Astrologia na publicidade: uma análise da campanha Beats Zodiac

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Gabriela Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48617
Resumo: Encontramos os Signos do Zodíaco em suas aplicações mais conhecidas ocidentalmente no horóscopo, muito utilizados em revistas, sites, blogs e até mesmo programas de TV. Diante do tema e seu crescimento para além das mídias na publicidade, se fez necessário um estudo mais aprofundado sobre a introdução do que pode ser uma representação mais concisa dessa pauta. Para isso, foram analisados filmes da campanha da Skol Beats: Beat Zodiac (2020) distribuídos em suas redes sociais a fim de entender melhor como a astrologia ocidental está presente na nossa cultura e como ela é apresentada pela publicidade. Este estudo objetivou de forma geral analisar a tematização da astrologia na campanha da Beats Zodiac, bem como especificamente contextualizar o debate sobre astrologia a partir de um ponto de vista ocidental, apresentar a campanha e sistematizar a maneira com que as representações dos signos são apresentados e introduzidos na campanha. A astrologia aparece, neste ponto, como uma linguagem de um objeto cultural. Para isso tem-se como base teórica para os conceitos desenvolvidos, a perspectiva dos Estudos Culturais, em específico, a representação por Hall (2016) e Morin (1997) filiadas às orientações propostas pela pesquisa do tipo exploratória (GIL, 2008), uma vez que se trata de um objeto pouco estudado. Agrega-se a análise de conteúdo por Corrêa dentro das análises de Duarte e Barros (2005) e a publicidade em si e o seu funcionamento enquanto linguagem (SANT’ANNA, 2002; SANTOS, 2005; CARRASCOZA, 2012). No decorrer do trabalho também realizamos uma breve incursão nos debates conceituais sobre astrologia a partir do antropólogo Vilhena (1990). Os resultados obtidos mostram uma carência quanto a estudos ligados à comunicação e ao tema astrologia bem como o quanto ela está introduzida não só na publicidade, mas em um contexto cultural.
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Para isso, foram analisados filmes da campanha da Skol Beats: Beat Zodiac (2020) distribuídos em suas redes sociais a fim de entender melhor como a astrologia ocidental está presente na nossa cultura e como ela é apresentada pela publicidade. Este estudo objetivou de forma geral analisar a tematização da astrologia na campanha da Beats Zodiac, bem como especificamente contextualizar o debate sobre astrologia a partir de um ponto de vista ocidental, apresentar a campanha e sistematizar a maneira com que as representações dos signos são apresentados e introduzidos na campanha. A astrologia aparece, neste ponto, como uma linguagem de um objeto cultural. Para isso tem-se como base teórica para os conceitos desenvolvidos, a perspectiva dos Estudos Culturais, em específico, a representação por Hall (2016) e Morin (1997) filiadas às orientações propostas pela pesquisa do tipo exploratória (GIL, 2008), uma vez que se trata de um objeto pouco estudado. Agrega-se a análise de conteúdo por Corrêa dentro das análises de Duarte e Barros (2005) e a publicidade em si e o seu funcionamento enquanto linguagem (SANT’ANNA, 2002; SANTOS, 2005; CARRASCOZA, 2012). No decorrer do trabalho também realizamos uma breve incursão nos debates conceituais sobre astrologia a partir do antropólogo Vilhena (1990). Os resultados obtidos mostram uma carência quanto a estudos ligados à comunicação e ao tema astrologia bem como o quanto ela está introduzida não só na publicidade, mas em um contexto cultural.We find the Zodiac Signs in their most known applications in the western horoscope, widely used in magazines, websites, blogs and even TV shows. In view of the theme and its growth beyond the media in advertising, a more in-depth study was made on the introduction of what can be a more concise representation of this theme. For this, films from the Skol Beats: Beats Zodiac (2020) campaign distributed on their social networks were analyzed in order to better understand how Western astrology is present in our culture and how it is presented by advertising. This study aimed, in general, to analyze the thematization of astrology in the Beats Zodiac campaign, as well as to specifically contextualize the debate on astrology from a Western point of view, present the campaign and systematize the way in which the representations of the Zodiac Signs are presented and introduced in the campaign. Astrology appears, at this point, as a language of a cultural object. For this, the theoretical basis for the concepts developed is the perspective of Cultural Studies, in particular, the representation by Hall (2016) and Morin (1997) affiliated with the guidelines proposed by the exploratory type research (GIL, 2008), since it is a little studied object. The content analysis by Corrêa is added within the analysis of Duarte and Barros (2005) and advertising itself and its functioning as a language (SANT’ANNA, 2002. SANTOS, 2005 and CARRASCOZA, 2012). In the course of the work, we also made a brief incursion into the conceptual debates of astrology from the anthropologist Vilhena (1990). The results obtained show a lack of studies related to communication and astrology, as well as how much it is introduced not only in advertising, but in a cultural context.Universidade Federal do Rio Grande do NorteGraduação em Comunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAstrologiaAstrologyRepresentaçãoRepresentationCulturaCulturePublicidadeBeats ZodiacBeats ZodiacAdvertisingAstrologia na publicidade: uma análise da campanha Beats ZodiacAstrology in advertising: an analysis of the Beats Zodiac campaigninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48617/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALAstrologiaPublicidade_Bastos_2022.pdfAstrologiaPublicidade_Bastos_2022.pdfapplication/pdf55428358https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48617/1/AstrologiaPublicidade_Bastos_2022.pdf23f8eca7f773e167f08ee3995eda26adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48617/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/486172023-01-12 17:03:00.821oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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