Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095 |
Resumo: | A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensino |
id |
UFRN_6b14c61870ab8fd748dca712c8b3f4d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16095 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Guedes, Anderson Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/7060702378647504http://lattes.cnpq.br/0043059721601657Barreto, Ciclamio Leitehttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053Germano, Marcelo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650Borba, Gilvan Luiz2014-12-17T15:05:00Z2013-08-212014-12-17T15:05:00Z2013-06-13GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaFísica do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação AmbientalPhysical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental EducationCNPQ::OUTROSFísica do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndersonGG_DISSERT.pdfapplication/pdf1735529https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/1/AndersonGG_DISSERT.pdff6584cec2c53f7b51f5134f7616dfb6fMD51TEXTAndersonGG_DISSERT.pdf.txtAndersonGG_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain316799https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/6/AndersonGG_DISSERT.pdf.txt497e1939f2d3449abdb737975bbde187MD56THUMBNAILAndersonGG_DISSERT.pdf.jpgAndersonGG_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/7/AndersonGG_DISSERT.pdf.jpgd7664fb186d8043382ae18f54874c266MD57123456789/160952017-11-02 11:12:39.008oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:12:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
title |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
spellingShingle |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais Guedes, Anderson Guimarães Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education CNPQ::OUTROS |
title_short |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
title_full |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
title_fullStr |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
title_full_unstemmed |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
title_sort |
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais |
author |
Guedes, Anderson Guimarães |
author_facet |
Guedes, Anderson Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7060702378647504 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0043059721601657 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2532760140534053 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Anderson Guimarães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borba, Gilvan Luiz |
contributor_str_mv |
Borba, Gilvan Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental |
topic |
Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education CNPQ::OUTROS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
description |
A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensino |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-21 2014-12-17T15:05:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:05:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/1/AndersonGG_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/6/AndersonGG_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/7/AndersonGG_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6584cec2c53f7b51f5134f7616dfb6f 497e1939f2d3449abdb737975bbde187 d7664fb186d8043382ae18f54874c266 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832871152549888 |