Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Verônica Maria Gonçalves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250706
Resumo: São inúmeros os aspectos discutidos no âmbito acadêmico sobre a incipiência de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no cenário educacional brasileiro. Entre as principais questões desafiadoras nesse processo destaca-se a definição de instrumentos para o rastreio em sala de aula, que pode ser a observação e registros de práticas pautadas no Enriquecimento Curricular, cujo envolvimento dos estudantes pode evidenciar aqueles que apresentam comportamentos com indicadores superdotados. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática de conteúdos específicos do 5º ano, pautadas nos pressupostos do enriquecimento curricular que evidencie comportamentos associados à AH/SD, baseado nos princípios da teoria de Renzulli. Para alcançá-lo o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com intervenção em sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados temos: a) Lista de Verificação de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – LIVIAHSD (PÉREZ; FREITAS, 2016) e a lista sobre campos de interesse; b) relatório de aplicação dos vídeos pelos professores. Os participantes foram professores e estudantes que estão no 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma unidade escolar pública, no interior de São Paulo. Esta pesquisa destaca-se por sua relevância, podendo ser usada em média escala, ou seja, em uma escola ou por polos de escolas. Usando desta forma para rastreio de alunos com ou sem AH/SD, uma vez que professores podem aplicar este material, pois nesta pesquisa foi rastreado alunos que podem ter AH/SD tanto para o tipo produtivo-criativo, quanto para o acadêmico.
id UNSP_c4fd54533e6b5fa2f1e2cf6bd8f014ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250706
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivasCurricular enrichment: focus on screening to identify high abilities/giftedness through inclusive pedagogical practicesRastreioEnriquecimento CurricularAltas Habilidades/SuperdotaçãoScreeningCurriculum enrichmentHigh skills/Giftedness.São inúmeros os aspectos discutidos no âmbito acadêmico sobre a incipiência de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no cenário educacional brasileiro. Entre as principais questões desafiadoras nesse processo destaca-se a definição de instrumentos para o rastreio em sala de aula, que pode ser a observação e registros de práticas pautadas no Enriquecimento Curricular, cujo envolvimento dos estudantes pode evidenciar aqueles que apresentam comportamentos com indicadores superdotados. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática de conteúdos específicos do 5º ano, pautadas nos pressupostos do enriquecimento curricular que evidencie comportamentos associados à AH/SD, baseado nos princípios da teoria de Renzulli. Para alcançá-lo o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com intervenção em sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados temos: a) Lista de Verificação de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – LIVIAHSD (PÉREZ; FREITAS, 2016) e a lista sobre campos de interesse; b) relatório de aplicação dos vídeos pelos professores. Os participantes foram professores e estudantes que estão no 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma unidade escolar pública, no interior de São Paulo. Esta pesquisa destaca-se por sua relevância, podendo ser usada em média escala, ou seja, em uma escola ou por polos de escolas. Usando desta forma para rastreio de alunos com ou sem AH/SD, uma vez que professores podem aplicar este material, pois nesta pesquisa foi rastreado alunos que podem ter AH/SD tanto para o tipo produtivo-criativo, quanto para o acadêmico.There are countless aspects discussed in the academic field about the incipience of students with High Abilities/Giftedness in the Brazilian educational scenario. Among the main challenging issues in this process, the definition of instruments for screening in the classroom stands out, which can be the observation and records of practices based on Curriculum Enrichment, whose student involvement can show those who present behaviors with gifted indicators. The general objective of the research was to elaborate a didactic sequence of specific contents of the 5th year, based on the assumptions of curricular enrichment that evidences behaviors associated with AH/SD, based on the principles of Renzulli's theory. To achieve this, the methodological path was based on a qualitative approach, with intervention in the classroom. As data collection instruments we have: a) High Skills/Giftedness Indicator Identification Checklist – LIVIAHSD (PÉREZ; FREITAS, 2016) and the list of fields of interest; b) report on the application of the videos by the teachers. The participants were teachers and students who are in the 5th year of elementary school, in a public school unit, in the interior of São Paulo. This research stands out for its relevance, and can be used on a medium scale, that is, in a school or by school centers. Using this way to track students with or without AH/SD, since teachers can apply this material, as in this research students who may have AH/SD were tracked for both the productive-creative type and the academic one.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Verônica Maria Gonçalves de2023-09-18T12:24:28Z2023-09-18T12:24:28Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25070633004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:04:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:26:34.576734Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
Curricular enrichment: focus on screening to identify high abilities/giftedness through inclusive pedagogical practices
title Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
spellingShingle Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
Souza, Verônica Maria Gonçalves de
Rastreio
Enriquecimento Curricular
Altas Habilidades/Superdotação
Screening
Curriculum enrichment
High skills/Giftedness.
title_short Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
title_full Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
title_fullStr Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
title_full_unstemmed Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
title_sort Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
author Souza, Verônica Maria Gonçalves de
author_facet Souza, Verônica Maria Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Verônica Maria Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Rastreio
Enriquecimento Curricular
Altas Habilidades/Superdotação
Screening
Curriculum enrichment
High skills/Giftedness.
topic Rastreio
Enriquecimento Curricular
Altas Habilidades/Superdotação
Screening
Curriculum enrichment
High skills/Giftedness.
description São inúmeros os aspectos discutidos no âmbito acadêmico sobre a incipiência de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no cenário educacional brasileiro. Entre as principais questões desafiadoras nesse processo destaca-se a definição de instrumentos para o rastreio em sala de aula, que pode ser a observação e registros de práticas pautadas no Enriquecimento Curricular, cujo envolvimento dos estudantes pode evidenciar aqueles que apresentam comportamentos com indicadores superdotados. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática de conteúdos específicos do 5º ano, pautadas nos pressupostos do enriquecimento curricular que evidencie comportamentos associados à AH/SD, baseado nos princípios da teoria de Renzulli. Para alcançá-lo o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com intervenção em sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados temos: a) Lista de Verificação de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – LIVIAHSD (PÉREZ; FREITAS, 2016) e a lista sobre campos de interesse; b) relatório de aplicação dos vídeos pelos professores. Os participantes foram professores e estudantes que estão no 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma unidade escolar pública, no interior de São Paulo. Esta pesquisa destaca-se por sua relevância, podendo ser usada em média escala, ou seja, em uma escola ou por polos de escolas. Usando desta forma para rastreio de alunos com ou sem AH/SD, uma vez que professores podem aplicar este material, pois nesta pesquisa foi rastreado alunos que podem ter AH/SD tanto para o tipo produtivo-criativo, quanto para o acadêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18T12:24:28Z
2023-09-18T12:24:28Z
2023-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250706
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/250706
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128360490991616