Educação do campo: políticas e práticas pedagógicas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42161 |
Resumo: | Ao longo do tempo a educação do campo vem passando por um processo de afirmação, enquanto uma política educacional, muitas vezes relegada à condição marginal de inferioridade perante a educação urbana. Porém, nas últimas décadas houve um enfoque e um fortalecimento para com esse tipo de educação, que busca legitimar e dar visibilidade aos sujeitos do campo, enquanto atores sociais da sua cultura. Esses atores são sujeitos que vivem, pesam, e produzem a partir de uma identidade com o campo - agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros-, que merecem uma educação voltada para a sua cultura. O presente trabalho tem o intuito de trazer a luz uma contextualização histórica da educação do campo, abordar as principais políticas públicas voltadas para essa modalidade de educação nos últimos anos, e as principais práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas na educação do campo. Utilizando como aporte teórico autores como Miguel Gonzale Arroyo(2007), Roseli Salete Caldart(2004), Sérgio Celani Leite(1999), dentre outros, a pesquisa será desenvolvida a partir uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, fundamentada nos autores supracitados, chegando então no resultado de fortalecermos as políticas públicas voltadas para a educação do Campo, lutarmos pela manutenção das existentes e cobrarmos novas políticas que fortaleçam o homem do Campo. |
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