Intenção de uso e-learning dos docentes no curso de Ciências Contábeis
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48451 |
Resumo: | O presente estudo analisou as competências dos docentes de Ciências Contábeis associadas à intenção de uso das ferramentas E-learning. O estudo foi de natureza aplicada, descritivo, bibliográfico, com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi realizada via Survey por meio da aplicação da Análise Fatorial, Correlação, Alpha de Cronbach e Análise de Regressão Múltipla por MQO. Para tanto, utilizou os seguintes constructos: perfil, concepções da docência universitária, mediação, formação profissional, saberes docentes, utilização de recursos tecnológicos e intenção de uso, sendo este último a variável dependente. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes do curso de Ciências Contábeis do Rio Grande do Norte participantes desta pesquisa são do gênero masculino, com idade entre 31 a 40 anos, possuindo Mestrado, tendo entre 11 a 15 anos de experiência na docência e que atua em instituições públicas. O constructo “Mediação” foi que maior apresentou maior média de respostas relacionado a com a intenção de uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto ao modelo econométrico, a variável dependente “Intenção de uso” pode ser explicada 0,6362. Além disso, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” são estatisticamente significantes a 5%, não rejeitando a hipótese de que estas variáveis têm relação positiva com a variável dependente “Intenção de uso” de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” possuem uma relação direta com a variável explicada no processo de ensino. Por outro lado, os resultados apontam que os constructos “Concepções da docência universitária”, “Mediação” e “Saberes docentes”, não são estaticamente significantes quanto a intenção de uso na utilização de recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino, onde remete um alerta para IES quanto a formação contínua do seu quadro de professores. Dessa maneira, recomenda-se para futuras pesquisas que o mesmo estudo seja replicado em outras regiões do País, em que a amostra seria, não somente professores, como também coordenadores e alunos, pois esses também fazem uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, pode-se também sugerir buscar identificar quais são os recursos, até mesmo estratégias de ensino que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis mais utilizam, em prol de atrair o aluno no processo para construção do conhecimento contábil. |
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Silva, Marcelo Rangner Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/2361851640948298https://orcid.org/0000-0003-4563-2602http://lattes.cnpq.br/4055324644123917Vieira, Luís Manuel Esteves da RochaAndrade, Adrianne Paula Vieira dehttps://orcid.org/0000-0003-3304-8812http://lattes.cnpq.br/3586441259396470Leal, Edvalda AraújoLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira2022-07-11T23:24:18Z2022-07-11T23:24:18Z2021-12-22SILVA, Marcelo Rangner Vasconcelos. Intenção de uso e-learning dos docentes no curso de Ciências Contábeis. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48451O presente estudo analisou as competências dos docentes de Ciências Contábeis associadas à intenção de uso das ferramentas E-learning. O estudo foi de natureza aplicada, descritivo, bibliográfico, com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi realizada via Survey por meio da aplicação da Análise Fatorial, Correlação, Alpha de Cronbach e Análise de Regressão Múltipla por MQO. Para tanto, utilizou os seguintes constructos: perfil, concepções da docência universitária, mediação, formação profissional, saberes docentes, utilização de recursos tecnológicos e intenção de uso, sendo este último a variável dependente. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes do curso de Ciências Contábeis do Rio Grande do Norte participantes desta pesquisa são do gênero masculino, com idade entre 31 a 40 anos, possuindo Mestrado, tendo entre 11 a 15 anos de experiência na docência e que atua em instituições públicas. O constructo “Mediação” foi que maior apresentou maior média de respostas relacionado a com a intenção de uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto ao modelo econométrico, a variável dependente “Intenção de uso” pode ser explicada 0,6362. Além disso, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” são estatisticamente significantes a 5%, não rejeitando a hipótese de que estas variáveis têm relação positiva com a variável dependente “Intenção de uso” de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” possuem uma relação direta com a variável explicada no processo de ensino. Por outro lado, os resultados apontam que os constructos “Concepções da docência universitária”, “Mediação” e “Saberes docentes”, não são estaticamente significantes quanto a intenção de uso na utilização de recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino, onde remete um alerta para IES quanto a formação contínua do seu quadro de professores. Dessa maneira, recomenda-se para futuras pesquisas que o mesmo estudo seja replicado em outras regiões do País, em que a amostra seria, não somente professores, como também coordenadores e alunos, pois esses também fazem uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, pode-se também sugerir buscar identificar quais são os recursos, até mesmo estratégias de ensino que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis mais utilizam, em prol de atrair o aluno no processo para construção do conhecimento contábil.The present study analyzed the competences of Accounting Science teachers associated with the intention to use E-learning tools. The study was applied, descriptive, bibliographic, with a quantitative approach, in which data collection was performed via Survey through the application of Factor Analysis, Correlation, Cronbach's Alpha and Multiple Regression Analysis by OLS. For that, it used the following constructs: profile, conceptions of university teaching, mediation, professional training, teaching knowledge, use of technological resources and intention of use, the latter being the dependent variable. The research results revealed that most of the teachers of the Accounting Sciences course in Rio Grande do Norte participating in this research are male, aged between 31 and 40 years old, having a Master's degree, having between 11 and 15 years of experience in teaching and working in public institutions. The “Mediation” construct was the one with the highest mean of responses related to the intention to use technologies in the teaching-learning process. As for the econometric model, the dependent variable “Intention to use” can be explained 0.6362. In addition, the constructs "Professional training" and "Use of technological resources" are statistically significant at 5%, not rejecting the hypothesis that these variables have a positive relationship with the dependent variable "Intention to use" technological resources in the teaching process -learning, that is, the constructs “Professional training” and “Use of technological resources” have a direct relationship with the variable explained in the teaching process. On the other hand, the results indicate that the constructs "Conceptions of university teaching", "Mediation" and "Teachers knowledge", are not statically significant regarding the intention of use in the use of technological resources aimed at the teaching process, which refers to a alert to HEIs regarding the continuous training of their teaching staff. Thus, it is recommended for future research that the same study be replicated in other regions of the country, in which the sample would be, not only teachers, but also coordinators and students, as these also make use of technological resources in the teaching-learning process. learning. Finally, it can also be suggested that we seek to identify the resources, even teaching strategies that teachers of Accounting courses use the most, in order to attract the student in the process of building accounting knowledge.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilEnsino superior - educação à distânciaCompetências docenteE-learningFormação docente - ciências contábeisIntenção de uso e-learning dos docentes no curso de Ciências Contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntencaousoelearning_Silva_2021.pdfapplication/pdf857867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48451/1/Intencaousoelearning_Silva_2021.pdf1b8d03455551acbfcad6423c108c030aMD51123456789/484512022-07-11 20:24:55.417oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-11T23:24:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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