Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Nathália Lara Fagundes Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35297
Resumo: Tendo em vista a lacuna entre teoria e prática quando falamos de modelos de planejamento estratégico convencionais e startups, este trabalho tem por objetivo propor a utilização do Balanced Scorecard associado a metodologia Objectives and Key Results, e a aplicação da ferramenta Life Cycle Canvas no planejamento estratégico de startups SaaS em fase de Crescimento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no Paytour, startup que se enquadra no perfil da grande maioria das startups brasileiras. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada junto aos colaboradores e observação, sustentando-se na pesquisa bibliográfica. Foi realizada a revisão das diretrizes organizacionais, a análise ambiental e também a criação dos objetivos estratégicos e resultados chaves. Além disso, foi elaborada a Tela de Iniciação de um dos projetos estratégicos, para que o LCC fosse difundido na organização. Entre os resultados obtidos estão: a criação e revisão contínua dos objetivos, a gestão de mudanças e de riscos, o engajamento das equipes, o controle por meio de indicadores mensuráveis, e a gestão dos recursos. Percebe-se que o modelo de planejamento estratégico proposto atende às necessidas das startups, e espera-se que esse trabalho faça o Paytour obter ainda mais os benefícios esperados de um planejamento estratégico, e que possa servir de exemplo para uso em outras startups.
id UFRN_63366a8cac36c935a977a3399019472e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35297
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Camilo, Nathália Lara Fagundes SouzaAraújo, Afrânio Galdino dePignataro, ThelmaGurgel, Iris Linhares PimentaAraújo, Afrânio Galdino de2021-08-24T19:46:17Z2021-09-20T15:05:23Z2021-08-24T19:46:17Z2021-09-20T15:05:23Z20212016038700CAMILO, Nathália Lara Fagundes Souza. Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35297Tendo em vista a lacuna entre teoria e prática quando falamos de modelos de planejamento estratégico convencionais e startups, este trabalho tem por objetivo propor a utilização do Balanced Scorecard associado a metodologia Objectives and Key Results, e a aplicação da ferramenta Life Cycle Canvas no planejamento estratégico de startups SaaS em fase de Crescimento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no Paytour, startup que se enquadra no perfil da grande maioria das startups brasileiras. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada junto aos colaboradores e observação, sustentando-se na pesquisa bibliográfica. Foi realizada a revisão das diretrizes organizacionais, a análise ambiental e também a criação dos objetivos estratégicos e resultados chaves. Além disso, foi elaborada a Tela de Iniciação de um dos projetos estratégicos, para que o LCC fosse difundido na organização. Entre os resultados obtidos estão: a criação e revisão contínua dos objetivos, a gestão de mudanças e de riscos, o engajamento das equipes, o controle por meio de indicadores mensuráveis, e a gestão dos recursos. Percebe-se que o modelo de planejamento estratégico proposto atende às necessidas das startups, e espera-se que esse trabalho faça o Paytour obter ainda mais os benefícios esperados de um planejamento estratégico, e que possa servir de exemplo para uso em outras startups.Bearing in mind the gap between theory and practice when we talk about conventional strategic planning models and startups, this work aims to propose the use of the Balanced Scorecard associated with the Objectives and Key Results methodology, and the application of the Life Cycle Canvas tool in strategic planning of SaaS startups in the Growth phase. To this end, a case study was carried out at Paytour, a startup that fits the profile of the vast majority of Brazilian startups. Data collection was carried out through semi-structured interviews with employees and observation, based on bibliographic research. The organizational guidelines were reviewed, the environmental analysis was carried out and the strategic objectives and key results were created. In addition, the Initiation Screen of one of the strategic projects was prepared, so that the LCC could be disseminated in the organization. Among the results obtained are: the creation and continuous review of objectives, the management of changes and risks, the engagement of teams, control by means of measurable indicators, and the management of resources. It is noticed that the proposed strategic planning model meets the needs of startups, and it is expected that this work will make Paytour obtain even more the expected benefits of strategic planning, and that it can serve as an example for use in other startups.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPlanejamento estratégicoLife Cycle Canvas (LCC)Balanced Scorecard (BSC)Objectives and Key Results (OKR)Estudo de casoStartupsPlanejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytourinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPlanejamentoEstrategico_Camilo_2021.pdfPlanejamentoEstrategico_Camilo_2021application/pdf1360314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35297/1/PlanejamentoEstrategico_Camilo_2021.pdf175a1824cde6d8479fd5f21e43516102MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35297/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35297/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/352972023-03-05 10:09:25.967oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-05T13:09:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
title Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
spellingShingle Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
Camilo, Nathália Lara Fagundes Souza
Planejamento estratégico
Life Cycle Canvas (LCC)
Balanced Scorecard (BSC)
Objectives and Key Results (OKR)
Estudo de caso
Startups
title_short Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
title_full Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
title_fullStr Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
title_full_unstemmed Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
title_sort Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
author Camilo, Nathália Lara Fagundes Souza
author_facet Camilo, Nathália Lara Fagundes Souza
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Gurgel, Iris Linhares Pimenta
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Nathália Lara Fagundes Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
contributor_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Life Cycle Canvas (LCC)
Balanced Scorecard (BSC)
Objectives and Key Results (OKR)
Estudo de caso
Startups
topic Planejamento estratégico
Life Cycle Canvas (LCC)
Balanced Scorecard (BSC)
Objectives and Key Results (OKR)
Estudo de caso
Startups
description Tendo em vista a lacuna entre teoria e prática quando falamos de modelos de planejamento estratégico convencionais e startups, este trabalho tem por objetivo propor a utilização do Balanced Scorecard associado a metodologia Objectives and Key Results, e a aplicação da ferramenta Life Cycle Canvas no planejamento estratégico de startups SaaS em fase de Crescimento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no Paytour, startup que se enquadra no perfil da grande maioria das startups brasileiras. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada junto aos colaboradores e observação, sustentando-se na pesquisa bibliográfica. Foi realizada a revisão das diretrizes organizacionais, a análise ambiental e também a criação dos objetivos estratégicos e resultados chaves. Além disso, foi elaborada a Tela de Iniciação de um dos projetos estratégicos, para que o LCC fosse difundido na organização. Entre os resultados obtidos estão: a criação e revisão contínua dos objetivos, a gestão de mudanças e de riscos, o engajamento das equipes, o controle por meio de indicadores mensuráveis, e a gestão dos recursos. Percebe-se que o modelo de planejamento estratégico proposto atende às necessidas das startups, e espera-se que esse trabalho faça o Paytour obter ainda mais os benefícios esperados de um planejamento estratégico, e que possa servir de exemplo para uso em outras startups.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T19:46:17Z
2021-09-20T15:05:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-24T19:46:17Z
2021-09-20T15:05:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016038700
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMILO, Nathália Lara Fagundes Souza. Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35297
identifier_str_mv 2016038700
CAMILO, Nathália Lara Fagundes Souza. Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35297/1/PlanejamentoEstrategico_Camilo_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35297/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35297/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 175a1824cde6d8479fd5f21e43516102
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117816323670016