A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sterphany Lize da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49690
Resumo: O ensino superior brasileiro é estruturado, historicamente, com base em relações de desigualdade quanto à inserção e permanência dos estudantes, de modo que as elites são privilegiadas em detrimento da classe trabalhadora, sendo essa uma característica da sociabilidade capitalista. Os anos 2000 representaram um período favorável às políticas de expansão e inclusão neste nível de ensino, são frutos desse período o FIES, ProUni, REUNI, a Lei de Cotas e o PNAES. Esse conjunto de políticas fortaleceu o ensino superior no país, e trouxe consigo a diversificação do público que frequentava as IES brasileiras. A ampliação das IFES e a política de cotas não se mostrou suficiente para cumprir o objetivo de democratizar esse nível de ensino, o que levou o governo a fazer investimentos em ações de apoio à permanência dos estudantes nas UFs. No entanto, a partir de 2016, esse cenário de democratização começou a sofrer ameaças, sendo finalmente comprometido com a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, que limita os gastos públicos com educação e saúde até o ano de 2036, de modo que compromete o repasse de verbas do PNAES para as instituições. Este estudo teve como objetivo revelar a configuração da assistência estudantil no contexto de desmonte para os estudantes de graduação da UFRN. Para tanto, partimos do método da psicologia histórico-cultural, que orientou a execução de todo o processo de pesquisa. Primeiramente realizamos um levantamento a respeito da história do ensino superior brasileiro; buscamos informações institucionais da UFRN; nos dedicamos a uma observação de campo e por fim aplicamos um questionário on-line junto a 200 estudantes de graduação da instituição aptos a serem assistidos pelo PNAES. Uma parte dos dados foi analisada com auxílio de gráficos do Excel, enquanto outra parte foi submetida ao software Iramuteq. Os resultados apontam para a importância da assistência estudantil como recurso para a permanência dos estudantes na UFRN, embora não seja suficiente para suprir as suas necessidades; também foi possível observar que há uma insegurança dos discentes quanto a continuidade da assistência ofertada nesse contexto de desmonte das políticas educacionais; além disso, os estudantes revelam que essa insegurança vem dos cortes de verbas aliado à gestão do PNAES na instituição. Outros resultados, dignos de nota, são referentes à importância da assistência estudantil no período da pandemia e no desempenho acadêmico dos discentes.
id UFRN_667c1513f8aff7c811c89e0bc830858c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49690
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Sterphany Lize da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3191209765175721http://lattes.cnpq.br/3896628029641662Lima, Fellipe CoelhoAlmeida, Mônica Rafaela deCampos, Herculano Ricardo2022-11-08T23:03:39Z2022-11-08T23:03:39Z2022-09-08LIMA, Sterphany Lize da Silva. A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte. Orientador: Herculano Ricardo Campos. 2022. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49690O ensino superior brasileiro é estruturado, historicamente, com base em relações de desigualdade quanto à inserção e permanência dos estudantes, de modo que as elites são privilegiadas em detrimento da classe trabalhadora, sendo essa uma característica da sociabilidade capitalista. Os anos 2000 representaram um período favorável às políticas de expansão e inclusão neste nível de ensino, são frutos desse período o FIES, ProUni, REUNI, a Lei de Cotas e o PNAES. Esse conjunto de políticas fortaleceu o ensino superior no país, e trouxe consigo a diversificação do público que frequentava as IES brasileiras. A ampliação das IFES e a política de cotas não se mostrou suficiente para cumprir o objetivo de democratizar esse nível de ensino, o que levou o governo a fazer investimentos em ações de apoio à permanência dos estudantes nas UFs. No entanto, a partir de 2016, esse cenário de democratização começou a sofrer ameaças, sendo finalmente comprometido com a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, que limita os gastos públicos com educação e saúde até o ano de 2036, de modo que compromete o repasse de verbas do PNAES para as instituições. Este estudo teve como objetivo revelar a configuração da assistência estudantil no contexto de desmonte para os estudantes de graduação da UFRN. Para tanto, partimos do método da psicologia histórico-cultural, que orientou a execução de todo o processo de pesquisa. Primeiramente realizamos um levantamento a respeito da história do ensino superior brasileiro; buscamos informações institucionais da UFRN; nos dedicamos a uma observação de campo e por fim aplicamos um questionário on-line junto a 200 estudantes de graduação da instituição aptos a serem assistidos pelo PNAES. Uma parte dos dados foi analisada com auxílio de gráficos do Excel, enquanto outra parte foi submetida ao software Iramuteq. Os resultados apontam para a importância da assistência estudantil como recurso para a permanência dos estudantes na UFRN, embora não seja suficiente para suprir as suas necessidades; também foi possível observar que há uma insegurança dos discentes quanto a continuidade da assistência ofertada nesse contexto de desmonte das políticas educacionais; além disso, os estudantes revelam que essa insegurança vem dos cortes de verbas aliado à gestão do PNAES na instituição. Outros resultados, dignos de nota, são referentes à importância da assistência estudantil no período da pandemia e no desempenho acadêmico dos discentes.Brazilian higher education is historically structured on the basis of unequal relations regarding the insertion and permanence of students, so that the elites are privileged to the detriment of the working class, which is a characteristic of capitalist sociability. The 2000s represented a favorable period for policies of expansion and inclusion at this level of education; the bear fruits of this period are the FIES, ProUni, REUNI, the Quota Law and the PNAES. This set of policies strengthened higher education in the country, and brought with it the diversification of the public that attended Brazilian higher education institutions. The IFES expansion and the policy of quotas was not enough to fulfill the goal of democratizing this level of education, which led the government to invest in actions to support the permanence of students in UFs. However, from 2016, this scenario of democratization began to suffer threats, being finally compromised with the enactment of the Constitutional Amendment 95/2016, which limits public expenditure on education and health until the year of 2036, in a way that compromises the transfer of funds from PNAES to institutions. This study aimed to reveal the configuration of student assistance in the context of dismantlement for undergraduate students at UFRN. For this purpose, we started with the method of historical-cultural psychology, which guided the execution of the entire research process. First, we carried out a survey about the history of Brazilian higher education; we searched institutional information from UFRN; we dedicated ourselves to a field observation and, finally, we applied an online questionnaire to the institution's undergraduate students that were able to be assisted by the PNAES. A part of the data was analyzed with the aid of Excel charts, while another part was submitted to the Iramuteq software. The results indicates the importance of student assistance as a resource for the permanence of students at UFRN, although it is not enough to supply their needs; it was also possible to observe that there is uncertainty among students regarding the continuity of the assistance offered in this context of dismantlement of educational policies; in addition, the students revealed that this insecurity comes from the cuts in funds combined with the management of the PNAES in the institution. Other noteworthy results refer to the importance of student assistance during the pandemic and the academic performance of students.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEnsino superiorPolíticas públicasAssistência estudantilA política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticaassistenciaestudantil_Lima_2022.pdfapplication/pdf1937662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49690/1/Politicaassistenciaestudantil_Lima_2022.pdf120b12bff7205b87abb2c1926d971815MD51123456789/496902022-11-08 20:04:15.693oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49690Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-08T23:04:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
title A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
spellingShingle A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
Lima, Sterphany Lize da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Ensino superior
Políticas públicas
Assistência estudantil
title_short A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
title_full A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
title_fullStr A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
title_full_unstemmed A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
title_sort A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte
author Lima, Sterphany Lize da Silva
author_facet Lima, Sterphany Lize da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3191209765175721
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3896628029641662
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Fellipe Coelho
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Almeida, Mônica Rafaela de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sterphany Lize da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Herculano Ricardo
contributor_str_mv Campos, Herculano Ricardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Ensino superior
Políticas públicas
Assistência estudantil
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Políticas públicas
Assistência estudantil
description O ensino superior brasileiro é estruturado, historicamente, com base em relações de desigualdade quanto à inserção e permanência dos estudantes, de modo que as elites são privilegiadas em detrimento da classe trabalhadora, sendo essa uma característica da sociabilidade capitalista. Os anos 2000 representaram um período favorável às políticas de expansão e inclusão neste nível de ensino, são frutos desse período o FIES, ProUni, REUNI, a Lei de Cotas e o PNAES. Esse conjunto de políticas fortaleceu o ensino superior no país, e trouxe consigo a diversificação do público que frequentava as IES brasileiras. A ampliação das IFES e a política de cotas não se mostrou suficiente para cumprir o objetivo de democratizar esse nível de ensino, o que levou o governo a fazer investimentos em ações de apoio à permanência dos estudantes nas UFs. No entanto, a partir de 2016, esse cenário de democratização começou a sofrer ameaças, sendo finalmente comprometido com a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, que limita os gastos públicos com educação e saúde até o ano de 2036, de modo que compromete o repasse de verbas do PNAES para as instituições. Este estudo teve como objetivo revelar a configuração da assistência estudantil no contexto de desmonte para os estudantes de graduação da UFRN. Para tanto, partimos do método da psicologia histórico-cultural, que orientou a execução de todo o processo de pesquisa. Primeiramente realizamos um levantamento a respeito da história do ensino superior brasileiro; buscamos informações institucionais da UFRN; nos dedicamos a uma observação de campo e por fim aplicamos um questionário on-line junto a 200 estudantes de graduação da instituição aptos a serem assistidos pelo PNAES. Uma parte dos dados foi analisada com auxílio de gráficos do Excel, enquanto outra parte foi submetida ao software Iramuteq. Os resultados apontam para a importância da assistência estudantil como recurso para a permanência dos estudantes na UFRN, embora não seja suficiente para suprir as suas necessidades; também foi possível observar que há uma insegurança dos discentes quanto a continuidade da assistência ofertada nesse contexto de desmonte das políticas educacionais; além disso, os estudantes revelam que essa insegurança vem dos cortes de verbas aliado à gestão do PNAES na instituição. Outros resultados, dignos de nota, são referentes à importância da assistência estudantil no período da pandemia e no desempenho acadêmico dos discentes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T23:03:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T23:03:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Sterphany Lize da Silva. A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte. Orientador: Herculano Ricardo Campos. 2022. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49690
identifier_str_mv LIMA, Sterphany Lize da Silva. A política de assistência estudantil na UFRN no contexto do desmonte. Orientador: Herculano Ricardo Campos. 2022. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49690/1/Politicaassistenciaestudantil_Lima_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 120b12bff7205b87abb2c1926d971815
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832847566929920