Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ildisnei Medeiros da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26402
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireano de uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN). Para isso, desenvolvemos, na realização desta pesquisa, um desenho investigativo pautado na ideia de ação-reflexão-ação, retomando as vivências como bolsista e pesquisador no âmbito do PIBID-Teatro/UFRN, através da descrição e análise do processo de organização pedagógica para o Ensino de Teatro da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro e sua implementação, para posterior realização de questionamentos advindos da experiência, e o lançamento de uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.
id UFRN_6618afbb1f5df3fc9a12a610246221e7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26402
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ildisnei Medeiros daAlves, Jefferson FernandesNascimento, Hostina Maria Ferreira doAraújo, José Sávio Oliveira dePorpino, Karenine de OliveiraPorto, Rita de Cássia CavalcantiRocha, Rosane MunizRibeiro, VandinerPernambuco, Marta Maria Castanho Almeida2018-12-27T18:38:26Z2018-12-27T18:38:26Z2018-08-20SILVA, Ildisnei Medeiros da. Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s). 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26402O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireano de uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN). Para isso, desenvolvemos, na realização desta pesquisa, um desenho investigativo pautado na ideia de ação-reflexão-ação, retomando as vivências como bolsista e pesquisador no âmbito do PIBID-Teatro/UFRN, através da descrição e análise do processo de organização pedagógica para o Ensino de Teatro da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro e sua implementação, para posterior realização de questionamentos advindos da experiência, e o lançamento de uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.The present research aims to problematize the scene as a possibility of reading the world, from the distance and estrangement of reality (s), understanding it as "revealing fiction" and space of construction of possibilities of intervention in reality. We establish in this writing a relation between the Freirean thought of an education for emancipation and the art, and in defense of what we denominate a Theater Dialogic Teaching, from the theoretical-methodological references worked in the Group of Studies and Research on Educational Practices in Movement ( GEPEM / UFRN) and in the Laboratory of Scenography and Scene Technologies (CENOTEC / DEART / UFRN). In order to do this, we developed an investigative design based on the idea of action-reflection-action, taking up experiences as a scholar and researcher within PIBID-Teatro / UFRN, through the description and analysis of the pedagogical organization process for the teaching of theater of the Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro and its implementation, for later realization of questions arising from the experience, and the launching of a proposal of work for the basic education with respect to the teaching of Theater.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsinoArteTeatroPedagogia FreireanaPIBIDEncen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txtEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain321498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/2/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txt8ea38860694c5b5ba6f553b8613e1aceMD52THUMBNAILEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpgEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3505https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/3/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpge4a6aabf5fc6d2ea603690d6941580cbMD53TEXTEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txtEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain321498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/2/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txt8ea38860694c5b5ba6f553b8613e1aceMD52THUMBNAILEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpgEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3505https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/3/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpge4a6aabf5fc6d2ea603690d6941580cbMD53ORIGINALEncen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdfapplication/pdf1460589https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/1/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf1275407efd4e49720800a84797cfc1c2MD51123456789/264022019-01-30 12:24:57.439oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26402Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T15:24:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
title Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
spellingShingle Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
Silva, Ildisnei Medeiros da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino
Arte
Teatro
Pedagogia Freireana
PIBID
title_short Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
title_full Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
title_fullStr Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
title_full_unstemmed Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
title_sort Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
author Silva, Ildisnei Medeiros da
author_facet Silva, Ildisnei Medeiros da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Porto, Rita de Cássia Cavalcanti
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Rocha, Rosane Muniz
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Ribeiro, Vandiner
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ildisnei Medeiros da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
contributor_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino
Arte
Teatro
Pedagogia Freireana
PIBID
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Arte
Teatro
Pedagogia Freireana
PIBID
description O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireano de uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN). Para isso, desenvolvemos, na realização desta pesquisa, um desenho investigativo pautado na ideia de ação-reflexão-ação, retomando as vivências como bolsista e pesquisador no âmbito do PIBID-Teatro/UFRN, através da descrição e análise do processo de organização pedagógica para o Ensino de Teatro da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro e sua implementação, para posterior realização de questionamentos advindos da experiência, e o lançamento de uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-27T18:38:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-27T18:38:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ildisnei Medeiros da. Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s). 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26402
identifier_str_mv SILVA, Ildisnei Medeiros da. Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s). 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/2/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/3/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/2/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/3/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26402/1/Encen...a%c3%a7%c3%a3oreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ea38860694c5b5ba6f553b8613e1ace
e4a6aabf5fc6d2ea603690d6941580cb
8ea38860694c5b5ba6f553b8613e1ace
e4a6aabf5fc6d2ea603690d6941580cb
1275407efd4e49720800a84797cfc1c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832714352689152