Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Emanuel Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26019
Resumo: Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”. Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”, buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula. Enquanto palhaço/professor/pesquisador, passei a refletir sobre como construir um percurso artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra, no município de Macau/RN, culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão desta pesquisa dissertativa. A pesquisa se desenvolveu a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar circo e palhaço na escola? Qual o potencial de uma ação como essa no contexto escolar? É possível ensinar a ser palhaço? Que possibilidades metodológicas podem ser utilizadas para a aprendizagem da palhaçaria na escola? Para responder às questões citadas, a pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria, as reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para nossos estudos e desenvolvimento dessa escrita, dialogamos com os seguintes autores: naquilo que diz respeito à compreensão histórica do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema dessa dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010); sobre a Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e Desgranges (2003), tudo isso para entender a pedagogia por mim utilizada no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo e na Escola”. Assim, os autores citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empreitada pedagógica.
id UFRN_6072aafdb32ef4460d95ea2d3962c719
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26019
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leite, Emanuel AlvesGuaraldo, LaisDeheinzelin, MoniqueCiotti, Naira NeideVieira, Marcilio de Souza2018-10-10T20:51:31Z2018-10-10T20:51:31Z2018-07-20LEITE, Emanuel Alves. Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26019Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”. Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”, buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula. Enquanto palhaço/professor/pesquisador, passei a refletir sobre como construir um percurso artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra, no município de Macau/RN, culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão desta pesquisa dissertativa. A pesquisa se desenvolveu a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar circo e palhaço na escola? Qual o potencial de uma ação como essa no contexto escolar? É possível ensinar a ser palhaço? Que possibilidades metodológicas podem ser utilizadas para a aprendizagem da palhaçaria na escola? Para responder às questões citadas, a pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria, as reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para nossos estudos e desenvolvimento dessa escrita, dialogamos com os seguintes autores: naquilo que diz respeito à compreensão histórica do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema dessa dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010); sobre a Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e Desgranges (2003), tudo isso para entender a pedagogia por mim utilizada no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo e na Escola”. Assim, os autores citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empreitada pedagógica.This dissertation concerns the research called "Circus Place is in the School: The Study of the Clown in Artistic Pedagogical Experience" whose object of research is the study of circus and clowning in the regular system of education, based on the analysis of the story of experience of the artistic / pedagogical project "Lugar de Circo é na Escola". Seeking to broaden the discussion of the circus and clown content in the classroom, as a clown / teacher / researcher, I began to reflect on how to construct an artistic / pedagogical path systematized for circus and clown studies in elementary school classes in the final series of the School Maria de Lourdes Bezerra in the municipality of Macau / RN, culminating in the development of the project "Lugar de Circo é na Escola", which became the object of analysis and reflection of this dissertative research. The research develops from the following questions: Why study circus and clown in school? What is the potential of such an action in the school context? Is it possible to teach to be a clown? What methodological possibilities can be used for learning the tricks in school? To answer the questions cited, the research anchors its writing in the qualitative analysis, having as a method the Content Analysis proposed by Bardin (1977). Seeking to understand how the development took place, the involvement of the participants and the unfolding of the artistic / pedagogical project already mentioned, as well as to describe and analyze the pedagogical and methodological course proposed by the teacher for a theoretical / practical study of circus and clowning. The reflections around the research are built and broadened from the relationship established between the development of the project "Circus Place is in School" in the construction of the identity of the clowns (pupils) during the intercross project to the studies of the circus history and of the clownwork in Brazil and in the world, besides pointing out unfolding of this action in the school environment and outside it. For our studies and development of this writing, we dialogued with the following authors, in what concerns the understanding of circus and clownish history in Brazil and in the world, as well as experiential practices related to the theme of this dissertation, for example, Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010). From Da Arte, the dialogue was with Barbosa (1991) and Desgranges (2003) to understand the pedagogy I used in the development of the project "Place of Circus and in School", so the cited authors provide the basis for sewing the flaps of our pedagogical work.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:: PROFARTESEscolaCircoPalhaçoProjeto artístico/pedagógicoLugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txtLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain266007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/2/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txt24e827796f0e04095fb2c0d45f82d345MD52THUMBNAILLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpgLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/3/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpg32765d079658f5d3e2771c60f59fd9afMD53TEXTLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txtLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain266007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/2/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txt24e827796f0e04095fb2c0d45f82d345MD52THUMBNAILLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpgLugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/3/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpg32765d079658f5d3e2771c60f59fd9afMD53ORIGINALLugarcircoescola_Leite_2018.pdfapplication/pdf5188392https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/1/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdfe17ba03cdf01dfa2e08cc16d8bbce5d2MD51123456789/260192019-01-30 08:27:21.572oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26019Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:27:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
title Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
spellingShingle Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
Leite, Emanuel Alves
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:: PROFARTES
Escola
Circo
Palhaço
Projeto artístico/pedagógico
title_short Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
title_full Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
title_fullStr Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
title_full_unstemmed Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
title_sort Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica
author Leite, Emanuel Alves
author_facet Leite, Emanuel Alves
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guaraldo, Lais
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Deheinzelin, Monique
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ciotti, Naira Neide
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Emanuel Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
contributor_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:: PROFARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:: PROFARTES
Escola
Circo
Palhaço
Projeto artístico/pedagógico
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Circo
Palhaço
Projeto artístico/pedagógico
description Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”. Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”, buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula. Enquanto palhaço/professor/pesquisador, passei a refletir sobre como construir um percurso artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra, no município de Macau/RN, culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão desta pesquisa dissertativa. A pesquisa se desenvolveu a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar circo e palhaço na escola? Qual o potencial de uma ação como essa no contexto escolar? É possível ensinar a ser palhaço? Que possibilidades metodológicas podem ser utilizadas para a aprendizagem da palhaçaria na escola? Para responder às questões citadas, a pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria, as reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para nossos estudos e desenvolvimento dessa escrita, dialogamos com os seguintes autores: naquilo que diz respeito à compreensão histórica do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema dessa dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010); sobre a Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e Desgranges (2003), tudo isso para entender a pedagogia por mim utilizada no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo e na Escola”. Assim, os autores citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empreitada pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-10T20:51:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-10T20:51:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Emanuel Alves. Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26019
identifier_str_mv LEITE, Emanuel Alves. Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/2/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/3/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/2/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/3/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26019/1/Lugarcircoescola_Leite_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24e827796f0e04095fb2c0d45f82d345
32765d079658f5d3e2771c60f59fd9af
24e827796f0e04095fb2c0d45f82d345
32765d079658f5d3e2771c60f59fd9af
e17ba03cdf01dfa2e08cc16d8bbce5d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832989560897536