Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Anderson Guimarães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095
Resumo: A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensino
id UFRN_6b14c61870ab8fd748dca712c8b3f4d3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16095
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guedes, Anderson Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/7060702378647504http://lattes.cnpq.br/0043059721601657Barreto, Ciclamio Leitehttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053Germano, Marcelo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650Borba, Gilvan Luiz2014-12-17T15:05:00Z2013-08-212014-12-17T15:05:00Z2013-06-13GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaFísica do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação AmbientalPhysical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental EducationCNPQ::OUTROSFísica do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndersonGG_DISSERT.pdfapplication/pdf1735529https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/1/AndersonGG_DISSERT.pdff6584cec2c53f7b51f5134f7616dfb6fMD51TEXTAndersonGG_DISSERT.pdf.txtAndersonGG_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain316799https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/6/AndersonGG_DISSERT.pdf.txt497e1939f2d3449abdb737975bbde187MD56THUMBNAILAndersonGG_DISSERT.pdf.jpgAndersonGG_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/7/AndersonGG_DISSERT.pdf.jpgd7664fb186d8043382ae18f54874c266MD57123456789/160952017-11-02 11:12:39.008oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:12:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
spellingShingle Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
Guedes, Anderson Guimarães
Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental
Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education
CNPQ::OUTROS
title_short Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_full Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_fullStr Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_full_unstemmed Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_sort Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
author Guedes, Anderson Guimarães
author_facet Guedes, Anderson Guimarães
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7060702378647504
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0043059721601657
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2532760140534053
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Anderson Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Gilvan Luiz
contributor_str_mv Borba, Gilvan Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental
topic Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental
Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education
CNPQ::OUTROS
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
description A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensino
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-21
2014-12-17T15:05:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:05:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095
identifier_str_mv GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/1/AndersonGG_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/6/AndersonGG_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16095/7/AndersonGG_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6584cec2c53f7b51f5134f7616dfb6f
497e1939f2d3449abdb737975bbde187
d7664fb186d8043382ae18f54874c266
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832871152549888