Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549 |
Resumo: | Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico. |
id |
UFRN_6a2d0e01b71a3f112591f5d7bb675448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26549 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroz, Daniel de MedeirosRocha, Raimundo Nonato Araújo daCamargo, SérgioFerreira, Juliana Mesquita Hidalgo2019-02-06T18:07:09Z2019-02-06T18:07:09Z2018-10-29QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico.Since the last decades of the twentieth century, it has been given importance to the insertion of the History of Science into scientific education. In parallel, misunderstandings about what is History of Science and how it should be written, particularly for educational purposes, are considered limiting factors for such insertion. Hagiographic histories, anachronistic, Whig, Pedigree and others else are still present in scientific education. Contrasting, we built a very brief biographical fragment of Blaise Pascal for a counterhegemonic initial teaching formation. Being contrary to a cumulative and linear description of the beginning, middle, chronological end and teleological purpose that characterized the biographical genre, both in the History as in the History of Science, we (re)interpreted a past with articulations between the life of the biography subject and his contexts – individual and society in dialectics –, facing the unsolvable tension between a representative being and a unique being. This fragment, that is our educational product, introduce Physics Teaching’ undergraduated students in a teaching-learning process about historiography of science, while allowing “to humanize” Pascal under the École des Annales’ aegis and its perspective of history as problem, giving rise to discussions of philosophical content.porBlaise Pascal (1623-1662), um humano: (RE)interpretações com vista à formação inicial de professores de físicaBlaise Pascal (1623–1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de físicahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52904CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHistóriaHistória da CiênciaGênero biográficoFormação inicial docenteBlaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txtBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain305776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/2/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txteb997190ad2934ddd244efd252f6dac2MD52ProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain87993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/5/ProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txt77de484ade50e834747b80c1c3674597MD55THUMBNAILBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpgBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/3/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpgb543415a4afc281e566849ed95e62766MD53ORIGINALBlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdfapplication/pdf2689160https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/1/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf3c1c326e3c7cdb8f6b32a3f082b54913MD51123456789/265492023-06-26 20:05:24.832oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26549Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T23:05:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
title |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
spellingShingle |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física Queiroz, Daniel de Medeiros CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA História História da Ciência Gênero biográfico Formação inicial docente |
title_short |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
title_full |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
title_fullStr |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
title_full_unstemmed |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
title_sort |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
author |
Queiroz, Daniel de Medeiros |
author_facet |
Queiroz, Daniel de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rocha, Raimundo Nonato Araújo da |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Camargo, Sérgio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Daniel de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo |
contributor_str_mv |
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA História História da Ciência Gênero biográfico Formação inicial docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História História da Ciência Gênero biográfico Formação inicial docente |
description |
Desde as últimas décadas do século XX, tem-se dado importância à inserção da História da Ciência na educação científica. Em paralelo, equívocos sobre o que é História da Ciência e sobre como esta deveria ser escrita, particularmente com fins educacionais, são considerados fatores limitantes para tal inserção. Estão ainda presentes na educação científica histórias hagiográficas, anacrônicas, Whig, Pedigree etc. A estas nos contrapondo, construímos um brevíssimo recorte biográfico de Blaise Pascal para uma formação inicial docente contra-hegemônica. Sendo contrários a uma descrição acumulativa e linear de início, meio e fins cronológico e teleológico que caracterizou o gênero biográfico tanto na História quanto na História da Ciência, (re)interpretamos um passado com articulações entre a vida do biografado e seus contextos – indivíduo e sociedade em dialética –, diante da irresolúvel tensão entre um ser representativo e um ser único. Esse recorte, que é o nosso produto educacional, insere estudantes de Licenciatura Plena em Física em um processo de ensinoaprendizagem sobre historiografia da ciência, ao passo em que permite “humanizar” Pascal sob a égide da École des Annales e de sua perspectiva de história-problema, dando margem a discussões de viés filosófico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-06T18:07:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-06T18:07:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Daniel de Medeiros. Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Blaise Pascal (1623-1662), um humano: (RE)interpretações com vista à formação inicial de professores de física |
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv |
Blaise Pascal (1623–1662), um humano: (re)interpretações com vistas à formação inicial de professores de física |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/2/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/5/ProdutoEducacional_Queiroz_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/3/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26549/1/BlaisePascalhumano_Queiroz_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb997190ad2934ddd244efd252f6dac2 77de484ade50e834747b80c1c3674597 b543415a4afc281e566849ed95e62766 3c1c326e3c7cdb8f6b32a3f082b54913 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117691102724096 |