A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo. |
id |
UNEB-5_202ce149e4169a7534f81992fb3f51af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/3951 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEdInternacionalizaçãoPós-GraduaçãoAnped.O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/395110.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 2 (2017): Internacionalização da Educação Superior; 10-262177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v2.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951/2483Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessGouveia, Andréa BarbosaAzevedo, Mário Luiz Neves deMendes, Geovana Mendonça Lunardi2020-09-05T02:18:30Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3951Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:18:30Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
title |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
spellingShingle |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd Gouveia, Andréa Barbosa Internacionalização Pós-Graduação Anped. |
title_short |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
title_full |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
title_fullStr |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
title_full_unstemmed |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
title_sort |
A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd |
author |
Gouveia, Andréa Barbosa |
author_facet |
Gouveia, Andréa Barbosa Azevedo, Mário Luiz Neves de Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Mário Luiz Neves de Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Andréa Barbosa Azevedo, Mário Luiz Neves de Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Pós-Graduação Anped. |
topic |
Internacionalização Pós-Graduação Anped. |
description |
O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951/2483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 2 (2017): Internacionalização da Educação Superior; 10-26 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v2.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117740400640 |