Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Daniel de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549
Resumo: Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico.
id UFRN_6a2d0e01b71a3f112591f5d7bb675448
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26549
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Queiroz, Daniel de MedeirosRocha, Raimundo Nonato Araújo daCamargo, SérgioFerreira, Juliana Mesquita Hidalgo2019-02-06T18:07:09Z2019-02-06T18:07:09Z2018-10-29QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico.Since the last decades of the twentieth century, it has been given importance to the insertion of the History of Science into scientific education. In parallel, misunderstandings about what is History of Science and how it should be written, particularly for educational purposes, are considered limiting factors for such insertion. Hagiographic histories, anachronistic, Whig, Pedigree and others else are still present in scientific education. Contrasting, we built a very brief biographical fragment of Blaise Pascal for a counterhegemonic initial teaching formation. Being contrary to a cumulative and linear description of the beginning, middle, chronological end and teleological purpose that characterized the biographical genre, both in the History as in the History of Science, we (re)interpreted a past with articulations between the life of the biography subject and his contexts – individual and society in dialectics –, facing the unsolvable tension between a representative being and a unique being. This fragment, that is our educational product, introduce Physics Teaching’ undergraduated students in a teaching-learning process about historiography of science, while allowing “to humanize” Pascal under the École des Annales’ aegis and its perspective of history as problem, giving rise to discussions of philosophical content.porBlaise Pascal (1623-1662), um humano: (RE)interpretações com vista à formação inicial de professores de físicaBlaise Pascal (1623–1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de físicahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52904CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHistóriaHistória da CiênciaGênero biográficoFormação inicial docenteBlaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txtBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain305776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/2/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txteb997190ad2934ddd244efd252f6dac2MD52ProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain87993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/5/ProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txt77de484ade50e834747b80c1c3674597MD55THUMBNAILBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpgBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/3/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpgb543415a4afc281e566849ed95e62766MD53ORIGINALBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdfapplication/pdf2689160https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/1/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf3c1c326e3c7cdb8f6b32a3f082b54913MD51123456789/265492023-06-26 20:05:24.832oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26549Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T23:05:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
title Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
spellingShingle Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
Queiroz, Daniel de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História
História da Ciência
Gênero biográfico
Formação inicial docente
title_short Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
title_full Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
title_fullStr Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
title_full_unstemmed Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
title_sort Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
author Queiroz, Daniel de Medeiros
author_facet Queiroz, Daniel de Medeiros
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Camargo, Sérgio
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Daniel de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
contributor_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História
História da Ciência
Gênero biográfico
Formação inicial docente
dc.subject.por.fl_str_mv História
História da Ciência
Gênero biográfico
Formação inicial docente
description Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-06T18:07:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-06T18:07:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549
identifier_str_mv QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (RE)interpretações com vista à formação inicial de professores de física
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv Blaise Pascal (1623–1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52904
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/2/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/5/ProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/3/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/1/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb997190ad2934ddd244efd252f6dac2
77de484ade50e834747b80c1c3674597
b543415a4afc281e566849ed95e62766
3c1c326e3c7cdb8f6b32a3f082b54913
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117691102724096