Atividade física, nível do sono e tempo de tela em jogadores casuais de jogos eletrônicos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53983 |
Resumo: | Introdução: Os jogos de vídeo são uma forma popular de entretenimento eletrônico, com crescimento constante e presença na vida cotidiana das pessoas em todo o mundo. No entanto, o uso excessivo de jogos não ativos pode levar a comportamentos sedentários, ganho de peso, problemas relacionados ao sono e riscos à saúde, como síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. Objetivo: Buscou-se responder à pergunta de pesquisa: Qual é a relação entre os hábitos de sono, prática de atividade física e o tempo de tela dos gamers casuais? Assim, o objetivo foi descrever o cotidiano de gamers casuais de jogos não ativos, padrões de sono e prática de atividade física. Métodos: Estudo observacional de origem quantitativa com aplicação de questionários utilizando o Google Forms de abril a junho de 2023. Resultados: Foram aplicados 121 questionários. 87,4% dos participantes eram do sexo masculino; 57,8% trabalham sentados; 93,3% dos jogadores utilizam o computador para jogar; a maioria pratica pelo menos 10 minutos de caminhada contínua durante a semana, mas poucos praticam atividade física moderada ou vigorosa; 22,7% afirmaram ter dificuldade para adormecer às vezes; 31,1% disseram que raramente acordam de madruga e tem dificuldade em adormecer novamente; 60,5% dos participantes, experimenta algum grau de cansaço matinal; os dados de tempo de tela foram insuficientes. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicam uma relação entre o tempo gasto em videogames, sedentarismo, exposição a telas e possíveis impactos negativos no sono. |
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Medeiros, Thalles Aggeo Lima dehttp://lattes.cnpq.br/2948816921491767Oliveira, Ricardo SantosLopes, Bruno Laerte Ribeiro2023-07-21T11:20:34Z2023-07-21T11:20:34Z2023-07-18MEDEIROS, Thalles Aggeo Lima de. Atividade física, nível do sono e tempo de tela em jogadores casuais de jogos eletrônicos. Orientador: Arnaldo Luis Mortatti. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53983Introdução: Os jogos de vídeo são uma forma popular de entretenimento eletrônico, com crescimento constante e presença na vida cotidiana das pessoas em todo o mundo. No entanto, o uso excessivo de jogos não ativos pode levar a comportamentos sedentários, ganho de peso, problemas relacionados ao sono e riscos à saúde, como síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. Objetivo: Buscou-se responder à pergunta de pesquisa: Qual é a relação entre os hábitos de sono, prática de atividade física e o tempo de tela dos gamers casuais? Assim, o objetivo foi descrever o cotidiano de gamers casuais de jogos não ativos, padrões de sono e prática de atividade física. Métodos: Estudo observacional de origem quantitativa com aplicação de questionários utilizando o Google Forms de abril a junho de 2023. Resultados: Foram aplicados 121 questionários. 87,4% dos participantes eram do sexo masculino; 57,8% trabalham sentados; 93,3% dos jogadores utilizam o computador para jogar; a maioria pratica pelo menos 10 minutos de caminhada contínua durante a semana, mas poucos praticam atividade física moderada ou vigorosa; 22,7% afirmaram ter dificuldade para adormecer às vezes; 31,1% disseram que raramente acordam de madruga e tem dificuldade em adormecer novamente; 60,5% dos participantes, experimenta algum grau de cansaço matinal; os dados de tempo de tela foram insuficientes. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicam uma relação entre o tempo gasto em videogames, sedentarismo, exposição a telas e possíveis impactos negativos no sono.Background: Video games are a popular form of electronic entertainment, with a steady growth and presence in people's daily lives worldwide. However, excessive use of inactive gaming can lead to sedentary behavior, weight gain, sleep-related problems, and health risks such as metabolic syndrome and cardiovascular diseases. Objective: The research aimed to answer the research question: What is the relationship between sleep habits, physical activity, and screen time of casual gamers? Thus, the objective was to describe the daily life of casual gamers of non-active games, sleep patterns, and physical activity practice. Methods: Quantitative observational study with questionnaire application using Google Forms from April to June 2023. Results: A total of 121 questionnaires were administered. 87,4% of the participants were male; 57,8% reported working in a seated position; 93,3% of the gamers used a computer for gaming; most engaged in at least 10 minutes of continuous walking during the week, but few engaged in moderate or vigorous physical activity; 22,7% reported occasional difficulty falling asleep; 31,1% stated that they rarely wake up in the middle of the night and struggle to fall back asleep; 60,5% of the participants experienced some degree of morning fatigue; data on screen time were insufficient. Conclusion: The research results indicate a relationship between time spent on video games, sedentary behavior, screen exposure, and potential negative impacts on sleep.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEducação Física - BachareladoUFRNBrasilDepartamento de Educação FísicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVideogameSedentarismoSonoTelasAtividade física, nível do sono e tempo de tela em jogadores casuais de jogos eletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53983/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAtividadeFisicaSono_Medeiros_2023.pdfAtividadeFisicaSono_Medeiros_2023.pdfapplication/pdf381672https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53983/1/AtividadeFisicaSono_Medeiros_2023.pdf301fee0730700f3870e4695da96ef0a1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53983/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/539832023-08-09 09:38:33.567oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-09T12:38:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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