A socialização acadêmica e o seu impacto na vida estudantil: como os estudantes do curso de pedagogia se relacionam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jennifer Juliana Barreto Bezerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43133
Resumo: A crescente transformação do Ensino Superior no Brasil trouxe concomitantemente o interesse e a relevância de conhecer e de compreender melhor as motivações, os significados e os sentidos que os estudantes universitários têm sobre si próprios e sobre a sua vida acadêmica. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar como os estudantes, entre o 6° e 10° período do curso de Pedagogia da UFRN, modalidade presencial, do campus Natal, desenvolveram seus percursos de socialização acadêmica na graduação e como construíram suas estratégias sociais para permanecerem e concluírem o curso. No primeiro momento da pesquisa, foram aplicados 90 questionários (cerca de 10% do total de matriculados no semestre de 2019.2), a fim de conhecermos os estudantes que compõem o curso de Pedagogia, além de compreender melhor acerca da socialização acadêmica. A partir da aplicação do questionário, foi possível selecionarmos seis estudantes que participariam da próxima etapa da pesquisa, a entrevista. Para a escolha dos entrevistados, utilizamos alguns critérios de seleção, como o tempo no curso e a percepção sobre a própria socialização acadêmica, a fim de conversamos e conhecermos melhor sobre as suas trajetórias no curso. Diante da análise dos questionários e das entrevistas, foi possível elaborarmos os quatro principais pontos da dissertação: o primeiro ponto diz respeito à socialização individual e à socialização gregária, considerando-as, respectivamente, como a forma de socialização com uma única pessoa e a segunda forma como uma socialização mais grupal, porém, ambas proporcionando apoio ao sujeito. O segundo ponto diz respeito às fases de vivência no Ensino Superior, sendo elas: tempo de euforia, tempo de mudança, tempo de desmotivação e tempo de confirmação. O terceiro ponto diz respeito ao nível de socialização acadêmica desses estudantes, podendo eles serem: bem socializados, mais ou menos socializados, ou pouco ou nada socializados. E, por fim, a satisfação com a própria socialização no meio ambiente da Universidade, podendo os estudantes estarem satisfeitos, pouco satisfeitos ou nada satisfeitos. Esses pontos revelam compreensões mais profundas sobre a vida dos estudantes no meio acadêmico, levando em consideração principalmente as formas e os níveis de socialização acadêmica. Uma das revelações sobre a socialização acadêmica e a vida estudantil é a de que os estudantes, não importando que eles se considerem pouco ou nada socializados, ainda assim percebiam que tinham pontos de apoio social para prosseguirem o seu caminho no curso. Além disso, outra revelação foi a diferença entre as trajetórias dos discentes considerados com uma socialização mais intensa e as trajetórias dos estudantes com uma socialização menos intensa, ficando evidente que os estudantes bem socializados se sentiam mais confortáveis na vida acadêmica, enquanto o segundo grupo foi marcado por diversos acontecimentos considerados por eles como momentos difíceis, dentro e fora da Universidade, que os levaram, inclusive, a pensar na desistência do curso. Compreendeu-se, por fim, que a socialização dos estudantes do curso de Pedagogia ocorre de diversas maneiras e intensidades, sendo preciso considerar igualmente a importância dos espaços de convivência no campus que favoreçam as interações, além de outros locais onde possa acontecer a socialização, momentos para que os estudantes possam conversar sobre as suas dificuldades e frustações no curso.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43133A crescente transformação do Ensino Superior no Brasil trouxe concomitantemente o interesse e a relevância de conhecer e de compreender melhor as motivações, os significados e os sentidos que os estudantes universitários têm sobre si próprios e sobre a sua vida acadêmica. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar como os estudantes, entre o 6° e 10° período do curso de Pedagogia da UFRN, modalidade presencial, do campus Natal, desenvolveram seus percursos de socialização acadêmica na graduação e como construíram suas estratégias sociais para permanecerem e concluírem o curso. No primeiro momento da pesquisa, foram aplicados 90 questionários (cerca de 10% do total de matriculados no semestre de 2019.2), a fim de conhecermos os estudantes que compõem o curso de Pedagogia, além de compreender melhor acerca da socialização acadêmica. A partir da aplicação do questionário, foi possível selecionarmos seis estudantes que participariam da próxima etapa da pesquisa, a entrevista. Para a escolha dos entrevistados, utilizamos alguns critérios de seleção, como o tempo no curso e a percepção sobre a própria socialização acadêmica, a fim de conversamos e conhecermos melhor sobre as suas trajetórias no curso. Diante da análise dos questionários e das entrevistas, foi possível elaborarmos os quatro principais pontos da dissertação: o primeiro ponto diz respeito à socialização individual e à socialização gregária, considerando-as, respectivamente, como a forma de socialização com uma única pessoa e a segunda forma como uma socialização mais grupal, porém, ambas proporcionando apoio ao sujeito. O segundo ponto diz respeito às fases de vivência no Ensino Superior, sendo elas: tempo de euforia, tempo de mudança, tempo de desmotivação e tempo de confirmação. O terceiro ponto diz respeito ao nível de socialização acadêmica desses estudantes, podendo eles serem: bem socializados, mais ou menos socializados, ou pouco ou nada socializados. E, por fim, a satisfação com a própria socialização no meio ambiente da Universidade, podendo os estudantes estarem satisfeitos, pouco satisfeitos ou nada satisfeitos. Esses pontos revelam compreensões mais profundas sobre a vida dos estudantes no meio acadêmico, levando em consideração principalmente as formas e os níveis de socialização acadêmica. Uma das revelações sobre a socialização acadêmica e a vida estudantil é a de que os estudantes, não importando que eles se considerem pouco ou nada socializados, ainda assim percebiam que tinham pontos de apoio social para prosseguirem o seu caminho no curso. Além disso, outra revelação foi a diferença entre as trajetórias dos discentes considerados com uma socialização mais intensa e as trajetórias dos estudantes com uma socialização menos intensa, ficando evidente que os estudantes bem socializados se sentiam mais confortáveis na vida acadêmica, enquanto o segundo grupo foi marcado por diversos acontecimentos considerados por eles como momentos difíceis, dentro e fora da Universidade, que os levaram, inclusive, a pensar na desistência do curso. Compreendeu-se, por fim, que a socialização dos estudantes do curso de Pedagogia ocorre de diversas maneiras e intensidades, sendo preciso considerar igualmente a importância dos espaços de convivência no campus que favoreçam as interações, além de outros locais onde possa acontecer a socialização, momentos para que os estudantes possam conversar sobre as suas dificuldades e frustações no curso.The growing transformation of Higher Education in Brazil has concomitantly brought the interest and the relevance of knowing and understanding better about the motivations, meanings, and senses that college students have of themselves and of their owner academic life. In this perspective, the present study aims to investigate how university students, between the 6th and 10th period of the Pedagogy formation at UFRN, in presential modality, at Natal campus, developed their academic socialization pathways in graduation and how they built their social strategies to stay in and accomplish the course. The locus of the research is UFRN, with undergraduate students of the Pedagogy course. In the first moment of the research, 90 questionnaires were applied (about 10% of the total number of students with active enrollment in the semester of 2019.2), to know the students who compose the Pedagogy formation, besides better understanding about academic socialization. From the application of the questionnaire, it was possible to select six students who would participate in the next stage of the research, the interview. To choose the interviewees, we used some selection criteria, such as the length in the course and the perception about their owner academic socialization, to talk to them and get to know better about their trajectories in the course. Based on the analysis of the questionnaires and interviews, it was possible to elaborate the four main points of the dissertation: the first point concerns the individual socialization and the gregarious socialization, considering them, respectively, as the form of socialization with a single person and the second form as a more group socialization, however, both providing support to the subject. The second point concerns the phases of experience in Higher Education, which are: time of euphoria, time of change, time of demotivation and time of confirmation. The third point concerns the level of academic socialization of these students, which can be: well socialized, nearly socialized, or not socialized at all. And, finally, the satisfaction with their socialization in the University environment, where the students can be satisfied, not very satisfied, or not satisfied at all. These points reveal deeper understandings about students' lives in academia, taking into consideration primarily the forms and levels of academic socialization. One of the revelations about academic socialization and student life is that students, no matter how little or no socialized they considers their selves, still they percepts they has had social support points to pursue their pathway in the course. Moreover, another revelation was the difference between the trajectories of the students considered to have more intense socialization and the trajectories of the students with less intense socialization, making it evident that the well-socialized students felt more comfortable in academic life, while the second group was marked by several events considered by them as difficult moments, inside and outside the University, which even led them to think about dropping out of the course. It was understood, finally, that the socialization of the Pedagogy course students occurs in several ways and intensities, and it is also necessary to consider the importance of living spaces on campus that favor interactions, besides other places where socialization can happen, moments for students to talk about their difficulties and frustrations in the course.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilSocialização acadêmicaEnsino superiorVida estudantilSociologia da educaçãoAdaptação no ensino superiorA socialização acadêmica e o seu impacto na vida estudantil: como os estudantes do curso de pedagogia se relacionam?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSocializacaoacademicaimpacto_Costa_2021.pdfapplication/pdf3231542https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43133/1/Socializacaoacademicaimpacto_Costa_2021.pdf53078ac6c20f50077b179c5578ce38ecMD51123456789/431332022-05-02 12:24:13.316oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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