A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Rodrigues da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20747
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa, no Brasil, ainda necessita de grandes avanços quanto ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem um bom desempenho dos alunos do ensino fundamental na leitura e na escrita. Pensando nisso, este trabalho surgiu na tentativa de ampliar os estudos sobre os desvios motivados pela variação linguística dos alunos ou por desconhecimento das normas gramaticais que tanto incidem em suas produções escrita. O objetivo é avaliar a presença destes desvios nos gêneros textuais produzidos por alunos do 6º ano da Escola Municipal Manoel Catarino Filho. Visa, ainda, aprimorar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos nos mais diversos ambientes de circulação de determinados gêneros discursivos e, consequentemente, à formação de leitores e escritores atuantes. A fim de melhor compreender como se dá este processo, o texto parte da concepção sociodiscursiva de gênero, tendo como embasamento teórico os estudos de Bakhtin (1992) e Marcuschi (2002) acerca deste, bem como a concepção retórica de Aristóteles e Platão. A pesquisa ainda se apoia no que diz os PCN, com relação ao ensino de Língua Portuguesa, nos trabalhos de Callou (2007), Neves (2003), Faraco (2002), Franchi (2006) e Cagliari (2005) sobre o ensino de gramática, variação linguística e também sobre os estudos da sociolinguística. Acerca da fonética e fonologia, buscamos as pesquisas de Oliveira (1990), Seara (2009) e Hora (2009). Para compor o corpus da pesquisa e como forma de estimular a prática de escrita dos alunos e a reflexão crítica sobre a língua, propomos atividades de produção textual de gêneros discursivos diferenciados para analisarmos os desvios apresentados. Este trabalho verificou que houve uma taxa de ocorrência de desvios motivados pela variação maior do que os desvios motivados pelo desconhecimento da norma gramatical. A conclusão a que chegamos comprovou que a oralidade apresenta uma grande influência sobre a produção escrita dos alunos, a qual foi bastante refletida nestas. Por fim, propomos algumas atividades que visam minimizar a ocorrência dos referidos desvios nas produções escritas dos alunos.
id UFRN_63a7600cfff39c93d92c0c78c03eb009
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20747
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Fernando Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/2219872271669275http://lattes.cnpq.br/8599075451316548Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7241411335114630Medeiros, Maria Assunção Silva2016-06-20T21:49:12Z2016-06-20T21:49:12Z2015-08-07SILVA, Fernando Rodrigues da. A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20747O ensino de Língua Portuguesa, no Brasil, ainda necessita de grandes avanços quanto ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem um bom desempenho dos alunos do ensino fundamental na leitura e na escrita. Pensando nisso, este trabalho surgiu na tentativa de ampliar os estudos sobre os desvios motivados pela variação linguística dos alunos ou por desconhecimento das normas gramaticais que tanto incidem em suas produções escrita. O objetivo é avaliar a presença destes desvios nos gêneros textuais produzidos por alunos do 6º ano da Escola Municipal Manoel Catarino Filho. Visa, ainda, aprimorar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos nos mais diversos ambientes de circulação de determinados gêneros discursivos e, consequentemente, à formação de leitores e escritores atuantes. A fim de melhor compreender como se dá este processo, o texto parte da concepção sociodiscursiva de gênero, tendo como embasamento teórico os estudos de Bakhtin (1992) e Marcuschi (2002) acerca deste, bem como a concepção retórica de Aristóteles e Platão. A pesquisa ainda se apoia no que diz os PCN, com relação ao ensino de Língua Portuguesa, nos trabalhos de Callou (2007), Neves (2003), Faraco (2002), Franchi (2006) e Cagliari (2005) sobre o ensino de gramática, variação linguística e também sobre os estudos da sociolinguística. Acerca da fonética e fonologia, buscamos as pesquisas de Oliveira (1990), Seara (2009) e Hora (2009). Para compor o corpus da pesquisa e como forma de estimular a prática de escrita dos alunos e a reflexão crítica sobre a língua, propomos atividades de produção textual de gêneros discursivos diferenciados para analisarmos os desvios apresentados. Este trabalho verificou que houve uma taxa de ocorrência de desvios motivados pela variação maior do que os desvios motivados pelo desconhecimento da norma gramatical. A conclusão a que chegamos comprovou que a oralidade apresenta uma grande influência sobre a produção escrita dos alunos, a qual foi bastante refletida nestas. Por fim, propomos algumas atividades que visam minimizar a ocorrência dos referidos desvios nas produções escritas dos alunos.Why students of 6th year still present oral marks in written? To answer this question our paper presents what they are and how writing and grammatical deviations occur and emerged in an attempt to expand on these studies. The same objective to evaluate the presence of these deviations in genres produced by students of the 6th year of the Municipal School Manoel Catarino Filho and check if there are more variation deviations or grammatical deviations. It also aims to improve the linguistic and discursive ability of students in various traffic environments of certain genres and consequently the formation of active readers and writers. In order to better understand how this process occurs, the text starts of the socio discursive conception of gender, with the theoretical background studies of Bakhtin (1992) and Marcuschi (2002) about this conception and the rhetoric conception of Aristoteles and Platão. The text underlies even the works of Callou (2007), Neves (2003), Faraco (2002), Franchi (2006) and Cagliari (2005) on the Grammar School, linguistic variation as also on the sociolinguistic parameters as well in research on the phonetics and phonology of Oliveira e Nascimento (1990), Seara (2009), Hora (2009) and in the PCN. To compose the corpus of this study we collected 23 texts produced by students to serve as a data source for analysis of the presented deviations by quantitative and qualitative research method, in which categorize the deviations found in two groups: oral and linguistic variation deviations and writing and grammar deviations. The results showed that there was a rate of occurrence of oral and variation deviations greater of writing and grammar deviations. We concluded that the orality has a great influence on the written production of students. Finally, we propose some activities aimed at minimizing the occurrence of deviations in written productions of the students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NorteMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)UFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASGêneros discursivosDesvios de escritaDesvios gramaticaisVariação linguísticaA escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdfFernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf4008262https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20747/1/FernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdfd410e6f14c35376f48367062f5d43c9bMD51TEXTFernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.txtFernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain204206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20747/6/FernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.txt0b16d9f3993136153371cdeee31c5d8aMD56THUMBNAILFernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20747/7/FernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg77e64c9d16daf4a1e609774fcf71dd00MD57123456789/207472017-11-04 04:17:28.308oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T07:17:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
spellingShingle A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
Silva, Fernando Rodrigues da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Gêneros discursivos
Desvios de escrita
Desvios gramaticais
Variação linguística
title_short A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_full A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_fullStr A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_full_unstemmed A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_sort A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
author Silva, Fernando Rodrigues da
author_facet Silva, Fernando Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2219872271669275
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8599075451316548
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Maria Assunção Silva
contributor_str_mv Medeiros, Maria Assunção Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Gêneros discursivos
Desvios de escrita
Desvios gramaticais
Variação linguística
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Desvios de escrita
Desvios gramaticais
Variação linguística
description O ensino de Língua Portuguesa, no Brasil, ainda necessita de grandes avanços quanto ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem um bom desempenho dos alunos do ensino fundamental na leitura e na escrita. Pensando nisso, este trabalho surgiu na tentativa de ampliar os estudos sobre os desvios motivados pela variação linguística dos alunos ou por desconhecimento das normas gramaticais que tanto incidem em suas produções escrita. O objetivo é avaliar a presença destes desvios nos gêneros textuais produzidos por alunos do 6º ano da Escola Municipal Manoel Catarino Filho. Visa, ainda, aprimorar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos nos mais diversos ambientes de circulação de determinados gêneros discursivos e, consequentemente, à formação de leitores e escritores atuantes. A fim de melhor compreender como se dá este processo, o texto parte da concepção sociodiscursiva de gênero, tendo como embasamento teórico os estudos de Bakhtin (1992) e Marcuschi (2002) acerca deste, bem como a concepção retórica de Aristóteles e Platão. A pesquisa ainda se apoia no que diz os PCN, com relação ao ensino de Língua Portuguesa, nos trabalhos de Callou (2007), Neves (2003), Faraco (2002), Franchi (2006) e Cagliari (2005) sobre o ensino de gramática, variação linguística e também sobre os estudos da sociolinguística. Acerca da fonética e fonologia, buscamos as pesquisas de Oliveira (1990), Seara (2009) e Hora (2009). Para compor o corpus da pesquisa e como forma de estimular a prática de escrita dos alunos e a reflexão crítica sobre a língua, propomos atividades de produção textual de gêneros discursivos diferenciados para analisarmos os desvios apresentados. Este trabalho verificou que houve uma taxa de ocorrência de desvios motivados pela variação maior do que os desvios motivados pelo desconhecimento da norma gramatical. A conclusão a que chegamos comprovou que a oralidade apresenta uma grande influência sobre a produção escrita dos alunos, a qual foi bastante refletida nestas. Por fim, propomos algumas atividades que visam minimizar a ocorrência dos referidos desvios nas produções escritas dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-20T21:49:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-20T21:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Fernando Rodrigues da. A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20747
identifier_str_mv SILVA, Fernando Rodrigues da. A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20747/1/FernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20747/6/FernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20747/7/FernandoRodriguesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d410e6f14c35376f48367062f5d43c9b
0b16d9f3993136153371cdeee31c5d8a
77e64c9d16daf4a1e609774fcf71dd00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833068820660224