Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840 |
Resumo: | Neste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar. |
id |
UFOP-3_19e926498dbaa60560b700b65a408a90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4840 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de MatemáticaPreservice Mathematics teachers elaborating tasks in the Mathematics ClubProfesores de matemáticas en formación inicial preparando una tarea en el Club de las MatemáticasPreservice teacher educationTasksMathematics clubFormación inicialTareasClub de las matemáticasFormação inicialSituação desencadeadora da aprendizagemClube de matemáticaNeste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar.This article discusses the potential of the Mathematics Club as a locus of teacher education, having the shared planning of teaching tasks as the organizer of the activity of mathematics teachers in initial training. The objective of this article is to investigate the contributions of the process of design tasks in the Mathematics Club. the task was developed, based on a virtual story in the form of a comic book entitled “The Agunns”. The HQ addressed the nexuses related to the numbering system. The formative experiment was adopted as a research methodology. The results showed a change in meanings in relation to teacher training, which was sustained all the time based on the intentionality and organization of actions in the Club. There was also evidence of the constitution of the principal activity of these teachers in training, highlighting how relevant the conceptual appropriation allowed in this peculiar formative space.En este artículo se analiza el potencial del Club de Matemáticas como locus de enseñanza aprendizaje, teniendo la planificación compartida de las tareas docentes como organizador de la actividad de los profesores de matemáticas en la formación inicial. En esta perspectiva, el objetivo de este artículo es investigar los aportes del proceso de elaboración de una tarea para la enseñanza del aprendizaje de los docentes que participan en el Club de Matemáticas. La tarea se desarrolló a partir de una historia virtual en forma de cómic titulado “The Aguns”. La tarea abordó los nexos relacionados con el sistema de numeración. El experimento formativo se adoptó como metodología de investigación. Los resultados mostraron un cambio de significados en relación a la formación del profesorado, que se sostuvo todo el tiempo en base a la intencionalidad y organización de las acciones en el Club. También se evidenció la constitución de la actividad principal de estos docentes en formación, destacando la relevancia de la apropiación conceptual permitida en este peculiar espacio formativo.Editora da UFOP2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/484010.33532/revemop.e202121Revemop; v. 3 (2021): Rolling Pass; e2021212596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840/3819Copyright (c) 2021 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cezar AugustoSilva, Maria Marta daCedro, Wellington Lima2022-05-30T17:03:26Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4840Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2022-05-30T17:03:26Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática Preservice Mathematics teachers elaborating tasks in the Mathematics Club Profesores de matemáticas en formación inicial preparando una tarea en el Club de las Matemáticas |
title |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática |
spellingShingle |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática Ferreira, Cezar Augusto Preservice teacher education Tasks Mathematics club Formación inicial Tareas Club de las matemáticas Formação inicial Situação desencadeadora da aprendizagem Clube de matemática |
title_short |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática |
title_full |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática |
title_fullStr |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática |
title_full_unstemmed |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática |
title_sort |
Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática |
author |
Ferreira, Cezar Augusto |
author_facet |
Ferreira, Cezar Augusto Silva, Maria Marta da Cedro, Wellington Lima |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Marta da Cedro, Wellington Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cezar Augusto Silva, Maria Marta da Cedro, Wellington Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preservice teacher education Tasks Mathematics club Formación inicial Tareas Club de las matemáticas Formação inicial Situação desencadeadora da aprendizagem Clube de matemática |
topic |
Preservice teacher education Tasks Mathematics club Formación inicial Tareas Club de las matemáticas Formação inicial Situação desencadeadora da aprendizagem Clube de matemática |
description |
Neste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840 10.33532/revemop.e202121 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e202121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840/3819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 3 (2021): Rolling Pass; e202121 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970976608256 |