Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407 |
Resumo: | A gestão de pessoas é considerada bastante complexa por tratar diversas particularidades do ser humano que envolve todas as ambições, sentimentos e individualidades de cada pessoa. Em um ambiente de trabalho é normal ocorrerem desentendimentos por divergência de pensamentos. Nesse sentido a gestão de pessoas se ramificou em um novo campo, que cada vez mais é difundido, que é o clima dentro das empresas. Dessa forma o presente trabalho tem o intuito de identificar a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis. Em relação á metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com a utilização de um questionário desenvolvido e aplicado pelo pesquisador com os colaboradores do comercial interno da Ale Sat Combustíveis. A pesquisa revela que os colaboradores concedem o clima organizacional como bom e que estão satisfeitos, motivados e acreditam na companhia, avaliando positivamente as políticas e práticas de gestão utilizadas pela empresa. Portanto, a pesquisa conclui que a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis é bom e que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o modelo de gestão. |
id |
UFRN_650fb83a2084bcb58158685e5f6049f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35407 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Magalhães, Igor Almeida de PáduaBrito, Max Leandro de Araújo2013-04-01T13:24:03Z2021-09-20T15:12:04Z2015-12-15T14:23:05Z2021-09-20T15:12:04Z2012MAGALHÃES, Igor Almeida de Pádua. Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407A gestão de pessoas é considerada bastante complexa por tratar diversas particularidades do ser humano que envolve todas as ambições, sentimentos e individualidades de cada pessoa. Em um ambiente de trabalho é normal ocorrerem desentendimentos por divergência de pensamentos. Nesse sentido a gestão de pessoas se ramificou em um novo campo, que cada vez mais é difundido, que é o clima dentro das empresas. Dessa forma o presente trabalho tem o intuito de identificar a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis. Em relação á metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com a utilização de um questionário desenvolvido e aplicado pelo pesquisador com os colaboradores do comercial interno da Ale Sat Combustíveis. A pesquisa revela que os colaboradores concedem o clima organizacional como bom e que estão satisfeitos, motivados e acreditam na companhia, avaliando positivamente as políticas e práticas de gestão utilizadas pela empresa. Portanto, a pesquisa conclui que a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis é bom e que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o modelo de gestão.porAdministraçãorestrict access (2 Years)info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoClima OrganizacionalGestão de PessoasSatisfaçãoPercepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdfapplication/pdf872398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/1/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf5c7da0713b331e7a4d736a9704f6e34eMD51TEXTPercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain130860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/2/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf.txt7db903314a767b3b3d77da4ffbcd39d8MD52LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/3/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD53123456789/354072021-09-20 12:12:04.692oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:12:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
title |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
spellingShingle |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis Magalhães, Igor Almeida de Pádua Clima Organizacional Gestão de Pessoas Satisfação Administração |
title_short |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
title_full |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
title_fullStr |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
title_full_unstemmed |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
title_sort |
Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis |
author |
Magalhães, Igor Almeida de Pádua |
author_facet |
Magalhães, Igor Almeida de Pádua |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Igor Almeida de Pádua |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
contributor_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima Organizacional Gestão de Pessoas Satisfação |
topic |
Clima Organizacional Gestão de Pessoas Satisfação Administração |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
A gestão de pessoas é considerada bastante complexa por tratar diversas particularidades do ser humano que envolve todas as ambições, sentimentos e individualidades de cada pessoa. Em um ambiente de trabalho é normal ocorrerem desentendimentos por divergência de pensamentos. Nesse sentido a gestão de pessoas se ramificou em um novo campo, que cada vez mais é difundido, que é o clima dentro das empresas. Dessa forma o presente trabalho tem o intuito de identificar a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis. Em relação á metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com a utilização de um questionário desenvolvido e aplicado pelo pesquisador com os colaboradores do comercial interno da Ale Sat Combustíveis. A pesquisa revela que os colaboradores concedem o clima organizacional como bom e que estão satisfeitos, motivados e acreditam na companhia, avaliando positivamente as políticas e práticas de gestão utilizadas pela empresa. Portanto, a pesquisa conclui que a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis é bom e que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o modelo de gestão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-01T13:24:03Z 2021-09-20T15:12:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-15T14:23:05Z 2021-09-20T15:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Igor Almeida de Pádua. Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Igor Almeida de Pádua. Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
restrict access (2 Years) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
restrict access (2 Years) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/1/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/2/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c7da0713b331e7a4d736a9704f6e34e 7db903314a767b3b3d77da4ffbcd39d8 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117675079434240 |