Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Edilene Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972
Resumo: Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.
id UFRN_5e9e710e1d72fb44ae2d6d7ed3719084
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25972
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Edilene Ferreira deGuimarães, Ivanise Cortez de SousaLocatelli, Solange WagnerSilva, Márcia Gorette Lima da2018-10-05T22:59:35Z2018-10-05T22:59:35Z2018-07-30MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the objective of this work was to provide situations to develop argumentative abilities in high school students of the IFRN from an experimental activity entitled "Energy metabolism in plants: photosynthesis and respiration" and structured from the Predict-Observe and Argue. At the end of the intervention, the oral discourse and the written arguments produced by the student groups were evaluated, using the Jiménez-Aleixandre (1998) and Mcneill et al. (2006). As a result of the intervention the groups produced well-structured arguments, presenting data, justifications, basic knowledge and conclusion, and with the specific content accepted by the scientific community. As a result, we observed that after the activities the students presented written arguments partially valid and / or totally valid. Group 01 revealed a better coordination between the elements of the argument when compared to group 02. Considering the results we can signal that it is possible to teach students to argue from experimental activities structured in the perspective of Observation-Argumentation.porArgumentação em aulas de biologia: uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiraçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnsino de BiologiaFotossínteseArgumentaçãoRespiraçãoPredizer-Observar-ArgumentarDesenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf2319881https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/1/EdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf019ed30fccff3ff4e36371efd35df498MD51ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdfProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdfSequência didática com atividade experimental baseada na POAapplication/pdf1184606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/4/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdfc0bc28adaebba5b9cc02043a14b880dbMD54TEXTEdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtEdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain315899https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/2/EdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt6c978d86e678ff9d4bc5d78db891aeefMD52ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain62496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/5/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txtbdf6261660cec02fab858612a7821c87MD55THUMBNAILEdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgEdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/3/EdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg705fdd5d207af33e0f9d8e36adb11234MD53ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/6/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpgf3d4f12ec7e2fe73d9678cb351ffa829MD56123456789/259722019-12-01 02:24:18.559oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25972Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:24:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
spellingShingle Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
Medeiros, Edilene Ferreira de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de Biologia
Fotossíntese
Argumentação
Respiração
Predizer-Observar-Argumentar
title_short Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_full Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_fullStr Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_full_unstemmed Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_sort Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
author Medeiros, Edilene Ferreira de
author_facet Medeiros, Edilene Ferreira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Locatelli, Solange Wagner
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Edilene Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Márcia Gorette Lima da
contributor_str_mv Silva, Márcia Gorette Lima da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de Biologia
Fotossíntese
Argumentação
Respiração
Predizer-Observar-Argumentar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Fotossíntese
Argumentação
Respiração
Predizer-Observar-Argumentar
description Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T22:59:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T22:59:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972
identifier_str_mv MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Argumentação em aulas de biologia: uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/1/EdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/4/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/2/EdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/5/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/3/EdileneFerreiraDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25972/6/ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 019ed30fccff3ff4e36371efd35df498
c0bc28adaebba5b9cc02043a14b880db
6c978d86e678ff9d4bc5d78db891aeef
bdf6261660cec02fab858612a7821c87
705fdd5d207af33e0f9d8e36adb11234
f3d4f12ec7e2fe73d9678cb351ffa829
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117527467196416