Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52693
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.
id UFRN_6d949bb56511b7c4920aaec42f55dd27
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52693
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4178603415869668http://lattes.cnpq.br/1716956463155805Queiroz, Luís Ricardo SilvaThomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Gomes, Carolina Chaves2023-06-14T20:46:31Z2023-06-14T20:46:31Z2023-03-25AMARAL, Sthela Cristina de Medeiros Gomes. Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52693O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.The present work refers to research with the experiences of composing, auditioning, and performing in the Musicalization Workshop with the flute at Municipal School Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, in Natal, RN, during the period of physical distancing. The general objective is to expose, reflect, analyze and discuss how these experiences impact and reflect on human musical formation. This is an evaluative investigation of the developments and impacts of music in the formation of students in education. The lived experiences and the developed activities were carried out in Elementary School, permeated by action research in a qualitative approach, using class records through images, writings, and filming, as well as interviews with students and testimonials from family members, teachers, and management staff. As the main theoretical contributions of Music Education, we used Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019), and Bastian (2018). In the context of the Covid-19 pandemic, we have Cruz (2020) and Ricci and Vieira (2020). In the reflections on the knowledge of experience, we seek foundation in Bondiá (2018) and Santana (2010). We conclude that it was a successfully developed project, both on the pedagogical and artistic sides, reflecting actions with noticeable results in the musical, personal, and social learning and growth of the students, who developed artistically and musically, cognitively and culturally. This experience can offer discussions that encourage the teaching of music in schools, pointing out possible paths in the teaching and learning relationships.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEnsino-aprendizagemEducação musicalEducação básicaFlauta doceMusicalizaçãoMúsica na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMusicaescolabasica_Amaral_2023.pdfapplication/pdf13495241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52693/1/Musicaescolabasica_Amaral_2023.pdf6091280556c4ee5026664ea5aa673bfcMD51123456789/526932023-06-14 17:47:10.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52693Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-14T20:47:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
title Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
spellingShingle Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Ensino-aprendizagem
Educação musical
Educação básica
Flauta doce
Musicalização
title_short Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
title_full Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
title_fullStr Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
title_full_unstemmed Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
title_sort Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
author Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
author_facet Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4178603415869668
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1716956463155805
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Queiroz, Luís Ricardo Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Carolina Chaves
contributor_str_mv Gomes, Carolina Chaves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Ensino-aprendizagem
Educação musical
Educação básica
Flauta doce
Musicalização
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Educação musical
Educação básica
Flauta doce
Musicalização
description O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-14T20:46:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-14T20:46:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Sthela Cristina de Medeiros Gomes. Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52693
identifier_str_mv AMARAL, Sthela Cristina de Medeiros Gomes. Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52693/1/Musicaescolabasica_Amaral_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6091280556c4ee5026664ea5aa673bfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117545313959936