Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cezar Augusto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Maria Marta da, Cedro, Wellington Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840
Resumo: Neste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar.
id UFOP-3_19e926498dbaa60560b700b65a408a90
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4840
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de MatemáticaPreservice Mathematics teachers elaborating tasks in the Mathematics ClubProfesores de matemáticas en formación inicial preparando una tarea en el Club de las MatemáticasPreservice teacher educationTasksMathematics clubFormación inicialTareasClub de las matemáticasFormação inicialSituação desencadeadora da aprendizagemClube de matemáticaNeste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar.This article discusses the potential of the Mathematics Club as a locus of teacher education, having the shared planning of teaching tasks as the organizer of the activity of mathematics teachers in initial training. The objective of this article is to investigate the contributions of the process of design tasks in the Mathematics Club. the task was developed, based on a virtual story in the form of a comic book entitled “The Agunns”. The HQ addressed the nexuses related to the numbering system. The formative experiment was adopted as a research methodology. The results showed a change in meanings in relation to teacher training, which was sustained all the time based on the intentionality and organization of actions in the Club. There was also evidence of the constitution of the principal activity of these teachers in training, highlighting how relevant the conceptual appropriation allowed in this peculiar formative space.En este artículo se analiza el potencial del Club de Matemáticas como locus de enseñanza aprendizaje, teniendo la planificación compartida de las tareas docentes como organizador de la actividad de los profesores de matemáticas en la formación inicial. En esta perspectiva, el objetivo de este artículo es investigar los aportes del proceso de elaboración de una tarea para la enseñanza del aprendizaje de los docentes que participan en el Club de Matemáticas. La tarea se desarrolló a partir de una historia virtual en forma de cómic titulado “The Aguns”. La tarea abordó los nexos relacionados con el sistema de numeración. El experimento formativo se adoptó como metodología de investigación. Los resultados mostraron un cambio de significados en relación a la formación del profesorado, que se sostuvo todo el tiempo en base a la intencionalidad y organización de las acciones en el Club. También se evidenció la constitución de la actividad principal de estos docentes en formación, destacando la relevancia de la apropiación conceptual permitida en este peculiar espacio formativo.Editora da UFOP2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/484010.33532/revemop.e202121Revemop; v. 3 (2021): Rolling Pass; e2021212596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840/3819Copyright (c) 2021 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cezar AugustoSilva, Maria Marta daCedro, Wellington Lima2022-05-30T17:03:26Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4840Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2022-05-30T17:03:26Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
Preservice Mathematics teachers elaborating tasks in the Mathematics Club
Profesores de matemáticas en formación inicial preparando una tarea en el Club de las Matemáticas
title Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
spellingShingle Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
Ferreira, Cezar Augusto
Preservice teacher education
Tasks
Mathematics club
Formación inicial
Tareas
Club de las matemáticas
Formação inicial
Situação desencadeadora da aprendizagem
Clube de matemática
title_short Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
title_full Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
title_fullStr Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
title_full_unstemmed Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
title_sort Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
author Ferreira, Cezar Augusto
author_facet Ferreira, Cezar Augusto
Silva, Maria Marta da
Cedro, Wellington Lima
author_role author
author2 Silva, Maria Marta da
Cedro, Wellington Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cezar Augusto
Silva, Maria Marta da
Cedro, Wellington Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Preservice teacher education
Tasks
Mathematics club
Formación inicial
Tareas
Club de las matemáticas
Formação inicial
Situação desencadeadora da aprendizagem
Clube de matemática
topic Preservice teacher education
Tasks
Mathematics club
Formación inicial
Tareas
Club de las matemáticas
Formação inicial
Situação desencadeadora da aprendizagem
Clube de matemática
description Neste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840
10.33532/revemop.e202121
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e202121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840/3819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 3 (2021): Rolling Pass; e202121
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970976608256