Motivação e satisfação à luz do modelo ASH: estudo de caso em indústria de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Carlos Humberto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12246
Resumo: Neste estudo, foram examinadas as relações existentes entre a motivação e a satisfação do trabalhador no espaço laboral. O estudo empírico foi conduzido em uma única etapa, por meio da qual buscou-se conhecer as dimensões latentes identificadas e, a partir das dimensões validadas, buscou-se estabelecer relações com características motivacionais, como antecedentes, e satisfação pelo trabalho realizado, como conseqüência do atendimento das necessidades manifestadas pelo trabalhador. Foram entrevistados 38 (trinta e oito) funcionários da empresa Água Mineral Cristalina, incluindo-se os que ocupam cargos de chefia. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada parte do complexo da Auditoria do Sistema Humano ASH, criado por Quijano (1999), que se trata de um modelo de pesquisa na área de Psicologia Social, incluindo a Administração de Recursos Humanos, que analisa os processos psicológicos e psicossociais nas organizações. Para esta pesquisa, foram utilizados dois formulários sugeridos pelo autor citado, (anexos 01 e 02). O primeiro denomina-se condições para a motivação , com 15 (quinze) questões do tipo likert. O segundo, "trabalho bem feito e satisfação de necessidades", tem 22 (vinte e duas) questões, também do tipo likert. O instrumento foi respondido por colaboradores, independente da posição hierárquica, em aproximadamente 10 (dez) a 15 (quinze) minutos. A aplicação foi realizada diretamente pelo pesquisador nas unidades de produção e de administração da empresa. Por meio de modelagem de equações estruturais, foi estabelecido um modelo de relações causais entre as dimensões latentes relacionadas à motivação e o desempenho do empregado quando tem satisfeitas as suas necessidades. Quanto ao tratamento dos dados, este ocorreu de forma quantitativa. Quanto à análise, aconteceu após os dados terem sido tratados. Nesta pesquisa, os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, atualizando-se os recursos de softwares específicos como Statistic ou SPSS Statistic Package for Social Sciences. Usou-se a técnica de Análise de Regressão, na qual foi utilizado o método STEPWISE que inclui na equação de explicação de uma variável dependente somente aquelas que auxiliam ou incrementam sua explicação. Como variáveis dependentes, foram utilizadas as variáveis do formulário "trabalho bem feito e satisfação de necessidades" e como variável independe as variáveis do questionário "condições para motivação". Sob o ponto de vista prático, este estudo mostrou que um determinado conjunto de características motivacionais influi positivamente na satisfação do trabalhador, que poderá realizar um trabalho bem feito; do lado teórico, a pesquisa verificou explicitamente a hipótese de que os aspectos motivacionais contribuem para que o empregado, sentindo-se satisfeito, desempenhe melhor as atribuições que lhe são conferidas
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Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12246application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalMotivaçãoAuditoria do sistema humanoSatisfaçãoMotivation, Human System Audit, SatisfactionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMotivação e satisfação à luz do modelo ASH: estudo de caso em indústria de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNeste estudo, foram examinadas as relações existentes entre a motivação e a satisfação do trabalhador no espaço laboral. O estudo empírico foi conduzido em uma única etapa, por meio da qual buscou-se conhecer as dimensões latentes identificadas e, a partir das dimensões validadas, buscou-se estabelecer relações com características motivacionais, como antecedentes, e satisfação pelo trabalho realizado, como conseqüência do atendimento das necessidades manifestadas pelo trabalhador. Foram entrevistados 38 (trinta e oito) funcionários da empresa Água Mineral Cristalina, incluindo-se os que ocupam cargos de chefia. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada parte do complexo da Auditoria do Sistema Humano ASH, criado por Quijano (1999), que se trata de um modelo de pesquisa na área de Psicologia Social, incluindo a Administração de Recursos Humanos, que analisa os processos psicológicos e psicossociais nas organizações. Para esta pesquisa, foram utilizados dois formulários sugeridos pelo autor citado, (anexos 01 e 02). 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Sob o ponto de vista prático, este estudo mostrou que um determinado conjunto de características motivacionais influi positivamente na satisfação do trabalhador, que poderá realizar um trabalho bem feito; do lado teórico, a pesquisa verificou explicitamente a hipótese de que os aspectos motivacionais contribuem para que o empregado, sentindo-se satisfeito, desempenhe melhor as atribuições que lhe são conferidasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdfapplication/pdf315339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12246/1/MotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdfb86ea57a1a64bcea2b265855c9436aa1MD51TEXTCarlosHP.pdf.txtCarlosHP.pdf.txtExtracted texttext/plain127083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12246/6/CarlosHP.pdf.txtda7de410d21701a14588b3497b975da1MD56MotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdf.txtMotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain127083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12246/8/MotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdf.txtda7de410d21701a14588b3497b975da1MD58THUMBNAILCarlosHP.pdf.jpgCarlosHP.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12246/7/CarlosHP.pdf.jpg103875fd20528a10b46150f83d723256MD57MotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdf.jpgMotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12246/9/MotivacaoSatisfacaoLuz_Porto_2006.pdf.jpg103875fd20528a10b46150f83d723256MD59123456789/122462019-01-29 18:07:44.712oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T21:07:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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