A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente : um estudo em uma empresa júnior de consultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Isabela Vieira de Camargo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29818
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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spelling Barros, Isabela Vieira de CamargoBarem, Débora DornelesBARROS, Isabela Vieira de Camargo. A relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente: um estudo em uma empresa júnior de consultoria. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29818Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.A presente pesquisa teve por objetivo descrever a associação entre o Clima Organizacional e a Satisfação do Cliente em uma empresa júnior de consultoria em Administração. A análise das percepções dos funcionários a respeito do clima organizacional e a verificação dos fatores que influenciam a satisfação dos clientes, são consideradas práticas essenciais para o atingimento dos objetivos das empresas. Por se tratar de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, foram utilizados dados secundários provenientes de questionários, aplicados de acordo com o modelo de Litwin e Stringer para captar a percepção da amostra a respeito dos fatores que influenciam o clima da organização. Além disso, para captar o grau de satisfação de seus clientes, a empresa coletou as informações do Net Promoter Score (NPS) através de ligações telefônicas. Com o auxílio do Excel, os dados foram submetidos a análises de estatística descritiva, que permitiram a interpretação das informações. Os resultados encontrados indicam a existência de uma correlação entre os fatores do Clima Organizacional e a Satisfação do Cliente, com destaque para os atributos “Estrutura Organizacional”, “Cooperação”, “Identidade”, “Padrões”, “Clareza Organizacional”, “Foco Externo”, “Condições de Progresso”, “Justiça” e “Dinâmica Interna”, que obtiveram correlações positivas com o NPS. Também se destacam os atributos “Recompensa”, “Identidade”, “Padrões”, “Clareza Organizacional”, “Justiça” e “Pressão”, por apresentarem uma correlação com o parâmetro de satisfação alcance de objetivos. Por fim, são apresentadas as limitações do estudo, bem como uma sugestão para pesquisas futuras.Submitted by Vanessa Guedes (vanessa.guedes646@gmail.com) on 2022-02-08T22:42:36Z No. of bitstreams: 1 2021_IsabelaVieiraDeCamargoBarros_tcc.pdf: 708898 bytes, checksum: a4a5451d9bacc327edf6490985746830 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2022-02-09T00:49:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_IsabelaVieiraDeCamargoBarros_tcc.pdf: 708898 bytes, checksum: a4a5451d9bacc327edf6490985746830 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-09T00:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_IsabelaVieiraDeCamargoBarros_tcc.pdf: 708898 bytes, checksum: a4a5451d9bacc327edf6490985746830 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessClima organizacionalSatisfação do consumidorEmpresa JúniorA relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente : um estudo em uma empresa júnior de consultoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-09T00:49:04Z2022-02-09T00:49:04Z2021-10porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29818/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_IsabelaVieiraDeCamargoBarros_tcc.pdf2021_IsabelaVieiraDeCamargoBarros_tcc.pdfapplication/pdf708898http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29818/1/2021_IsabelaVieiraDeCamargoBarros_tcc.pdfa4a5451d9bacc327edf6490985746830MD5110483/298182022-02-08 22:49:04.246oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-09T00:49:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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