Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Araújo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28290
Resumo: A presente pesquisa busca discutir e compreender o papel da música brasileira, sob uma perspectiva comunicacional, frente às questões de representatividade trans e travesti na sociedade. Nesse sentido, essa obra apresenta-se como uma proposta de pesquisa qualitativa exploratória dos temas imbricados na problemática, por meio de um percurso metodológico chamado de Imersão Sistemática Afeto-analítica, inspirada nas inquietações de Jota Mombaça (2016), com o objetivo de responder: como a emergência de um cenário musical dissidente centrado na representatividade LGBT, mais especificamente a representatividade trans e travesti, afeta as demandas do movimento e, consequentemente, contribui para normatização social coletiva desses corpos, o debate político e a legitimidade dos direitos da população LGBT no Brasil? A pesquisa tem como interagentes a banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, buscando entender como as pessoas trans agenciam suas vivências a partir da representatividade em diálogo com as discussões de gênero e sexualidade de Jaqueline Gomes de Jesus (2012; 2015; 2018), Guacira Lopes Louro (2016) e Amara Moira (2017); as reflexões acerca do mercado fonográfico de Marcia Tosta Dias (2008) e da representatividade LGBT midiática, a partir das ideias de João Silvério Trevisan (2017; 2018) e Flávia Péret (2011). Percebe-se, a partir das reflexões acerca das ideias de Muniz Sodré (2006), Ruth Finnegan (2008) e João Fernando de Araújo (2013), aqui, o poder que a música tem de desconstruir os muros e barreiras que efetivamente segregam, comunicando, sendo meio, mensagem e mídia, carregando em si essas imbricações que chamo de comusicação. A visibilidade de pessoas trans e travestis não é suficiente para tirar essas pessoas da marginalização, mas é uma importante forma de compreender que as identidades e presenças desses corpos precisam ser humanizadas e naturalizadas na ocupação dos espaços. Representatividade, aqui, é o ato desses corpos trans de se fazerem presentes.
id UFRN_6c5853a20a14ed6c9a9100b0bcf3cd38
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28290
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, André Araújo daLacerda, Juciano de SousaNobre, Itamar de MoraisJesus, Jaqueline Gomes deLima, Maria Erica de OliveiraVeloso, Maria do Socorro Furtado2020-01-16T21:51:46Z2020-01-16T21:51:46Z2019-08-20SILVA, André Araújo da. Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28290A presente pesquisa busca discutir e compreender o papel da música brasileira, sob uma perspectiva comunicacional, frente às questões de representatividade trans e travesti na sociedade. Nesse sentido, essa obra apresenta-se como uma proposta de pesquisa qualitativa exploratória dos temas imbricados na problemática, por meio de um percurso metodológico chamado de Imersão Sistemática Afeto-analítica, inspirada nas inquietações de Jota Mombaça (2016), com o objetivo de responder: como a emergência de um cenário musical dissidente centrado na representatividade LGBT, mais especificamente a representatividade trans e travesti, afeta as demandas do movimento e, consequentemente, contribui para normatização social coletiva desses corpos, o debate político e a legitimidade dos direitos da população LGBT no Brasil? A pesquisa tem como interagentes a banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, buscando entender como as pessoas trans agenciam suas vivências a partir da representatividade em diálogo com as discussões de gênero e sexualidade de Jaqueline Gomes de Jesus (2012; 2015; 2018), Guacira Lopes Louro (2016) e Amara Moira (2017); as reflexões acerca do mercado fonográfico de Marcia Tosta Dias (2008) e da representatividade LGBT midiática, a partir das ideias de João Silvério Trevisan (2017; 2018) e Flávia Péret (2011). Percebe-se, a partir das reflexões acerca das ideias de Muniz Sodré (2006), Ruth Finnegan (2008) e João Fernando de Araújo (2013), aqui, o poder que a música tem de desconstruir os muros e barreiras que efetivamente segregam, comunicando, sendo meio, mensagem e mídia, carregando em si essas imbricações que chamo de comusicação. A visibilidade de pessoas trans e travestis não é suficiente para tirar essas pessoas da marginalização, mas é uma importante forma de compreender que as identidades e presenças desses corpos precisam ser humanizadas e naturalizadas na ocupação dos espaços. Representatividade, aqui, é o ato desses corpos trans de se fazerem presentes.The present search seeks to discuss and understand the role of Brazilian music, from a communicational perspective, facing the questions of trans and travesti representativeness in society. In this sense, this work presents itself as a proposal of exploratory qualitative research of the themes imbricated in the problematic, through a methodological path called the Affectanalytic Systematic Immersion, inspired by the concerns of Jota Mombaça (2016), aiming to answer: How the emergence of a dissident music scene centered on LGBT representativeness, specifically trans and transvestite representativeness, affects the demands of the movement and, consequently, contributes to the collective social normalization of these bodies, the political debate and the legitimacy of LGBT population rights. in Brazil? The research has as interactors the band “As Bahias e a Cozinha Mineira”, seeking to understand how people transience their experiences from the representativeness in dialogue with the discussions of gender and sexuality of Jaqueline Gomes de Jesus (2012; 2015; 2018), Guacira Lopes Louro (2016) and Amara Moira (2017), the reflections on the music market of Marcia Tosta Dias (2008) and LGBT media representation, based on the ideas of João Silvério Trevisan (2017; 2018) and Flávia Péret (2011). From the reflections on the ideas of Muniz Sodré (2006), Ruth Finnegan (2008) and João Fernando de Araújo (2013), we can see the power that music has to deconstruct the walls and barriers that effectively segregate, communicating, being medium, message and media, carrying within them these imbrications that I call comusication. The visibility of trans and transvestite people is not enough to get these people out of marginalization, but that it is an important form of visibility to realize that the identities and presences of these bodies need to be humanized and naturalized in the occupation of spaces. Representativity here is the act of these trans bodies being present.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstudos da mídiaRepresentatividade transMúsica brasileiraGênero e sexualidadeAs Bahias e a Cozinha MineiraDamas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDamaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.txtDamaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain264069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28290/2/Damaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.txt6b5348dfc5e9482b018e5c86f0b70e0aMD52THUMBNAILDamaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.jpgDamaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28290/3/Damaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.jpg3b643335fb390b3cd1bba08a217613cdMD53ORIGINALDamaspausatravessamentos_Silva_2019.pdfapplication/pdf830757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28290/1/Damaspausatravessamentos_Silva_2019.pdfff06b342d998aa9a96b41619b5bf3a31MD51123456789/282902020-01-19 04:51:11.733oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28290Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:51:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
title Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
spellingShingle Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
Silva, André Araújo da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Estudos da mídia
Representatividade trans
Música brasileira
Gênero e sexualidade
As Bahias e a Cozinha Mineira
title_short Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
title_full Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
title_fullStr Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
title_full_unstemmed Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
title_sort Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira
author Silva, André Araújo da
author_facet Silva, André Araújo da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Itamar de Morais
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Jesus, Jaqueline Gomes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lima, Maria Erica de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Araújo da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veloso, Maria do Socorro Furtado
contributor_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
Veloso, Maria do Socorro Furtado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Estudos da mídia
Representatividade trans
Música brasileira
Gênero e sexualidade
As Bahias e a Cozinha Mineira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos da mídia
Representatividade trans
Música brasileira
Gênero e sexualidade
As Bahias e a Cozinha Mineira
description A presente pesquisa busca discutir e compreender o papel da música brasileira, sob uma perspectiva comunicacional, frente às questões de representatividade trans e travesti na sociedade. Nesse sentido, essa obra apresenta-se como uma proposta de pesquisa qualitativa exploratória dos temas imbricados na problemática, por meio de um percurso metodológico chamado de Imersão Sistemática Afeto-analítica, inspirada nas inquietações de Jota Mombaça (2016), com o objetivo de responder: como a emergência de um cenário musical dissidente centrado na representatividade LGBT, mais especificamente a representatividade trans e travesti, afeta as demandas do movimento e, consequentemente, contribui para normatização social coletiva desses corpos, o debate político e a legitimidade dos direitos da população LGBT no Brasil? A pesquisa tem como interagentes a banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, buscando entender como as pessoas trans agenciam suas vivências a partir da representatividade em diálogo com as discussões de gênero e sexualidade de Jaqueline Gomes de Jesus (2012; 2015; 2018), Guacira Lopes Louro (2016) e Amara Moira (2017); as reflexões acerca do mercado fonográfico de Marcia Tosta Dias (2008) e da representatividade LGBT midiática, a partir das ideias de João Silvério Trevisan (2017; 2018) e Flávia Péret (2011). Percebe-se, a partir das reflexões acerca das ideias de Muniz Sodré (2006), Ruth Finnegan (2008) e João Fernando de Araújo (2013), aqui, o poder que a música tem de desconstruir os muros e barreiras que efetivamente segregam, comunicando, sendo meio, mensagem e mídia, carregando em si essas imbricações que chamo de comusicação. A visibilidade de pessoas trans e travestis não é suficiente para tirar essas pessoas da marginalização, mas é uma importante forma de compreender que as identidades e presenças desses corpos precisam ser humanizadas e naturalizadas na ocupação dos espaços. Representatividade, aqui, é o ato desses corpos trans de se fazerem presentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T21:51:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-16T21:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, André Araújo da. Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28290
identifier_str_mv SILVA, André Araújo da. Damas de paus: atravessamentos afetivos sobre representatividade trans e travesti na música brasileira d'as Bahias e a Cozinha Mineira. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28290/2/Damaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28290/3/Damaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28290/1/Damaspausatravessamentos_Silva_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b5348dfc5e9482b018e5c86f0b70e0a
3b643335fb390b3cd1bba08a217613cd
ff06b342d998aa9a96b41619b5bf3a31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832972349571072