Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Valdir Avelino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55573
Resumo: Os professores do século XXI além de ensinar, tem demandas e desafios no âmbito escolar diariamente, entre esses, pouco refletido em seu contexto, está a ritmicidade do ciclo sono-vigília, que poderá ser um grande aliado em nossas práticas pedagógicas na aquisição do conhecimento e no bem-estar dos estudantes, ou torna-se um obstáculo significativo durante o processo de aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa está inserida em um contexto escolar de ensino fundamental, turma do 7° ano, voltado ao estudo da cronobiologia (parte da biologia que estuda a dimensão temporal da matéria viva, ou seja, ritmos biológicos), que está pautado ciclo circadiano com o ritmo ciclo sono-vigília, ritmo esse que, poderá interferir no desempenho cognitivo de forma significativa, comprometendo o aprendizado e a saúde do estudante. Nesse contexto surge a temática: Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II, que emerge a partir de um conjunto de observações empíricas da sala de aula entre essas estão o uso de telas pelos estudantes de forma exacerbadas durante o período noturno, podendo acarretar prejuízos na saúde e aprendizagem. Entre os malefícios possíveis de acontecer dessa privação do sono está: a irritabilidade, o desinteresse pontual, irregularidade hormonal, o déficit de atenção, a dificuldade de memorização que interfere na aprendizagem. Por isso a necessidade de discussões reflexivas sobre a temática no âmbito escolar. Desta forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a higiene do sono de estudantes do 7° ano, por meio de uma sequência didática, voltado ao ritmo biológico em específico o ciclo sono-vigília, associado como indicador de saúde pública. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa com estudantes em sala de aula. Desta forma, a abordagem metodológica foi desenvolvida a partir da aplicação da Sequência Didática SD, guiada pelos Três Momentos Pedagógicos TMPs. A princípio foram aplicados o questionário com questões fechadas e abertas e diário de sono (uma semana) como ferramenta de coleta de informações prévias. Os dados foram estudados e tratados através dos conteúdos de análise de Bardin.
id UFRN_60cd7e6b99fa79169a61535a095c0637
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55573
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Paiva, Valdir Avelino dehttp://lattes.cnpq.br/2039542949182387http://lattes.cnpq.br/9097929538985483Malcher, Grazielle Tavareshttps://orcid.org/0000-0001-9047-2068http://lattes.cnpq.br/4519960290535334Santos, Sandro Luiz Barbosa dosMazzé, Fernanda Marur2023-12-04T20:36:17Z2023-12-04T20:36:17Z2023-09-28PAIVA, Valdir Avelino de. Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II. Orientador: Dra. Fernanda Marur Mazzé. 2023. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55573Os professores do século XXI além de ensinar, tem demandas e desafios no âmbito escolar diariamente, entre esses, pouco refletido em seu contexto, está a ritmicidade do ciclo sono-vigília, que poderá ser um grande aliado em nossas práticas pedagógicas na aquisição do conhecimento e no bem-estar dos estudantes, ou torna-se um obstáculo significativo durante o processo de aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa está inserida em um contexto escolar de ensino fundamental, turma do 7° ano, voltado ao estudo da cronobiologia (parte da biologia que estuda a dimensão temporal da matéria viva, ou seja, ritmos biológicos), que está pautado ciclo circadiano com o ritmo ciclo sono-vigília, ritmo esse que, poderá interferir no desempenho cognitivo de forma significativa, comprometendo o aprendizado e a saúde do estudante. Nesse contexto surge a temática: Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II, que emerge a partir de um conjunto de observações empíricas da sala de aula entre essas estão o uso de telas pelos estudantes de forma exacerbadas durante o período noturno, podendo acarretar prejuízos na saúde e aprendizagem. Entre os malefícios possíveis de acontecer dessa privação do sono está: a irritabilidade, o desinteresse pontual, irregularidade hormonal, o déficit de atenção, a dificuldade de memorização que interfere na aprendizagem. Por isso a necessidade de discussões reflexivas sobre a temática no âmbito escolar. Desta forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a higiene do sono de estudantes do 7° ano, por meio de uma sequência didática, voltado ao ritmo biológico em específico o ciclo sono-vigília, associado como indicador de saúde pública. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa com estudantes em sala de aula. Desta forma, a abordagem metodológica foi desenvolvida a partir da aplicação da Sequência Didática SD, guiada pelos Três Momentos Pedagógicos TMPs. A princípio foram aplicados o questionário com questões fechadas e abertas e diário de sono (uma semana) como ferramenta de coleta de informações prévias. Os dados foram estudados e tratados através dos conteúdos de análise de Bardin.Teachers of the 21st century, in addition to teaching, have daily demands and challenges in the school environment, among these, little reflected in their context, is the rhythmicity of the sleep-wake cycle, which can be a great ally in our pedagogical practices in the acquisition of knowledge and well-being of students, or becomes a significant obstacle during the learning process in the classroom. In this sense, the research is inserted in a school context of elementary education, 7th grade class, focused on the study of chronobiology (part of biology that studies the temporal dimension of living matter, that is, biological rhythms), which is based on a cycle circadian rhythm with the sleep-wake cycle, a rhythm that may significantly interfere with cognitive performance, compromising student learning and health. In this context, the theme arises: Public health indicator: a didactic sequence based on the sleep-wake cycle for elementary school II, which emerges from a set of empirical observations in the classroom, among which are the use of screens by students from exacerbated during the night, which may lead to damage to health and learning. Among the possible harms of this sleep deprivation are: irritability, punctual disinterest, hormonal irregularity, attention deficit, difficulty in memorizing that interferes with learning. Therefore, the need for reflective discussions on the subject in the school context. Thus, the objective of our work was to analyze the sleep hygiene of 7th grade students, through a didactic sequence, focused on the biological rhythm, specifically the sleep-wake cycle, associated as an indicator of public health. The present study is a qualitative and participative research with students in the classroom. In this way, the methodological approach was developed from the application of the Didactic Sequence - SD, guided by the Three Pedagogical Moments - TMPs. At first, a questionnaire with closed and open questions and a sleep diary (one week) were applied as a tool for collecting prior information. The data were studied and treated through Bardin's content analysis.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASonoEnsino de ciênciasIndicador de saúde públicaTela azulIndicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIndicadorsaudepublica_Paiva_2023.pdfapplication/pdf46998734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55573/1/Indicadorsaudepublica_Paiva_2023.pdf422b401f2c1be0834e20284f86dcaebdMD51123456789/555732023-12-04 17:37:06.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55573Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-04T20:37:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
title Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
spellingShingle Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
Paiva, Valdir Avelino de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sono
Ensino de ciências
Indicador de saúde pública
Tela azul
title_short Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
title_full Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
title_fullStr Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
title_full_unstemmed Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
title_sort Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
author Paiva, Valdir Avelino de
author_facet Paiva, Valdir Avelino de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2039542949182387
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9097929538985483
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Malcher, Grazielle Tavares
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9047-2068
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519960290535334
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Sandro Luiz Barbosa dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Valdir Avelino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzé, Fernanda Marur
contributor_str_mv Mazzé, Fernanda Marur
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sono
Ensino de ciências
Indicador de saúde pública
Tela azul
dc.subject.por.fl_str_mv Sono
Ensino de ciências
Indicador de saúde pública
Tela azul
description Os professores do século XXI além de ensinar, tem demandas e desafios no âmbito escolar diariamente, entre esses, pouco refletido em seu contexto, está a ritmicidade do ciclo sono-vigília, que poderá ser um grande aliado em nossas práticas pedagógicas na aquisição do conhecimento e no bem-estar dos estudantes, ou torna-se um obstáculo significativo durante o processo de aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa está inserida em um contexto escolar de ensino fundamental, turma do 7° ano, voltado ao estudo da cronobiologia (parte da biologia que estuda a dimensão temporal da matéria viva, ou seja, ritmos biológicos), que está pautado ciclo circadiano com o ritmo ciclo sono-vigília, ritmo esse que, poderá interferir no desempenho cognitivo de forma significativa, comprometendo o aprendizado e a saúde do estudante. Nesse contexto surge a temática: Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II, que emerge a partir de um conjunto de observações empíricas da sala de aula entre essas estão o uso de telas pelos estudantes de forma exacerbadas durante o período noturno, podendo acarretar prejuízos na saúde e aprendizagem. Entre os malefícios possíveis de acontecer dessa privação do sono está: a irritabilidade, o desinteresse pontual, irregularidade hormonal, o déficit de atenção, a dificuldade de memorização que interfere na aprendizagem. Por isso a necessidade de discussões reflexivas sobre a temática no âmbito escolar. Desta forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a higiene do sono de estudantes do 7° ano, por meio de uma sequência didática, voltado ao ritmo biológico em específico o ciclo sono-vigília, associado como indicador de saúde pública. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa com estudantes em sala de aula. Desta forma, a abordagem metodológica foi desenvolvida a partir da aplicação da Sequência Didática SD, guiada pelos Três Momentos Pedagógicos TMPs. A princípio foram aplicados o questionário com questões fechadas e abertas e diário de sono (uma semana) como ferramenta de coleta de informações prévias. Os dados foram estudados e tratados através dos conteúdos de análise de Bardin.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-04T20:36:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-04T20:36:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIVA, Valdir Avelino de. Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II. Orientador: Dra. Fernanda Marur Mazzé. 2023. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55573
identifier_str_mv PAIVA, Valdir Avelino de. Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II. Orientador: Dra. Fernanda Marur Mazzé. 2023. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55573/1/Indicadorsaudepublica_Paiva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 422b401f2c1be0834e20284f86dcaebd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776909319274496