Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Igor Almeida de Pádua
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407
Resumo: A gestão de pessoas é considerada bastante complexa por tratar diversas particularidades do ser humano que envolve todas as ambições, sentimentos e individualidades de cada pessoa. Em um ambiente de trabalho é normal ocorrerem desentendimentos por divergência de pensamentos. Nesse sentido a gestão de pessoas se ramificou em um novo campo, que cada vez mais é difundido, que é o clima dentro das empresas. Dessa forma o presente trabalho tem o intuito de identificar a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis. Em relação á metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com a utilização de um questionário desenvolvido e aplicado pelo pesquisador com os colaboradores do comercial interno da Ale Sat Combustíveis. A pesquisa revela que os colaboradores concedem o clima organizacional como bom e que estão satisfeitos, motivados e acreditam na companhia, avaliando positivamente as políticas e práticas de gestão utilizadas pela empresa. Portanto, a pesquisa conclui que a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis é bom e que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o modelo de gestão.
id UFRN_650fb83a2084bcb58158685e5f6049f5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35407
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Magalhães, Igor Almeida de PáduaBrito, Max Leandro de Araújo2013-04-01T13:24:03Z2021-09-20T15:12:04Z2015-12-15T14:23:05Z2021-09-20T15:12:04Z2012MAGALHÃES, Igor Almeida de Pádua. Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407A gestão de pessoas é considerada bastante complexa por tratar diversas particularidades do ser humano que envolve todas as ambições, sentimentos e individualidades de cada pessoa. Em um ambiente de trabalho é normal ocorrerem desentendimentos por divergência de pensamentos. Nesse sentido a gestão de pessoas se ramificou em um novo campo, que cada vez mais é difundido, que é o clima dentro das empresas. Dessa forma o presente trabalho tem o intuito de identificar a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis. Em relação á metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com a utilização de um questionário desenvolvido e aplicado pelo pesquisador com os colaboradores do comercial interno da Ale Sat Combustíveis. A pesquisa revela que os colaboradores concedem o clima organizacional como bom e que estão satisfeitos, motivados e acreditam na companhia, avaliando positivamente as políticas e práticas de gestão utilizadas pela empresa. Portanto, a pesquisa conclui que a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis é bom e que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o modelo de gestão.porAdministraçãorestrict access (2 Years)info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoClima OrganizacionalGestão de PessoasSatisfaçãoPercepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdfapplication/pdf872398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/1/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf5c7da0713b331e7a4d736a9704f6e34eMD51TEXTPercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain130860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/2/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf.txt7db903314a767b3b3d77da4ffbcd39d8MD52LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/3/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD53123456789/354072021-09-20 12:12:04.692oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:12:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
title Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
spellingShingle Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
Magalhães, Igor Almeida de Pádua
Clima Organizacional
Gestão de Pessoas
Satisfação
Administração
title_short Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
title_full Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
title_fullStr Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
title_full_unstemmed Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
title_sort Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis
author Magalhães, Igor Almeida de Pádua
author_facet Magalhães, Igor Almeida de Pádua
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Igor Almeida de Pádua
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Clima Organizacional
Gestão de Pessoas
Satisfação
topic Clima Organizacional
Gestão de Pessoas
Satisfação
Administração
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
description A gestão de pessoas é considerada bastante complexa por tratar diversas particularidades do ser humano que envolve todas as ambições, sentimentos e individualidades de cada pessoa. Em um ambiente de trabalho é normal ocorrerem desentendimentos por divergência de pensamentos. Nesse sentido a gestão de pessoas se ramificou em um novo campo, que cada vez mais é difundido, que é o clima dentro das empresas. Dessa forma o presente trabalho tem o intuito de identificar a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis. Em relação á metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com a utilização de um questionário desenvolvido e aplicado pelo pesquisador com os colaboradores do comercial interno da Ale Sat Combustíveis. A pesquisa revela que os colaboradores concedem o clima organizacional como bom e que estão satisfeitos, motivados e acreditam na companhia, avaliando positivamente as políticas e práticas de gestão utilizadas pela empresa. Portanto, a pesquisa conclui que a percepção dos funcionários do setor comercial sobre o clima organizacional da Ale Sat Combustíveis é bom e que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o modelo de gestão.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-01T13:24:03Z
2021-09-20T15:12:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-15T14:23:05Z
2021-09-20T15:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAGALHÃES, Igor Almeida de Pádua. Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407
identifier_str_mv MAGALHÃES, Igor Almeida de Pádua. Percepção dos clientes internos em relação ao clima organizacional: um estudo de caso no Comercial da Alesat Combustíveis. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv restrict access (2 Years)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv restrict access (2 Years)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/1/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/2/PercepcaoDosClientes_Magalhaes_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35407/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c7da0713b331e7a4d736a9704f6e34e
7db903314a767b3b3d77da4ffbcd39d8
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117675079434240