Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo indicar iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente interno e externo que a empresa está inserida e de seus elementos direcionadores da estratégia, proporcionando à organização uma melhor atuação no mercado competitivo e em suas atividades rotineiras. Foi utilizada a técnica de Brainstorming para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, a partir da participação em uma reunião com colaboradores. Para identificação dos elementos estratégicos foi utilizada uma entrevista em profundidade com o proprietário. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, priorizados e organizados de acordo com a visão do gestor proprietário. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi aplicada a matriz de prioridades GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para definição dos principais problemas a serem solucionados visando o aproveitamento das oportunidades. Assim, a partir dos objetivos organizacionais, elaborou-se um plano de iniciativas estratégicas, destacando caminhos possíveis paraatingir suas metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas desta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida. |
id |
UFRN_6bda0bfe1ee6c43253ca7a67f45a72ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35203 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Mariana BezerraAraújo, Afrânio Galdino deFerreira, Antônio CarlosCalazans, Dinara Leslye Macedo e Silva2019-06-28T17:37:12Z2021-09-20T15:00:54Z2019-06-28T17:37:12Z2021-09-20T15:00:54Z201920155132892FERREIRA, Mariana Bezerra. Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de parafusos e ferramentas. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203A presente pesquisa tem como objetivo indicar iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente interno e externo que a empresa está inserida e de seus elementos direcionadores da estratégia, proporcionando à organização uma melhor atuação no mercado competitivo e em suas atividades rotineiras. Foi utilizada a técnica de Brainstorming para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, a partir da participação em uma reunião com colaboradores. Para identificação dos elementos estratégicos foi utilizada uma entrevista em profundidade com o proprietário. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, priorizados e organizados de acordo com a visão do gestor proprietário. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi aplicada a matriz de prioridades GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para definição dos principais problemas a serem solucionados visando o aproveitamento das oportunidades. Assim, a partir dos objetivos organizacionais, elaborou-se um plano de iniciativas estratégicas, destacando caminhos possíveis paraatingir suas metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas desta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida.The present research aims to indicate strategic initiatives based on the analysis of the internal and external environment that the company is inserted and its strategic direction elements, giving the organization a better performance in the competitive market and in its routine activities. The Brainstorming technique was used to collect data and ideas related to the internal and external environment of the company, based on participation in a meeting with employees. An in-depth interview with the owner was used to identify the strategic elements. Subsequently, the data obtained were categorized, prioritized and organized according to the owner's view. In this way the organization's identity was elaborated, with the definition of its business, mission, vision and identification of organizational values and objectives, always taking into account the vision of the owner manager. The SWOT matrix was used to identify the strengths and weaknesses within the organization. The analysis of the external environment was made considering the variables PESTEL (Political, Economic, Social, Technological, Environmental and Legal). The strategic window resulting from the SWOT crossing was applied to the priority matrix GUT (Severity, Urgency and Trend) to define the main problems to be solved in order to take advantage of the opportunities. Thus, from the organizational objectives, a plan of strategic initiatives was drawn up, outlining possible ways to reach its goals. Finally, the initiatives pointed out in this study highlight the relevance of the company to know its operating environment and its organizational identity, meeting the importance of the implementation of the actions indicated in this analysis, in order to achieve the success and expected results, given the dynamic environmental context in which it is inserted.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégiaAnálise ambiental SWOTPlanejamento estratégicoVarejoIniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIniciativasEstrategicas_Ferreira_2019tcc MARIANA PDFapplication/octet-stream687985https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/1/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019d1b28c768352187c330b28b1fb5edc61MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTIniciativasEstrategicas_Ferreira_2019.txtExtracted texttext/plain70294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/4/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019.txtfac7d798bd0fb481d9eb6889be0fc50bMD54123456789/352032021-09-20 12:00:55.033oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:00:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
title |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
spellingShingle |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo Ferreira, Mariana Bezerra Estratégia Análise ambiental SWOT Planejamento estratégico Varejo |
title_short |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
title_full |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
title_fullStr |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
title_full_unstemmed |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
title_sort |
Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo |
author |
Ferreira, Mariana Bezerra |
author_facet |
Ferreira, Mariana Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Afrânio Galdino de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Ferreira, Antônio Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mariana Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva |
contributor_str_mv |
Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Análise ambiental SWOT Planejamento estratégico Varejo |
topic |
Estratégia Análise ambiental SWOT Planejamento estratégico Varejo |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo indicar iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente interno e externo que a empresa está inserida e de seus elementos direcionadores da estratégia, proporcionando à organização uma melhor atuação no mercado competitivo e em suas atividades rotineiras. Foi utilizada a técnica de Brainstorming para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, a partir da participação em uma reunião com colaboradores. Para identificação dos elementos estratégicos foi utilizada uma entrevista em profundidade com o proprietário. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, priorizados e organizados de acordo com a visão do gestor proprietário. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi aplicada a matriz de prioridades GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para definição dos principais problemas a serem solucionados visando o aproveitamento das oportunidades. Assim, a partir dos objetivos organizacionais, elaborou-se um plano de iniciativas estratégicas, destacando caminhos possíveis paraatingir suas metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas desta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-28T17:37:12Z 2021-09-20T15:00:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-28T17:37:12Z 2021-09-20T15:00:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20155132892 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Mariana Bezerra. Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de parafusos e ferramentas. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203 |
identifier_str_mv |
20155132892 FERREIRA, Mariana Bezerra. Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de parafusos e ferramentas. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/1/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/4/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1b28c768352187c330b28b1fb5edc61 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fac7d798bd0fb481d9eb6889be0fc50b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117631515295744 |