Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Elizama das Chagas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18036
Resumo: In development of Synthetic Agents for Education, the doubt still resides about what would be a behavior that could be considered, in fact, plausible for this agent's type, which can be considered as effective on the transmission of the knowledge by the agent and the function of emotions this process. The purpose of this labor has an investigative nature in an attempt to discover what aspects are important for this behavior consistent and practical development of a chatterbot with the function of virtual tutor, within the context of learning algorithms. In this study, we explained the agents' basics, Intelligent Tutoring Systems, bots, chatterbots and how these systems need to provide credibility to report on their behavior. Models of emotions, personality and humor to computational agents are also covered, as well as previous studies by other researchers at the area. After that, the prototype is detailed, the research conducted, a summary of results achieved, the architectural model of the system, vision of computing and macro view of the features implemented.
id UFRN_643d0eeeb0d4d6d5da5c60bd6038ed02
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18036
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lemos, Elizama das Chagashttp://lattes.cnpq.br/6267112166781954http://lattes.cnpq.br/7154508093406987Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913Carvalho, Bruno Motta dehttp://lattes.cnpq.br/0330924133337698Henrique, Ana Lúcia Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211Campos, André Mauricio Cunha2014-12-17T15:47:59Z2012-03-192014-12-17T15:47:59Z2011-05-31LEMOS, Elizama das Chagas. Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18036In development of Synthetic Agents for Education, the doubt still resides about what would be a behavior that could be considered, in fact, plausible for this agent's type, which can be considered as effective on the transmission of the knowledge by the agent and the function of emotions this process. The purpose of this labor has an investigative nature in an attempt to discover what aspects are important for this behavior consistent and practical development of a chatterbot with the function of virtual tutor, within the context of learning algorithms. In this study, we explained the agents' basics, Intelligent Tutoring Systems, bots, chatterbots and how these systems need to provide credibility to report on their behavior. Models of emotions, personality and humor to computational agents are also covered, as well as previous studies by other researchers at the area. After that, the prototype is detailed, the research conducted, a summary of results achieved, the architectural model of the system, vision of computing and macro view of the features implemented.No desenvolvimento de Agentes Sintéticos Educacionais, ainda reside a dúvida sobre o que seria um comportamento que possa ser considerado, de fato, plausível para esse tipo de agente, qual forma pode ser considerada eficaz na transmissão do conhecimento pelo agente e qual o papel das emoções nesse processo. A proposta desse trabalho tem um cunho investigativo na tentativa de descobrir quais aspectos são importantes para esse comportamento coerente e prático no desenvolvimento de um chatterbot com o papel de tutor virtual, inserido no contexto de ensino de algoritmos. Neste estudo, são explanados os conceitos básicos de agentes, Sistemas Tutores Inteligentes, bots, chatterbots e como esses sistemas precisam se apresentar para transmitir credibilidade no seu comportamento. Modelos de emoções, personalidade e humor para agentes computacionais também são abordados, bem como estudos já realizados na área por outros pesquisadores. Após isso, é detalhado o protótipo desenvolvido, as pesquisas realizadas, síntese dos resultados alcançados, o modelo arquitetural do sistema, visão do ambiente computacional e visão macro das funcionalidades implementadas.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoUFRNBRCiência da ComputaçãoAgentes sintéticosSistemas tutores inteligentesEmoçõesAlgoritmos.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAODesenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElizamaCL_DISSERT.pdfapplication/pdf2492440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18036/1/ElizamaCL_DISSERT.pdff1ce600c75a6e4f443532ee39fe5df1fMD51TEXTElizamaCL_DISSERT.pdf.txtElizamaCL_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain138273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18036/6/ElizamaCL_DISSERT.pdf.txtcc18f0753df980016ad64f8bfa4af569MD56THUMBNAILElizamaCL_DISSERT.pdf.jpgElizamaCL_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2718https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18036/7/ElizamaCL_DISSERT.pdf.jpg25c01dfaafdff65e3c77f549f0374bb2MD57123456789/180362017-11-04 10:12:22.587oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T13:12:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
title Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
spellingShingle Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
Lemos, Elizama das Chagas
Agentes sintéticos
Sistemas tutores inteligentes
Emoções
Algoritmos.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
title_full Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
title_fullStr Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
title_sort Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
author Lemos, Elizama das Chagas
author_facet Lemos, Elizama das Chagas
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6267112166781954
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7154508093406987
dc.contributor.advisor-co1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Bruno Motta de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0330924133337698
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Henrique, Ana Lúcia Sarmento
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0475297305451211
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Elizama das Chagas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8670475877813913
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, André Mauricio Cunha
contributor_str_mv Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros
Campos, André Mauricio Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes sintéticos
Sistemas tutores inteligentes
Emoções
Algoritmos.
topic Agentes sintéticos
Sistemas tutores inteligentes
Emoções
Algoritmos.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description In development of Synthetic Agents for Education, the doubt still resides about what would be a behavior that could be considered, in fact, plausible for this agent's type, which can be considered as effective on the transmission of the knowledge by the agent and the function of emotions this process. The purpose of this labor has an investigative nature in an attempt to discover what aspects are important for this behavior consistent and practical development of a chatterbot with the function of virtual tutor, within the context of learning algorithms. In this study, we explained the agents' basics, Intelligent Tutoring Systems, bots, chatterbots and how these systems need to provide credibility to report on their behavior. Models of emotions, personality and humor to computational agents are also covered, as well as previous studies by other researchers at the area. After that, the prototype is detailed, the research conducted, a summary of results achieved, the architectural model of the system, vision of computing and macro view of the features implemented.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-31
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-19
2014-12-17T15:47:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:47:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMOS, Elizama das Chagas. Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18036
identifier_str_mv LEMOS, Elizama das Chagas. Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciência da Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18036/1/ElizamaCL_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18036/6/ElizamaCL_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18036/7/ElizamaCL_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1ce600c75a6e4f443532ee39fe5df1f
cc18f0753df980016ad64f8bfa4af569
25c01dfaafdff65e3c77f549f0374bb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117561111805952