A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47026
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar a articulação entre o processo de internacionalização implementado pela CAPES, procurando evidenciar as repercussões dessa política nos programas de pós-graduação em Educação conceito 5 da região Nordeste, no período de 2013 a 2016. Parte-se do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão da avaliação utilizada pela CAPES como forma de regulação e controle e tem como finalidade ajustar o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira a um novo patamar exigido pelo cenário mundial. No entanto, sem uma estratégia de financiamento universal que contemple todos os programas de forma equitativa, a CAPES vem se utilizando de políticas focalizadas por meio de editais de cooperação internacional, o que gera uma concorrência desigual entre os pesquisadores das diferentes regiões, em especial da região Nordeste, onde a pós-graduação ainda se encontra em processo de expansão e de consolidação na maioria dos estados. Como referencial teórico, a pesquisa procura se aproximar da abordagem histórico-dialética, por entender que na análise de um fenômeno social deve-se considerar, sobretudo, o contexto do qual ele foi originado, buscando suas mediações e contradições. Como metodologia, o estudo utilizou-se de revisões bibliográficas e análise documental, o que permitiu o aprofundamento de dimensões fundantes para a sistematização dos dados. Foram analisados, ainda, os Relatórios Sucupira dos programas conceito 5 da região Nordeste, bem como dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, da Plataforma Lattes e dos sites institucionais dos programas de Educação do Nordeste. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação classificados como 5 na avaliação da CAPES. Os estudos indicam que a política de educação superior para a pós-graduação nacional está historicamente vinculada às demandas de uma sociedade pautada no paradigma do conhecimento e da competitividade global. Além disso, a internacionalização tem se configurado como uma dimensão importante do processo avaliativo, definindo rankings entre os programas de pós-graduação e aprofundando as assimetrias regionais. Embora com muita dificuldade quanto ao financiamento, os programas classificados como 5 na região Nordeste têm realizado ações de internacionalização. Há, ainda, uma disparidade no nível de internacionalização realizada entre os próprios programas avaliados com conceito 5.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47026A presente tese tem como objetivo analisar a articulação entre o processo de internacionalização implementado pela CAPES, procurando evidenciar as repercussões dessa política nos programas de pós-graduação em Educação conceito 5 da região Nordeste, no período de 2013 a 2016. Parte-se do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão da avaliação utilizada pela CAPES como forma de regulação e controle e tem como finalidade ajustar o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira a um novo patamar exigido pelo cenário mundial. No entanto, sem uma estratégia de financiamento universal que contemple todos os programas de forma equitativa, a CAPES vem se utilizando de políticas focalizadas por meio de editais de cooperação internacional, o que gera uma concorrência desigual entre os pesquisadores das diferentes regiões, em especial da região Nordeste, onde a pós-graduação ainda se encontra em processo de expansão e de consolidação na maioria dos estados. Como referencial teórico, a pesquisa procura se aproximar da abordagem histórico-dialética, por entender que na análise de um fenômeno social deve-se considerar, sobretudo, o contexto do qual ele foi originado, buscando suas mediações e contradições. Como metodologia, o estudo utilizou-se de revisões bibliográficas e análise documental, o que permitiu o aprofundamento de dimensões fundantes para a sistematização dos dados. Foram analisados, ainda, os Relatórios Sucupira dos programas conceito 5 da região Nordeste, bem como dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, da Plataforma Lattes e dos sites institucionais dos programas de Educação do Nordeste. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação classificados como 5 na avaliação da CAPES. Os estudos indicam que a política de educação superior para a pós-graduação nacional está historicamente vinculada às demandas de uma sociedade pautada no paradigma do conhecimento e da competitividade global. Além disso, a internacionalização tem se configurado como uma dimensão importante do processo avaliativo, definindo rankings entre os programas de pós-graduação e aprofundando as assimetrias regionais. Embora com muita dificuldade quanto ao financiamento, os programas classificados como 5 na região Nordeste têm realizado ações de internacionalização. Há, ainda, uma disparidade no nível de internacionalização realizada entre os próprios programas avaliados com conceito 5.This Thesis aims to analyze the articulation between the internationalization process implemented by CAPES, seeking to highlight the repercussions of this policy in postgraduate programs in Education evaluated as concept 5 in the Northeast region, in the period from 2013 to 2016. It is assumed that internationalization is a dimension of the evaluation used by CAPES as a form of regulation and control and aims to adjust the knowledge produced in Brazilian postgraduate studies to a new level required by the world scenario. However, without a universal financing strategy that includes all programs in an equitable way, CAPES has been using policies focused through international cooperation notices, which generates unequal competition among researchers from different regions, especially from Northeast region, where postgraduate studies are still expanding and consolidating in most States. As a theoretical framework, the research seeks to approach the historical-dialectical approach, as it understands that in the analysis of a social phenomenon, one must consider, above all, the context from which it originated, seeking its mediations and contradictions. As a methodology, the study used bibliographic reviews and document analysis, which allowed the deepening of fundamental dimensions for the systematization of data. The “Relatórios Sucupira” of the Concept 5 programs in the Northeast region were also analyzed, as well as data from the CAPES “Sistema de Informações Georreferenciadas”, the “Plataforma Lattes” and the institutional websites of the Education programs in the Northeast. In a complementary manner, semi-structured interviews were conducted with the coordinators of the Post-Education programs classified as 5 in the CAPES assessment. Studies indicate that the policy of higher education for national postgraduate education is historically linked to the demands of a society based on the paradigm of knowledge and global competitiveness. In addition, internationalization has become an important dimension of the evaluation process, defining rankings among postgraduate programs and deepening regional asymmetries. Although very difficult in terms of financing, the programs classified as 5 in the Northeast region have carried out internationalization actions. There is also a disparity in the level of internationalization carried out between the programs evaluated with concept 5.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPolítica educacionalPós-graduaçãoInternacionalizaçãoA política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticainternacionalizacaoposgraduacao_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2481277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47026/1/Politicainternacionalizacaoposgraduacao_Oliveira_2020.pdfab3ee20b87a8f0b74f5bd2930c641b63MD51123456789/470262022-05-02 12:23:58.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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