituído por alunos surdos. Dada a alcunha “bilíngue” do projeto, têm grande importância para sua realização não apenas os profissionais especializados na educação de surdos (como instrutores e intérpretes de Libras), mas os professores de Língua Portuguesa dessas instituições. Nesta pesquisa, o objeto são as vozes sobre o ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos de Natal. Situados na área da Linguística Aplicada, temos por objetivo criar inteligibilidade sobre um problema social que tem a linguagem ocupando papel central, qual seja o ser professor nas instituições em questão. O corpus da pesquisa se constitui de onze textos redigidos por esses profissionais sobre sua atuação nas referidas instituições. A análise que realizamos se constrói sobre os três tópicos mais recorrentemente encontrados nos relatos, quais sejam a formação inicial e continuada, as experiências docentes e as relações institucionais que permeiam sua atuação. Sob uma perspectiva qualitativo-interpretativista, realizamos a leitura e a discussão dos dados tomando por base as concepções de linguagem e sujeito elaboradas pelo Círculo de Bakhtin; a noção de diferença dos Estudos Culturais; e as discussões sobre educação de surdos dos Estudos Surdos. Nas falas dos professores, é possível identificar a fluidez e multiplicidade de vozes que os atravessam. Em suas vozes se revelam as tensões existentes entre o discurso governamental da inclusão como perspectiva da Educação Especial e a realidade enfrentada pelos docentes. A despeito das diferenças que os constituem, seus discursos se tocam sobretudo no que diz respeito às insuficientes oportunidades de formação e às precárias condições de atuação, que têm repercussões diretas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.
id UFRN_5e02828d822ab524c5cd5cbdb09352f8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21966
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Laralis Nunes de SousaOliveira, Maria Bernadete Fernandes deBarbosa, Maria do Socorro Maia FernandesFaria, Marilia Varella Bezerra de2017-02-13T22:00:24Z2017-02-13T22:00:24Z2015-06-30OLIVEIRA, Laralis Nunes de Sousa. O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21966No ano de 2010, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, realizou-se a implementação de um novo conceito institucional voltado para a educação de surdos, materializado nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS), formados por dez grupos de duas ou três escolas municipais, responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, passíveis de terem até 50% de seu alunado constituído por alunos surdos. Dada a alcunha “bilíngue” do projeto, têm grande importância para sua realização não apenas os profissionais especializados na educação de surdos (como instrutores e intérpretes de Libras), mas os professores de Língua Portuguesa dessas instituições. Nesta pesquisa, o objeto são as vozes sobre o ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos de Natal. Situados na área da Linguística Aplicada, temos por objetivo criar inteligibilidade sobre um problema social que tem a linguagem ocupando papel central, qual seja o ser professor nas instituições em questão. O corpus da pesquisa se constitui de onze textos redigidos por esses profissionais sobre sua atuação nas referidas instituições. A análise que realizamos se constrói sobre os três tópicos mais recorrentemente encontrados nos relatos, quais sejam a formação inicial e continuada, as experiências docentes e as relações institucionais que permeiam sua atuação. Sob uma perspectiva qualitativo-interpretativista, realizamos a leitura e a discussão dos dados tomando por base as concepções de linguagem e sujeito elaboradas pelo Círculo de Bakhtin; a noção de diferença dos Estudos Culturais; e as discussões sobre educação de surdos dos Estudos Surdos. Nas falas dos professores, é possível identificar a fluidez e multiplicidade de vozes que os atravessam. Em suas vozes se revelam as tensões existentes entre o discurso governamental da inclusão como perspectiva da Educação Especial e a realidade enfrentada pelos docentes. A despeito das diferenças que os constituem, seus discursos se tocam sobretudo no que diz respeito às insuficientes oportunidades de formação e às precárias condições de atuação, que têm repercussões diretas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.In 2010, in the city of Natal, Rio Grande do Norte, it was implemented a new institutional concept aimed at the education of deaf students, materialized in Bilingual Complexes of Reference for the Deaf (CBRS), which are ten groups of two or three municipal schools, responsible for Childhood Education and Elementary School, that may have up to 50% of their student body made up of deaf students. Because of the denomination "bilingual" on the project, not only specialized professionals in deaf education (as instructors and Sign Language interpreters), but the Portuguese teachers in these institutions have great importance for its realization. In this research, the object are the voices about being a teacher in the Bilingual Complexes of Reference for the Deaf in Natal. Situated in the area of Applied Linguistics, we aim to create intelligibility on a social problem that has language occupying central role, which is being a teacher in the institutions concerned. The corpus of the research is constituted of eleven texts written by these professionals about their performance in the Complexe’s institutions. The analysis we do is built on the three topics more recurrently found in the reports, which are the initial and continuous training, teaching experiences and the institutional aspects that permeate their performance. From a qualitative-interpretative perspective, we read and discuss the data building on the concepts of language and subject prepared by the Circle of Bakhtin; the notion of difference of Cultural Studies; and discussions about deaf education of Deaf Studies. In the speeches of teachers, it is possible to identify the fluidity and multiplicity of voices that cross them. Their voices reveal the tensions between the government discourse of inclusion as perspective of Special Education and the reality faced by teachers. Despite of the differences that constitute them, their speeches touch especially with regard to insufficient training opportunities and precarious conditions of work, which have direct impact on the teaching-learning process of deaf students.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística aplicadaDiferençaEducação de SurdosComplexos bilíngues de referência para surdos de NatalO ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdfLaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf1501280https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21966/1/LaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf23be35ae79717ddad841b688aa30f971MD51TEXTLaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.txtLaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain447980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21966/4/LaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.txt562ef06ee48c4d0b5fe2ba6e2c41a0a6MD54THUMBNAILLaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.jpgLaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21966/5/LaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.jpgb430cc9d156142a9102a524a4b8bfafcMD55123456789/219662017-11-03 16:44:00.136oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
title O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
spellingShingle O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística aplicada
Diferença
Educação de Surdos
Complexos bilíngues de referência para surdos de Natal
title_short O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
title_full O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
title_fullStr O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
title_full_unstemmed O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
title_sort O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
author Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
author_facet Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
contributor_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística aplicada
Diferença
Educação de Surdos
Complexos bilíngues de referência para surdos de Natal
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Diferença
Educação de Surdos
Complexos bilíngues de referência para surdos de Natal
description No ano de 2010, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, realizou-se a implementação de um novo conceito institucional voltado para a educação de surdos, materializado nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS), formados por dez grupos de duas ou três escolas municipais, responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, passíveis de terem até 50% de seu alunado constituído por alunos surdos. Dada a alcunha “bilíngue” do projeto, têm grande importância para sua realização não apenas os profissionais especializados na educação de surdos (como instrutores e intérpretes de Libras), mas os professores de Língua Portuguesa dessas instituições. Nesta pesquisa, o objeto são as vozes sobre o ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos de Natal. Situados na área da Linguística Aplicada, temos por objetivo criar inteligibilidade sobre um problema social que tem a linguagem ocupando papel central, qual seja o ser professor nas instituições em questão. O corpus da pesquisa se constitui de onze textos redigidos por esses profissionais sobre sua atuação nas referidas instituições. A análise que realizamos se constrói sobre os três tópicos mais recorrentemente encontrados nos relatos, quais sejam a formação inicial e continuada, as experiências docentes e as relações institucionais que permeiam sua atuação. Sob uma perspectiva qualitativo-interpretativista, realizamos a leitura e a discussão dos dados tomando por base as concepções de linguagem e sujeito elaboradas pelo Círculo de Bakhtin; a noção de diferença dos Estudos Culturais; e as discussões sobre educação de surdos dos Estudos Surdos. Nas falas dos professores, é possível identificar a fluidez e multiplicidade de vozes que os atravessam. Em suas vozes se revelam as tensões existentes entre o discurso governamental da inclusão como perspectiva da Educação Especial e a realidade enfrentada pelos docentes. A despeito das diferenças que os constituem, seus discursos se tocam sobretudo no que diz respeito às insuficientes oportunidades de formação e às precárias condições de atuação, que têm repercussões diretas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-13T22:00:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-13T22:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Laralis Nunes de Sousa. O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21966
identifier_str_mv OLIVEIRA, Laralis Nunes de Sousa. O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21966/1/LaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21966/4/LaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21966/5/LaralisNunesDeSousaOliveira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23be35ae79717ddad841b688aa30f971
562ef06ee48c4d0b5fe2ba6e2c41a0a6
b430cc9d156142a9102a524a4b8bfafc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117818835009536