Desenvolvimento e análise do conceito paciente experto no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Raffaela Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32819
Resumo: Introdução: As equipes da Estratégia Saúde da Família responsabilizam-se em conhecer a realidade da população e a incentivar a autonomia do paciente, a corresponsabilidade e participação social. O presente estudo aborda um novo conceito de educação em saúde como estratégia para alcançar o empoderamento do paciente nas práticas de autocuidado. Tal conceito denomina-se Paciente Experto. Objetivo: Desenvolver e analisar o conceito Paciente Experto no cenário brasileiro. Método: Estudo desenvolvido com base no Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos, operacionalizado em duas etapas: 1. Análise de contexto do Paciente Experto; 2. Desenvolvimento do conceito Paciente Experto. Para a primeira etapa, utilizaram-se os quatro níveis interativos do contexto (imediato, específico, geral e metacontexto). Os dados foram coletados por meio de uma scoping review, que resultou em uma amostra final de 14 estudos. A segunda etapa foi realizada de acordo com as três fases preconizadas pelo modelo: 1. Fase de campo, onde os dados foram coletados mediante uma segunda scoping review, com número amostral de 145 estudos; 2. Fase teórica, na qual se aplicou um formulário online a 15 profissionais da saúde integrantes de esquipes da Estratégia Saúde da Família; 3. Fase analítica final, executada por meio de uma análise de conteúdo temática que permitiu comparar, integrar e analisar os dados e chegar a uma definição do conceito. Resultados: Na primeira etapa identificaram-se os níveis do contexto: Particularidades do Paciente experto e o cuidado interprofissional; Implicações e desafios para o Modelo de atenção à saúde; Autogestão do cuidado em saúde e o paciente experto; e Assistência à saúde centrada no paciente. Na segunda etapa, evidenciou-se como principal antecedente do conceito, a presença de doenças crônicas e comorbidades; como atributo primordial, a educação em saúde para o autocuidado; e como consequente, destacou-se a independência na realização de atividades de vida diárias. Conclusão: A abordagem híbrida oportunizou a construção do conceito Paciente Experto e ofereceu esclarecimento, conhecimento e novos insights sobre o empoderamento do paciente para o autocuidado em saúde. Contudo, recomenda-se que outros estudos sejam desenvolvidos como forma de apoiar a análise do conceito sob uma perspectiva ampliada, ao levar em consideração outras realidades.
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O presente estudo aborda um novo conceito de educação em saúde como estratégia para alcançar o empoderamento do paciente nas práticas de autocuidado. Tal conceito denomina-se Paciente Experto. Objetivo: Desenvolver e analisar o conceito Paciente Experto no cenário brasileiro. Método: Estudo desenvolvido com base no Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos, operacionalizado em duas etapas: 1. Análise de contexto do Paciente Experto; 2. Desenvolvimento do conceito Paciente Experto. Para a primeira etapa, utilizaram-se os quatro níveis interativos do contexto (imediato, específico, geral e metacontexto). Os dados foram coletados por meio de uma scoping review, que resultou em uma amostra final de 14 estudos. A segunda etapa foi realizada de acordo com as três fases preconizadas pelo modelo: 1. Fase de campo, onde os dados foram coletados mediante uma segunda scoping review, com número amostral de 145 estudos; 2. Fase teórica, na qual se aplicou um formulário online a 15 profissionais da saúde integrantes de esquipes da Estratégia Saúde da Família; 3. Fase analítica final, executada por meio de uma análise de conteúdo temática que permitiu comparar, integrar e analisar os dados e chegar a uma definição do conceito. Resultados: Na primeira etapa identificaram-se os níveis do contexto: Particularidades do Paciente experto e o cuidado interprofissional; Implicações e desafios para o Modelo de atenção à saúde; Autogestão do cuidado em saúde e o paciente experto; e Assistência à saúde centrada no paciente. Na segunda etapa, evidenciou-se como principal antecedente do conceito, a presença de doenças crônicas e comorbidades; como atributo primordial, a educação em saúde para o autocuidado; e como consequente, destacou-se a independência na realização de atividades de vida diárias. Conclusão: A abordagem híbrida oportunizou a construção do conceito Paciente Experto e ofereceu esclarecimento, conhecimento e novos insights sobre o empoderamento do paciente para o autocuidado em saúde. Contudo, recomenda-se que outros estudos sejam desenvolvidos como forma de apoiar a análise do conceito sob uma perspectiva ampliada, ao levar em consideração outras realidades.Introduction: The Family Health Strategy teams are responsible for knowing the reality of the population and encouraging co-responsibility and social participation. This study addresses a new concept of health education as a strategy to achieve patient empowerment in self-care practices. Such a concept is called Expert Patient. Objective: To analyze and develop the Expert Patient concept in the Brazilian scenario. Method: Study developed based on the Hybrid Concept Development Model, operated in two stages: 1. Context analysis of the Expert Patient; 2. Development of the Expert Patient concept. For the first stage, the four interactive levels of the context (immediate, specific, general and metacontext) were used. The data were collected through a scoping review, which resulted in a final sample of 14 studies. The second stage was carried out according to the three phases recommended by the model: 1. Field phase, where the data were collected through a second scoping review, with a sample number of 145 studies; 2. Theoretical phase; in which an online form was applied to 15 health professionals who are part of the Family Health Strategy teams; 3. Final analytical phase, carried out through a thematic content analysis that allowed to compare, integrate and analyze the data and arrive at a definition of the concept. Results: In the first stage, the following context levels were identified: Particularities of the expert patient and interprofessional care; Implications and challenges for the Health Care Model; Self-management of health care and the expert patient; and Patient-centered health care. In the second stage, the concept of the presence of chronic diseases and comorbidities became the main antecedent of the concept, as the main attribute of health education for self-care and as the main consequence of independence in carrying out daily life activities. Conclusion: The hybrid approach provided the opportunity to build the concept of Expert Patient and offered clarification, knowledge and new insights on patient empowerment for self-care in health. However, it is recommended that other studies be developed as a way to support the analysis of the concept from an expanded perspective, taking into account other realities.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilAutocuidadoEducação em saúdeParticipação do pacienteEmpoderamento para a saúdeFormação de conceitoEnfermagemDesenvolvimento e análise do conceito paciente experto no cenário brasileiroDevelopment and analysis of the expert patient concept in the brazilian scenarioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoanaliseconceito_Soares_2021.pdfapplication/pdf2284940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32819/1/Desenvolvimentoanaliseconceito_Soares_2021.pdf4ce286ece39d92434e265886ee2535d0MD51123456789/328192021-07-05 20:04:14.172oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32819Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-05T23:04:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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