A teoria da objetivação e o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico: uma experiência de ensino remoto com futuros professores de matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52484 |
Resumo: | O objeto de estudo da presente pesquisa foi a concepção de pensamento algébrico de futuros professores de matemática. Nesse sentido, analisamos como se dá o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico de licenciandos do curso de Matemática, a partir de uma abordagem da relação álgebra-aritmética na perspectiva da Teoria da Objetivação. De início, procuramos identificar as concepções de pensamento algébrico de futuros professores de matemática; em seguida passamos a identificar possíveis contribuições da Teoria da Objetivação na atualização do saber dos licenciandos sobre pensamento algébrico em uma perspectiva não alienante. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). Para tanto, ministramos um curso de extensão a alunos do curso de licenciatura a distância em matemática de uma universidade pública federal do semiárido potiguar, que participavam do programa de Residência Pedagógica naquela instituição de Educação Superior. O mencionado curso de extensão foi ministrado de forma online, modalidade remota, com uma carga horária de vinte horas-aulas (20 h/a), dividido em cinco (5) “Encontros” de quatro horas-aulas (4h/a) para cada encontro. As tarefas desenvolvidas foram pensadas para serem executadas em momentos síncronos e assíncronos do citado curso. Para subsidiar o presente estudo, buscamos referenciais como Radford (2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2021, 2022), Kaput (2008), Lins e Gimenez (1997), Filloy e Rojano (1989), D’amore e Radford (2017), Abbagnano (2007), Al-Jwarizmi (2009). A análise dos dados produzidos foi realizada na perspectiva multisemiótica. Como resultado alcançado pelo presente estudo, observamos uma progressiva e gradual tomada de consciência por parte dos futuros professores de matemática, por meio da mudança, transformação e refinamento da concepção teórica que possuíam em relação ao que poderia ou não ser considerado como uma expressão de um pensamento tipicamente algébrico, desenvolvido de forma remota numa atividade não alienante em labor conjunto na perspectiva da Teoria da Objetivação. Além, de indícios de mudanças na concepção do papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, ou como a TO preceitua, indícios de mudança no “ser”, como fruto da atividade (no sentido defendido pela TO) realizada. |
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Costa, Ângelo Gustavo Mendeshttp://lattes.cnpq.br/3555614050819756https://orcid.org/0000-0002-4238-065Xhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Morey, Bernadete Barbosahttps://orcid.org/0000-0003-3253-0383http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Silva, Marcia Gorette Lima daSantos, Maria José Costa dosGomes, Severino CarlosNoronha, Claudianny Amorim2023-05-18T19:59:18Z2023-05-18T19:59:18Z2022-10-31COSTA, Ângelo Gustavo Mendes. A teoria da objetivação e o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico: uma experiência de ensino remoto com futuros professores de matemática. Orientador: Claudianny Amorim Noronha. 2022. 325f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52484O objeto de estudo da presente pesquisa foi a concepção de pensamento algébrico de futuros professores de matemática. Nesse sentido, analisamos como se dá o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico de licenciandos do curso de Matemática, a partir de uma abordagem da relação álgebra-aritmética na perspectiva da Teoria da Objetivação. De início, procuramos identificar as concepções de pensamento algébrico de futuros professores de matemática; em seguida passamos a identificar possíveis contribuições da Teoria da Objetivação na atualização do saber dos licenciandos sobre pensamento algébrico em uma perspectiva não alienante. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). Para tanto, ministramos um curso de extensão a alunos do curso de licenciatura a distância em matemática de uma universidade pública federal do semiárido potiguar, que participavam do programa de Residência Pedagógica naquela instituição de Educação Superior. O mencionado curso de extensão foi ministrado de forma online, modalidade remota, com uma carga horária de vinte horas-aulas (20 h/a), dividido em cinco (5) “Encontros” de quatro horas-aulas (4h/a) para cada encontro. As tarefas desenvolvidas foram pensadas para serem executadas em momentos síncronos e assíncronos do citado curso. Para subsidiar o presente estudo, buscamos referenciais como Radford (2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2021, 2022), Kaput (2008), Lins e Gimenez (1997), Filloy e Rojano (1989), D’amore e Radford (2017), Abbagnano (2007), Al-Jwarizmi (2009). A análise dos dados produzidos foi realizada na perspectiva multisemiótica. Como resultado alcançado pelo presente estudo, observamos uma progressiva e gradual tomada de consciência por parte dos futuros professores de matemática, por meio da mudança, transformação e refinamento da concepção teórica que possuíam em relação ao que poderia ou não ser considerado como uma expressão de um pensamento tipicamente algébrico, desenvolvido de forma remota numa atividade não alienante em labor conjunto na perspectiva da Teoria da Objetivação. Além, de indícios de mudanças na concepção do papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, ou como a TO preceitua, indícios de mudança no “ser”, como fruto da atividade (no sentido defendido pela TO) realizada.The object of study of this research was the conception of algebraic thinking of future mathematics teachers. In this sense, we analyze how the process of becoming aware of the algebraic thinking of Mathematics undergraduates takes place, from an approach to the algebra-arithmetic relationship from the perspective of the Theory of Objectification. Initially, we tried to identify the conceptions of algebraic thinking of future mathematics teachers; then we started to identify possible contributions of the Theory of Objectification in updating the knowledge of undergraduates about algebraic thinking in a non-alienating perspective. To achieve these goals, we developed a research with a qualitative approach from the perspective of the Theory of Objectification (TO). To this end, we taught an extension course to students of the distance learning degree course in mathematics at a federal public university in the semi-arid region of Rio Grande do Norte, who were participating in the Pedagogical Residency program at that institution of Higher Education. The aforementioned extension course was taught online, remotely, with a workload of twenty class hours (20 h/a), divided into five (5) “Meetings” of four class hours (4 h/a) for every encounter. The tasks developed were designed to be performed in synchronous and asynchronous moments of the mentioned course. To support the present study, we sought references such as Radford (2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2021, 2022), Kaput (2008), Lins and Gimenez (1997), Filloy and Rojano (1989), D 'amore and Radford (2017), Abbagnano (2007), Al-Jwarizmi (2009). The analysis of the produced data was carried out in the multisemiotic perspective. As a result achieved by the present study, we observed a progressive and gradual awareness on the part of future mathematics teachers, through the change, transformation and refinement of the theoretical conception they had in relation to what could or could not be considered as an expression of a typically algebraic thinking, developed remotely in a non-alienating activity in joint work from the perspective of the Theory of Objectification. In addition, evidence of changes in the conception of the teacher's and student's role in the teaching-learning process, or as the TO prescribes, evidence of change in the “being”, as a result of the activity (in the sense defended by the TO) carried out.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATeoria da objetivaçãoTomada de consciênciaPensamento algébricoFuturo professor de matemáticaA teoria da objetivação e o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico: uma experiência de ensino remoto com futuros professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeoriaobjetivacaoprocesso_Costa_2022.pdfapplication/pdf5090620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52484/1/Teoriaobjetivacaoprocesso_Costa_2022.pdfbc2f5ca75ec1948ae7fe138f00894d4dMD51123456789/524842023-05-18 17:00:01.936oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52484Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-18T20:00:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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