A música na organização do ensino de matemática na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51105 |
Resumo: | O presente trabalho surgiu a partir de interesse e experiências pessoais e tem por objetivo compreender como a música pode desencadear a aprendizagem matemática na infância. Para alcançar tal objetivo, foram tomados como pressupostos teóricos a discussão sobre a aprendizagem na Infância, a relação da música e da matemática e a Atividade Orientadora de Ensino, abordada por Moura (2016), como proposta de organização do ensino. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, apresenta-se como uma pesquisa básica quanto à sua natureza; quanto ao seu objetivo, é atribuído a ela um caráter exploratório e no que se refere à abordagem, caracteriza-se como qualitativa ,buscando, por meio dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, propor uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA), tendo a música como música desencadeadora, para a apropriação da necessidade do conceito de medidas na Educação Infantil. O desenvolvimento da pesquisa consiste na construção da síntese histórica do conceito de medidas, na proposta da SDA a partir da música “A mochila da Camila” , do grupo Pandorga da Lua e na descrição das ações para a aproximação ao conceito de medidas. Por fim, concluiu-se que a Atividade Orientadora de ensino contribui de forma significativa para a aproximação ao conceito de medidas através da música, pois, por meio de seus pressupostos que visam a organização intencional do ensino, foi possível organizar o ensino de medidas tendo a música como SDA, sendo assim a música apresentada como SDA é mais uma forma desencadear a aprendizagem matemática na infância. |
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