Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Thiago Henrique Câmara de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33324
Resumo: As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação culminaram em importantes desdobramentos no sentido da institucionalização das redes sociais enquanto instrumentos do processo político. Isso pode ser evidenciado a partir da análise das últimas eleições para presidente do Brasil, em 2018, quando as redes sociais configuraram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos. Plataformas, como o Facebook e WhatsApp, serviram de mecanismos para fomentar a mobilização emocional e a cristalização de preconceitos e preferências, além da disseminação de ideias, valores e propostas. Considerando a eleição do presidente Jair Bolsonaro, questiona-se as imagens mobilizadas nas redes sociais pela sua campanha, tendo como foco a experiência do Rio Grande do Norte. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social Facebook pelo marketing político e eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, através do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL) e também outros perfis ligados ao partido no estado como o do movimento social Força Democrática e também Mulheres com Bolsonaro, no que tange às mobilizações de imagens, vídeos e outras mídias ligadas ao imaginário político da direita. A metodologia compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político, utilizando-se da netnografia. Investiga-se a página do Facebook do PSL/RN, em um recorte temporal determinado, com o objetivo de extrair reflexões mediante uma sociologia compreensiva. Lança-se mão de entrevistas semiestruturadas com atores ligados à campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Os resultados demonstram que as redes sociais, materializadas neste trabalho a partir do Facebook, constituíram importante aspecto de concertação política da campanha do atual presidente, reunindo imagens mobilizadas intrínsecas ao combate à corrupção e ao comunismo, família, religião e segurança pública, culminando, assim, em elementos do imaginário da “nova direita”.
id UFRN_60a6fe59fd0c2304dc46e1a30fa38e6c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33324
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Thiago Henrique Câmara dehttp://lattes.cnpq.br/5925595080358868http://lattes.cnpq.br/4418972852075556Freitas, Carlos Eduardohttp://lattes.cnpq.br/0691708864631113Silva, Maria Aparecida Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/5650479904640058Costa, João Bosco Araújo da2021-09-09T19:13:34Z2021-09-09T19:13:34Z2021-06-28MEDEIROS, Thiago Henrique Câmara de. Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33324As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação culminaram em importantes desdobramentos no sentido da institucionalização das redes sociais enquanto instrumentos do processo político. Isso pode ser evidenciado a partir da análise das últimas eleições para presidente do Brasil, em 2018, quando as redes sociais configuraram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos. Plataformas, como o Facebook e WhatsApp, serviram de mecanismos para fomentar a mobilização emocional e a cristalização de preconceitos e preferências, além da disseminação de ideias, valores e propostas. Considerando a eleição do presidente Jair Bolsonaro, questiona-se as imagens mobilizadas nas redes sociais pela sua campanha, tendo como foco a experiência do Rio Grande do Norte. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social Facebook pelo marketing político e eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, através do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL) e também outros perfis ligados ao partido no estado como o do movimento social Força Democrática e também Mulheres com Bolsonaro, no que tange às mobilizações de imagens, vídeos e outras mídias ligadas ao imaginário político da direita. A metodologia compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político, utilizando-se da netnografia. Investiga-se a página do Facebook do PSL/RN, em um recorte temporal determinado, com o objetivo de extrair reflexões mediante uma sociologia compreensiva. Lança-se mão de entrevistas semiestruturadas com atores ligados à campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Os resultados demonstram que as redes sociais, materializadas neste trabalho a partir do Facebook, constituíram importante aspecto de concertação política da campanha do atual presidente, reunindo imagens mobilizadas intrínsecas ao combate à corrupção e ao comunismo, família, religião e segurança pública, culminando, assim, em elementos do imaginário da “nova direita”.Technological and communication platform changes culminated in important developments towards the institutionalization of social networks as instruments of the political process. This can be evidenced from the analysis of the last presidential elections of Brazil, in 2018, when social networks were a central part of the electoral dynamics of candidates. Platforms such as Facebook and WhatsApp served as mechanisms to encourage emotional mobilization and the crystallization of prejudices and preferences, in addition to the dissemination of ideas, values and proposals. Considering the election of President Jair Bolsonaro, the images mobilized on social networks by his campaign are questioned, focusing on the experience of Rio Grande do Norte state (RN). Thus, the general objective is to analyze the use of the social network Facebook by the political and electoral marketing of candidate Jair Bolsonaro, through the State Directory of the Liberal Social Party (PSL), with regard to the mobilization of images, videos and other related media to the political imagination of the right wing. The methodology comprises the theoretical discussion and empirical aspects that guide ICTs in political marketing and political imagination, using netnography. The PSL/RN Facebook page is investigated, in a determined time frame, aiming to extract reflections through a comprehensive sociology. Semi-structured interviews are used with actors linked to Jair Bolsonaro's campaign in RN. The results show that social networks, materialized in this work from Facebook, constituted an important aspect of political communication of the current president's campaign, bringing together images that were intrinsic to the fight against corruption and communism, family, religion and public safety, thus culminating in elements of the “new right” imaginary.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilGestão de frotas públicasContratações públicasPlanejamento estratégicoJair BolsonaroRio Grande do NorteMarketing políticoRedes sociaisImaginário políticoPolítica, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticaimaginariointernet_Medeiros_2021.pdfapplication/pdf5289525https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33324/1/Politicaimaginariointernet_Medeiros_2021.pdf6f65b8bc0244c46a6fa898c1e6b3191cMD51123456789/333242022-05-02 12:18:20.266oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33324Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:18:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
title Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
spellingShingle Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
Medeiros, Thiago Henrique Câmara de
Gestão de frotas públicas
Contratações públicas
Planejamento estratégico
Jair Bolsonaro
Rio Grande do Norte
Marketing político
Redes sociais
Imaginário político
title_short Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
title_full Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
title_fullStr Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
title_full_unstemmed Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
title_sort Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
author Medeiros, Thiago Henrique Câmara de
author_facet Medeiros, Thiago Henrique Câmara de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5925595080358868
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4418972852075556
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Carlos Eduardo
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0691708864631113
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Maria Aparecida Ramos da
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5650479904640058
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Thiago Henrique Câmara de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, João Bosco Araújo da
contributor_str_mv Costa, João Bosco Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de frotas públicas
Contratações públicas
Planejamento estratégico
Jair Bolsonaro
Rio Grande do Norte
Marketing político
Redes sociais
Imaginário político
topic Gestão de frotas públicas
Contratações públicas
Planejamento estratégico
Jair Bolsonaro
Rio Grande do Norte
Marketing político
Redes sociais
Imaginário político
description As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação culminaram em importantes desdobramentos no sentido da institucionalização das redes sociais enquanto instrumentos do processo político. Isso pode ser evidenciado a partir da análise das últimas eleições para presidente do Brasil, em 2018, quando as redes sociais configuraram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos. Plataformas, como o Facebook e WhatsApp, serviram de mecanismos para fomentar a mobilização emocional e a cristalização de preconceitos e preferências, além da disseminação de ideias, valores e propostas. Considerando a eleição do presidente Jair Bolsonaro, questiona-se as imagens mobilizadas nas redes sociais pela sua campanha, tendo como foco a experiência do Rio Grande do Norte. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social Facebook pelo marketing político e eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, através do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL) e também outros perfis ligados ao partido no estado como o do movimento social Força Democrática e também Mulheres com Bolsonaro, no que tange às mobilizações de imagens, vídeos e outras mídias ligadas ao imaginário político da direita. A metodologia compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político, utilizando-se da netnografia. Investiga-se a página do Facebook do PSL/RN, em um recorte temporal determinado, com o objetivo de extrair reflexões mediante uma sociologia compreensiva. Lança-se mão de entrevistas semiestruturadas com atores ligados à campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Os resultados demonstram que as redes sociais, materializadas neste trabalho a partir do Facebook, constituíram importante aspecto de concertação política da campanha do atual presidente, reunindo imagens mobilizadas intrínsecas ao combate à corrupção e ao comunismo, família, religião e segurança pública, culminando, assim, em elementos do imaginário da “nova direita”.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T19:13:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T19:13:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Thiago Henrique Câmara de. Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33324
identifier_str_mv MEDEIROS, Thiago Henrique Câmara de. Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33324/1/Politicaimaginariointernet_Medeiros_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f65b8bc0244c46a6fa898c1e6b3191c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117785546915840