Lima Barreto: o escritor do nomadismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49870
Resumo: Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo os contos do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto por meio de análise literária sob uma nova perspectiva teórica, o nomadismo. Por mais que os estudos acadêmicos tenham, na atualidade, a preferência pela produção contemporânea, é salutar que a escrita de Lima Barreto seja presente na academia. Contudo, desde a segunda metade do século XX, é dispensada a ela um tratamento por meio de critérios mais sociológicos do que literários, isto é, as pesquisas em torno das suas obras têm focalizado aspectos temáticos, em especial, os da contemporaneidade como a questão racial, social, cultural e de representatividade. Nesse sentido, o objetivo principal dessa tese é identificar, por meio do gênero textual conto, que não é possível entender a produção de Lima Barreto como engajada com temáticas específicas, mas como uma escrita em permanente trânsito, situada no entrelugar, ou ainda, caracterizada por uma escrita nômade. No que se refere à problemática do nomadismo, usamos os preceitos conceituais de Flusser (2003, 2007); em relação à fortuna crítica e teórica sobre as obras de Lima Barreto utilizamos, como principais proposições discursivas, Barbosa (2002), Oakley (2011), Schwarcz (2017), e Figueiredo (2017); quanto à especificidade do gênero textual este trabalho tem como aporte teórico Pratt (1994), O’Connor (2004) e Cortázar (2006). Em relação à narrativa, o suporte teórico tem base em Candido (2000; 2004), sobre a função da literatura, e Adorno (2012), sobre o artista como representante. A pesquisa é de ordem qualitativa já que se detém na análise das categorias estéticas – como os tipos de discursos e linguagem empregada – e culturais, como a experiência da subjetividade e da função do escritor, que permeiam os textos selecionados. Os contos utilizados foram publicados entre 1915 e 1922, época de maior produção e participação de Lima Barreto em revistas, jornais e livros. Os contos foram produzidos sob o contexto político, social e cultural da belle époque carioca e apresentam leitmotiv de temas em que é possível comparálos para evidenciar em que medida há o engajamento com a arte – que seria próprio do gesto nômade – ou com as demandas sociais. A hipótese desta tese é de que a escrita de Lima Barreto se encontra em movimento, isto é, ela rompe com o habitual como forma de crítica, ao mesmo tempo que tenta fazer parte daquilo que é objeto de sua crítica. Esse movimento paradoxal se explica pelo nomadismo de Flusser que parte da premissa de que não há valores eternos na humanidade, mas sim funções mutáveis. E isso Barreto vai realizando ao longo da sua produção, seja para entrar na Academia Brasileira de Letras ou, ainda, para viver da glória das letras, como o escritor dizia. Porém, Lima Barreto faz isso de forma consciente e norteado pela idealização que fazia da função do escritor e da literatura, em que acreditava que só por intermédio da arte era possível superar as limitações impostas pelos diversos preconceitos.
id UFRN_609e64ea020ad06521514844fa868e55
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49870
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Francisco Humberlan Arruda dehttps://orcid.org/0000-0003-3351-8562http://lattes.cnpq.br/4647512175596019https://orcid.org/0000-0001-6463-8976http://lattes.cnpq.br/7604250240615901Simões Júnior, Alvaro SantosSouza, Arivaldo Sacramento deRodrigues, Manoel FreireLima, Samuel Anderson de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0001-7525-5997http://lattes.cnpq.br/4097533367851915Camargo, Katia Aily Franco de2022-11-24T20:24:35Z2022-11-24T20:24:35Z2022-08-22OLIVEIRA, Francisco Humberlan Arruda de. Lima Barreto: o escritor do nomadismo. Orientador: Katia Aily Franco de Camargo. 2022. 154f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49870Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo os contos do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto por meio de análise literária sob uma nova perspectiva teórica, o nomadismo. Por mais que os estudos acadêmicos tenham, na atualidade, a preferência pela produção contemporânea, é salutar que a escrita de Lima Barreto seja presente na academia. Contudo, desde a segunda metade do século XX, é dispensada a ela um tratamento por meio de critérios mais sociológicos do que literários, isto é, as pesquisas em torno das suas obras têm focalizado aspectos temáticos, em especial, os da contemporaneidade como a questão racial, social, cultural e de representatividade. Nesse sentido, o objetivo principal dessa tese é identificar, por meio do gênero textual conto, que não é possível entender a produção de Lima Barreto como engajada com temáticas específicas, mas como uma escrita em permanente trânsito, situada no entrelugar, ou ainda, caracterizada por uma escrita nômade. No que se refere à problemática do nomadismo, usamos os preceitos conceituais de Flusser (2003, 2007); em relação à fortuna crítica e teórica sobre as obras de Lima Barreto utilizamos, como principais proposições discursivas, Barbosa (2002), Oakley (2011), Schwarcz (2017), e Figueiredo (2017); quanto à especificidade do gênero textual este trabalho tem como aporte teórico Pratt (1994), O’Connor (2004) e Cortázar (2006). Em relação à narrativa, o suporte teórico tem base em Candido (2000; 2004), sobre a função da literatura, e Adorno (2012), sobre o artista como representante. A pesquisa é de ordem qualitativa já que se detém na análise das categorias estéticas – como os tipos de discursos e linguagem empregada – e culturais, como a experiência da subjetividade e da função do escritor, que permeiam os textos selecionados. Os contos utilizados foram publicados entre 1915 e 1922, época de maior produção e participação de Lima Barreto em revistas, jornais e livros. Os contos foram produzidos sob o contexto político, social e cultural da belle époque carioca e apresentam leitmotiv de temas em que é possível comparálos para evidenciar em que medida há o engajamento com a arte – que seria próprio do gesto nômade – ou com as demandas sociais. A hipótese desta tese é de que a escrita de Lima Barreto se encontra em movimento, isto é, ela rompe com o habitual como forma de crítica, ao mesmo tempo que tenta fazer parte daquilo que é objeto de sua crítica. Esse movimento paradoxal se explica pelo nomadismo de Flusser que parte da premissa de que não há valores eternos na humanidade, mas sim funções mutáveis. E isso Barreto vai realizando ao longo da sua produção, seja para entrar na Academia Brasileira de Letras ou, ainda, para viver da glória das letras, como o escritor dizia. Porém, Lima Barreto faz isso de forma consciente e norteado pela idealização que fazia da função do escritor e da literatura, em que acreditava que só por intermédio da arte era possível superar as limitações impostas pelos diversos preconceitos.The object of this doctoral thesis is to study the short stories of the writer born in Rio de Janeiro, Afonso Henriques de Lima Barreto, through a literary analysis from a new theoretical perspective, the nomadism. However, since the second half of the 20th century, Lima Barreto's writing has been treated according to more sociological than literary criteria, that is, the researches on his works have focused on thematic aspects, especially those of contemporaneity, such as racial, social, cultural and representational issues. In this sense, the main objective of this thesis is to identify, by means of the short story textual genre, that it is not possible to understand Lima Barreto's production as engaged with specific themes, but as a writing in permanent transit, situated in between places, or characterized by a nomadic writing. Regarding the problematic of nomadism, we used the conceptual precepts of Flusser (2003, 2007); regarding the critical and theoretical fortune on the works of Lima Barreto, we used, as main discursive propositions, Barbosa (2002), Schwarcz (2017), Oakley (2011), and Figueiredo (2017); As for the specificity of the textual genre, this work has Pratt (1994), O’Connor (2004) and Cortázar (2006) as theoretical support; Regarding the narrative, the theoretical support uses Candido (2000; 2004) about the function of literature and Adorno (2012) about the artist as representative. The research is qualitative in nature since it dwells on the analysis of aesthetic categories - such as the types of discourses and language employed - and cultural categories, such as the experience of subjectivity and the writer's function, which permeate the selected texts. The short stories used were published between 1915 and 1922, the time of Lima Barreto's greatest production and participation in magazines, newspapers, and books. The short stories were produced in the political, social, and cultural context of the belle époque carioca and present leitmotif themes in which it is possible to compare them in order to show to what extent there is engagement with art - which would be proper of the nomadic gesture - or with social demands. The hypothesis of this thesis is that Lima Barreto's writing is in movement, that is, it breaks with the usual as a form of criticism, while it tries to be part of that which is the object of its criticism. This paradoxical movement is explained by Flusser's (2003, 2007) nomadism, which starts from the premise that there are no eternal values in humanity, but mutable functions. And this is what Barreto does throughout his production, either to get into the Brazilian Academy of Letters or to live off the glory of letters, as the writer used to say. However, Lima Barreto does it consciously and guided by his idealization of the writer's and the literature's function, in which he believed that only through art it was possible to overcome the limitations imposed by the several prejudices.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAArteContoLima BarretoGesto nômadeNomadismoLima Barreto: o escritor do nomadismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLimaBarretoescritor_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf1048018https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49870/1/LimaBarretoescritor_Oliveira_2022.pdf8595bc1b8151f98f02a5b2fc9adf9439MD51123456789/498702022-11-24 17:25:01.553oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49870Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-24T20:25:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lima Barreto: o escritor do nomadismo
title Lima Barreto: o escritor do nomadismo
spellingShingle Lima Barreto: o escritor do nomadismo
Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Arte
Conto
Lima Barreto
Gesto nômade
Nomadismo
title_short Lima Barreto: o escritor do nomadismo
title_full Lima Barreto: o escritor do nomadismo
title_fullStr Lima Barreto: o escritor do nomadismo
title_full_unstemmed Lima Barreto: o escritor do nomadismo
title_sort Lima Barreto: o escritor do nomadismo
author Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de
author_facet Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3351-8562
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4647512175596019
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6463-8976
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7604250240615901
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Simões Júnior, Alvaro Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Arivaldo Sacramento de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rodrigues, Manoel Freire
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7525-5997
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4097533367851915
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Katia Aily Franco de
contributor_str_mv Camargo, Katia Aily Franco de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Arte
Conto
Lima Barreto
Gesto nômade
Nomadismo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Conto
Lima Barreto
Gesto nômade
Nomadismo
description Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo os contos do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto por meio de análise literária sob uma nova perspectiva teórica, o nomadismo. Por mais que os estudos acadêmicos tenham, na atualidade, a preferência pela produção contemporânea, é salutar que a escrita de Lima Barreto seja presente na academia. Contudo, desde a segunda metade do século XX, é dispensada a ela um tratamento por meio de critérios mais sociológicos do que literários, isto é, as pesquisas em torno das suas obras têm focalizado aspectos temáticos, em especial, os da contemporaneidade como a questão racial, social, cultural e de representatividade. Nesse sentido, o objetivo principal dessa tese é identificar, por meio do gênero textual conto, que não é possível entender a produção de Lima Barreto como engajada com temáticas específicas, mas como uma escrita em permanente trânsito, situada no entrelugar, ou ainda, caracterizada por uma escrita nômade. No que se refere à problemática do nomadismo, usamos os preceitos conceituais de Flusser (2003, 2007); em relação à fortuna crítica e teórica sobre as obras de Lima Barreto utilizamos, como principais proposições discursivas, Barbosa (2002), Oakley (2011), Schwarcz (2017), e Figueiredo (2017); quanto à especificidade do gênero textual este trabalho tem como aporte teórico Pratt (1994), O’Connor (2004) e Cortázar (2006). Em relação à narrativa, o suporte teórico tem base em Candido (2000; 2004), sobre a função da literatura, e Adorno (2012), sobre o artista como representante. A pesquisa é de ordem qualitativa já que se detém na análise das categorias estéticas – como os tipos de discursos e linguagem empregada – e culturais, como a experiência da subjetividade e da função do escritor, que permeiam os textos selecionados. Os contos utilizados foram publicados entre 1915 e 1922, época de maior produção e participação de Lima Barreto em revistas, jornais e livros. Os contos foram produzidos sob o contexto político, social e cultural da belle époque carioca e apresentam leitmotiv de temas em que é possível comparálos para evidenciar em que medida há o engajamento com a arte – que seria próprio do gesto nômade – ou com as demandas sociais. A hipótese desta tese é de que a escrita de Lima Barreto se encontra em movimento, isto é, ela rompe com o habitual como forma de crítica, ao mesmo tempo que tenta fazer parte daquilo que é objeto de sua crítica. Esse movimento paradoxal se explica pelo nomadismo de Flusser que parte da premissa de que não há valores eternos na humanidade, mas sim funções mutáveis. E isso Barreto vai realizando ao longo da sua produção, seja para entrar na Academia Brasileira de Letras ou, ainda, para viver da glória das letras, como o escritor dizia. Porém, Lima Barreto faz isso de forma consciente e norteado pela idealização que fazia da função do escritor e da literatura, em que acreditava que só por intermédio da arte era possível superar as limitações impostas pelos diversos preconceitos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-24T20:24:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-24T20:24:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Francisco Humberlan Arruda de. Lima Barreto: o escritor do nomadismo. Orientador: Katia Aily Franco de Camargo. 2022. 154f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49870
identifier_str_mv OLIVEIRA, Francisco Humberlan Arruda de. Lima Barreto: o escritor do nomadismo. Orientador: Katia Aily Franco de Camargo. 2022. 154f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49870/1/LimaBarretoescritor_Oliveira_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8595bc1b8151f98f02a5b2fc9adf9439
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117534620581888