Oralidade e texto escrito no sétimo ano do ensino fundamental: desvios de ortografia e propostas de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Soraya Mattos Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1026
Resumo: Este trabalho de pesquisa-ação objetivou (i) identificar e analisar desvios de ortografia apresentados pelos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberaba, MG; e (ii) propor um Caderno de Atividades, elaborado a partir dos resultados das análises dos desvios de ortografia encontrados nos textos dos alunos. Sendo assim, elaboramos e aplicamos atividades reflexivas com finalidade de oferecer subsídios para o trabalho do professor de Língua Portuguesa em sala de aula e diminuir desvios de ortografia em textos escritos por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II. O embasamento teórico focalizou, principalmente, o campo da Sociolinguística Educacional Bortoni-Ricardo (2004), Coelho et al. (2018) e a tipificação dos desvios de ortografia propostos por Bortoni-Ricardo (2005), Gomes (2012) e Cagliari (1989) e as considerações sobre o continuum entre fala e escrita assumido e defendido por Marcuschi (2010). Também realizamos a análise do livro didático utilizado no sétimo ano em relação às questões de ortografia e à variação linguística. Para a coleta dos dados (desvios de ortografia dos alunos), foi aplicada uma proposta de produção textual e um questionário socioeconômico aos alunos participantes. Os desvios ortográficos encontrados foram separados em dois grupos, sendo (Tipo I) relacionado ao sistema de convenção de escrita e (Tipo II) decorrente da influência da oralidade na escrita. O levantamento dos desvios de ortografia revelou que os alunos recorrem à oralidade para elaborar suas hipóteses de escrita (desvios do tipo II) revelando a sua variação linguística por meio de processos fonológicos, representados na escrita, como a monotongação, alçamento e apagamento do /r/ dos infinitivos. Desvio ortográfico relacionado à representação do fonema /s/ também foi um dos casos frequentes dentro do tipo I. Após a diagnose, como proposta de intervenção, elaboramos um Caderno de Atividades com atividades reflexivas e aplicamos em duas turmas de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II. Ao término da aplicação, ao elaborar seus textos, os alunos ficaram mais atentos a questões relacionadas à ortografia e a possíveis transposições do texto oral para a escrita.
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spelling Oralidade e texto escrito no sétimo ano do ensino fundamental: desvios de ortografia e propostas de intervençãoEnsino.Desvios de ortografia.Escrita.Variação linguística.Oralidade.Teaching.Orthographic deviation.Writing.Linguistic variation.Orality.Linguística, Letras e ArtesEste trabalho de pesquisa-ação objetivou (i) identificar e analisar desvios de ortografia apresentados pelos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberaba, MG; e (ii) propor um Caderno de Atividades, elaborado a partir dos resultados das análises dos desvios de ortografia encontrados nos textos dos alunos. Sendo assim, elaboramos e aplicamos atividades reflexivas com finalidade de oferecer subsídios para o trabalho do professor de Língua Portuguesa em sala de aula e diminuir desvios de ortografia em textos escritos por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II. O embasamento teórico focalizou, principalmente, o campo da Sociolinguística Educacional Bortoni-Ricardo (2004), Coelho et al. (2018) e a tipificação dos desvios de ortografia propostos por Bortoni-Ricardo (2005), Gomes (2012) e Cagliari (1989) e as considerações sobre o continuum entre fala e escrita assumido e defendido por Marcuschi (2010). Também realizamos a análise do livro didático utilizado no sétimo ano em relação às questões de ortografia e à variação linguística. Para a coleta dos dados (desvios de ortografia dos alunos), foi aplicada uma proposta de produção textual e um questionário socioeconômico aos alunos participantes. Os desvios ortográficos encontrados foram separados em dois grupos, sendo (Tipo I) relacionado ao sistema de convenção de escrita e (Tipo II) decorrente da influência da oralidade na escrita. O levantamento dos desvios de ortografia revelou que os alunos recorrem à oralidade para elaborar suas hipóteses de escrita (desvios do tipo II) revelando a sua variação linguística por meio de processos fonológicos, representados na escrita, como a monotongação, alçamento e apagamento do /r/ dos infinitivos. Desvio ortográfico relacionado à representação do fonema /s/ também foi um dos casos frequentes dentro do tipo I. Após a diagnose, como proposta de intervenção, elaboramos um Caderno de Atividades com atividades reflexivas e aplicamos em duas turmas de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II. Ao término da aplicação, ao elaborar seus textos, os alunos ficaram mais atentos a questões relacionadas à ortografia e a possíveis transposições do texto oral para a escrita.This action research work aimed (i) to identify and analyze orthographic deviations presented by seventh grade middle school students from a municipal school in Uberaba, MG and (ii) to propose an Activity Book, created from the results of the orthographic deviation analyses of the students’ texts. Thus, we created and applied reflexive activities in order to offer assistance to the Portuguese Language teacher inside the classroom and to reduce orthographic deviations in texts written by seventh grade middle school students. The theoretical basis focused mainly on the field of Educational Sociolinguistics Bortoni-Ricardo (2004), Coelho et al. (2018) and the typification of the orthographic deviations proposed by Bortoni-Ricardo (2005), Gomes (2012) e Cagliari (1989) and the considerations on the continuum between speech and writing undertaken and defended by Marcuschi (2010). We also carried out an analysis of the textbook used in the seventh year in relation to orthographic issues and linguistic variation. For the data collection (the students’ orthographic deviations), a text production proposal and a socioeconomic questionnaire were given to the participating students. The orthographic deviations found were separated into two groups, those being (Type I) related to the conventional writing system and (Type II) due to the influence of orality on writing. The survey of the orthographic deviations revealed that the students resort to orality to draft their writing hypotheses (Type II deviations), revealing their linguistic variation through phonological processes, represented in writing, such as monophthongization, elevation and deletion of the /r/ of the infinitives. Orthographic deviation related to the representation of the phoneme /s/ was also one of the frequent type I cases. After the diagnosis, as an intervention proposal, we created an Activity Book with reflective activities and applied it to two seventh grade middle school classes. At the end of this application, when drafting their texts, the students were more attentive to spelling related issues and to possible transpositions from oral to written text.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalBARBOSA, Juliana Bertucci28653148809http://lattes.cnpq.br/2428313303884670NUNES, Soraya Mattos Oliveira2021-04-14T19:27:29Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfNUNES, Soraya Mattos Oliveira. Oralidade e texto escrito no sétimo ano do ensino fundamental: desvios de ortografia e propostas de intervenção. 2020. 252f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1026porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2021-04-15T04:00:57Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/1026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2021-04-15T04:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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