Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Flademir Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31735
Resumo: A proposta do presente trabalho é analisar como as nações indígenas são apresentadas em 11 livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, tendo como marco temporal inicial o livro escolar mais antigo localizado na pesquisa, Geografia e História do Rio Grande do Norte datado de 1952, do professor Clementino Câmara, e como marco final a obra da socióloga Marlúcia Galvão Brandão, dividida em dois volumes, intitulada Rio Grande do Norte: Nossa gente... Nossa História de 1994, obra que inaugura uma proposta singular no sentido de abarcar somente o conteúdo da História, diferentemente dos nove livros da pesquisa que tratam concomitantemente os componentes da História e Geografia dentro dos moldes da antiga disciplina de Estudos Sociais. A investigação procurou entender o lugar social – a partir das reflexões de Michel de Certeau – de cada um dos 16 autores das obras didáticas, buscando compreender as transformações e modificações na materialidade dos livros didáticos conforme proposta de Circe Bittencourt e Décio Gatti Júnior. Desta forma, a pesquisa entende o livro didático enquanto um dos principais recursos presentes no espaço escolar, sendo importante fonte histórica, proporcionando múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação, desta forma, se revela, também, como depositário de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil.
id UFRN_6985fee2dce5b7699e9916a0798364be
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31735
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Flademir Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5374598505434859http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8893350729538284Oliveira, Itamar Freitas dehttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Oliveira, Margarida Maria Dias de2021-03-08T17:22:36Z2021-03-08T17:22:36Z2020-12-02DANTAS, Flademir Gonçalves. Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994). 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31735A proposta do presente trabalho é analisar como as nações indígenas são apresentadas em 11 livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, tendo como marco temporal inicial o livro escolar mais antigo localizado na pesquisa, Geografia e História do Rio Grande do Norte datado de 1952, do professor Clementino Câmara, e como marco final a obra da socióloga Marlúcia Galvão Brandão, dividida em dois volumes, intitulada Rio Grande do Norte: Nossa gente... Nossa História de 1994, obra que inaugura uma proposta singular no sentido de abarcar somente o conteúdo da História, diferentemente dos nove livros da pesquisa que tratam concomitantemente os componentes da História e Geografia dentro dos moldes da antiga disciplina de Estudos Sociais. A investigação procurou entender o lugar social – a partir das reflexões de Michel de Certeau – de cada um dos 16 autores das obras didáticas, buscando compreender as transformações e modificações na materialidade dos livros didáticos conforme proposta de Circe Bittencourt e Décio Gatti Júnior. Desta forma, a pesquisa entende o livro didático enquanto um dos principais recursos presentes no espaço escolar, sendo importante fonte histórica, proporcionando múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação, desta forma, se revela, também, como depositário de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil.The purpose of this paper is to analyze how indigenous nations are presented in 11 textbooks on the history of Rio Grande do Norte, with the oldest school book located in research, Geography and history of Rio Grande do Norte as the initial time frame, dated 1952, by professor Clementino Câmara, and as a final mark the work of the sociologist Marlúcia Galvão Brandão, divided into two volumes, entitled Rio Grande do Norte: Our people ... Our History of 1994, a work that inaugurates a singular proposal in the sense to cover only the content of History, unlike the nine research books that deal simultaneously with the components of History and Geography along the lines of the old discipline of Social Studies. The investigation sought to understand the social place – from the reflections of Michel de Certeau – of each of the 16 authors of the didactic works, seeking to understand the transformations and modifications in the materiality of the textbooks as proposed by Circe Bittencourt and Décio Gatti Júnior. In this way, the research understands the textbook as one of the main resources present in the school space, being an important historical source, providing multiple possibilities for research and interpretation, thus, it also reveals itself as a depository of information about indigenous societies in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilLivro didáticoIndígenasHistória do Rio Grande do NorteEspaço escolarEntre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdfapplication/pdf3153298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31735/1/EntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdfc9e805e2dd07f91f7e680b45f14dfb31MD51TEXTEntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.txtEntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain361850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31735/2/EntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.txtb2545e62defb21ec162e16b21dde18c6MD52THUMBNAILEntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.jpgEntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2392https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31735/3/EntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.jpg3520d23f721b3753d1aa58d8226e9c5fMD53123456789/317352021-03-14 05:46:29.033oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31735Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:46:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
title Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
spellingShingle Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
Dantas, Flademir Gonçalves
Livro didático
Indígenas
História do Rio Grande do Norte
Espaço escolar
title_short Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
title_full Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
title_fullStr Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
title_full_unstemmed Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
title_sort Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994)
author Dantas, Flademir Gonçalves
author_facet Dantas, Flademir Gonçalves
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5374598505434859
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8893350729538284
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Itamar Freitas de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Flademir Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Indígenas
História do Rio Grande do Norte
Espaço escolar
topic Livro didático
Indígenas
História do Rio Grande do Norte
Espaço escolar
description A proposta do presente trabalho é analisar como as nações indígenas são apresentadas em 11 livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, tendo como marco temporal inicial o livro escolar mais antigo localizado na pesquisa, Geografia e História do Rio Grande do Norte datado de 1952, do professor Clementino Câmara, e como marco final a obra da socióloga Marlúcia Galvão Brandão, dividida em dois volumes, intitulada Rio Grande do Norte: Nossa gente... Nossa História de 1994, obra que inaugura uma proposta singular no sentido de abarcar somente o conteúdo da História, diferentemente dos nove livros da pesquisa que tratam concomitantemente os componentes da História e Geografia dentro dos moldes da antiga disciplina de Estudos Sociais. A investigação procurou entender o lugar social – a partir das reflexões de Michel de Certeau – de cada um dos 16 autores das obras didáticas, buscando compreender as transformações e modificações na materialidade dos livros didáticos conforme proposta de Circe Bittencourt e Décio Gatti Júnior. Desta forma, a pesquisa entende o livro didático enquanto um dos principais recursos presentes no espaço escolar, sendo importante fonte histórica, proporcionando múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação, desta forma, se revela, também, como depositário de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-08T17:22:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-08T17:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Flademir Gonçalves. Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994). 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31735
identifier_str_mv DANTAS, Flademir Gonçalves. Entre os Potiguara e os Tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994). 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31735/1/EntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31735/2/EntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31735/3/EntrePotiguaraTarairiu_Dantas_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9e805e2dd07f91f7e680b45f14dfb31
b2545e62defb21ec162e16b21dde18c6
3520d23f721b3753d1aa58d8226e9c5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117789862854656