Os bastidores da política pública de mobilidade urbana em Natal: as relações dos atores sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28293 |
Resumo: | A pesquisa procura contribuir com a discussão sobre política públicas de mobilidade urbana e com a governança. Desse modo, parte de uma perspectiva relacional da governança para abordar as conexões entre os atores sociais da mobilidade urbana no município de Natal. As cidades têm vivenciado uma piora progressiva dos deslocamentos urbanos, dos congestionamentos, dos acidentes, da poluição, afetando a qualidade de vida. Um grande vetor dessa precarização são as ações públicas e investimentos focados no transporte motorizado individual. Em Natal, verifica-se uma dificuldade em avançar em uma ampliação de perspectiva que passe a priorizar os modos coletivos e não motorizados de transporte e que tenha um modelo baseado na contenção do tráfego. A política pública é composta por três pilares: atores, instituições e ideias, com isso, utiliza-se o conceito de governança de Eduardo Marques (2013), que enfatiza a interconexão entre os atores Estatais e não-Estatais da política pública que estão envolvidos com a produção da política pública local, atrelado a isso a análise relacional de Gurza Lavalle, Castello e Bichir (2008) para criar a base teórico-metodológica do trabalho. O objetivo foi analisar as relações entre os atores da política de mobilidade urbana de Natal, tendo como foco a percepção dos próprios participantes. Quanto aos objetivos específicos, foi identificado os atores envolvidos, distinguindo a maneira com que esses percebiam a mobilidade urbana e por fim, investigou-se a maneira como se dava as relações entre eles. O método utilizado foi baseado em pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostram que as relações entre os atores sociais são complexas e podem ir desde a cooperação até o confronto mais direto. As conexões podem se dar de forma intergovernamental, intersetorial, interinstitucional ou territorial. Por fim, percebeu-se que as cooperações são visualizadas principalmente entre os grupos da sociedade civil envolvidos com a mobilidade ativa e o meio ambiente, os grupos do transporte público eram mais isolados e enfrentavam também um obstáculo maior, tendo em vista outros interesses que dificultam a regulamentação do transporte público em Natal. Acredita-se que o enfoque nas relações pode revelar mais dos bastidores que compõe a política pública de mobilidade urbana de Natal, apresentando novos aspectos da sua produção. |
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Um grande vetor dessa precarização são as ações públicas e investimentos focados no transporte motorizado individual. Em Natal, verifica-se uma dificuldade em avançar em uma ampliação de perspectiva que passe a priorizar os modos coletivos e não motorizados de transporte e que tenha um modelo baseado na contenção do tráfego. A política pública é composta por três pilares: atores, instituições e ideias, com isso, utiliza-se o conceito de governança de Eduardo Marques (2013), que enfatiza a interconexão entre os atores Estatais e não-Estatais da política pública que estão envolvidos com a produção da política pública local, atrelado a isso a análise relacional de Gurza Lavalle, Castello e Bichir (2008) para criar a base teórico-metodológica do trabalho. O objetivo foi analisar as relações entre os atores da política de mobilidade urbana de Natal, tendo como foco a percepção dos próprios participantes. Quanto aos objetivos específicos, foi identificado os atores envolvidos, distinguindo a maneira com que esses percebiam a mobilidade urbana e por fim, investigou-se a maneira como se dava as relações entre eles. O método utilizado foi baseado em pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostram que as relações entre os atores sociais são complexas e podem ir desde a cooperação até o confronto mais direto. As conexões podem se dar de forma intergovernamental, intersetorial, interinstitucional ou territorial. Por fim, percebeu-se que as cooperações são visualizadas principalmente entre os grupos da sociedade civil envolvidos com a mobilidade ativa e o meio ambiente, os grupos do transporte público eram mais isolados e enfrentavam também um obstáculo maior, tendo em vista outros interesses que dificultam a regulamentação do transporte público em Natal. Acredita-se que o enfoque nas relações pode revelar mais dos bastidores que compõe a política pública de mobilidade urbana de Natal, apresentando novos aspectos da sua produção.The research seeks to contribute to the discussion on urban mobility policy and governance. Thus, it has a relational perspective of governance to cover the connections between the social actors of urban mobility in the municipality of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. The cities have experienced a deterioration of the urban displacements that as a result has more jams, accidents, pollution, all this affects the quality of life. One of the main conductors of this is the public acts and the investments focused on the individual motorized transport. In Natal, there is difficulty in enlarging the mobility policy perspective, that focus in prioritize collective modes and non motorizes modes of transportation, and is a model based on the car containment. The policy is composed of three pillars: actors, institutions and ideas, thereby, we used the governance concept of Eduardo Marques (2013), that emphasizes the interconnection between the state and non-state actors that are involved with the local policy making, we put to the relational analyses of Gurza Lavalle, Castello and Bichir (2008) to create a theoretical and methodological base to the work. The objective was to analyze the relations among the urban mobility policy actors of Natal, by having as focus the perception of the own participants. The specific objectives were the identification of the implicant actors, the distinction in the way they perceive urban mobility, and lastly the investigation of the way the relations between them occurred. The method we used was based in the bibliographical research, data collection and semi-structured interviews. The results obtained show that the relations between social actors are complex and can range from cooperation to more direct confrontation. The connections may be intergovernmental, intersectoral, interinstitutional or territorial. Finally, we see that cooperation is seen mainly among civil society groups involved with active mobility and the environment, public transport groups were more isolated and faced a major obstacle, in view of other interests that hinder regulation of public transport in Natal. We believe that the focus on relationships can reveal more behind the scenes that compose the public policy of urban mobility of Natal, presenting new aspects of its production.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALPolítica pública de mobilidade urbanaAtores sociaisGovernançaRelaçõesNatal-RNOs bastidores da política pública de mobilidade urbana em Natal: as relações dos atores sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf.txtBastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain219727https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28293/2/Bastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf.txt230e50e413283309dc67ec28fee32087MD52THUMBNAILBastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf.jpgBastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28293/3/Bastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf.jpg780921d6a8ff06b474bb8f698306b2ebMD53ORIGINALBastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdfapplication/pdf2930562https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28293/1/Bastidorespoliticapublica_Pereira_2019.pdf4e13dc59de908dab81d8b7a39ac04312MD51123456789/282932020-05-05 14:39:52.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28293Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-05T17:39:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A pesquisa procura contribuir com a discussão sobre política públicas de mobilidade urbana e com a governança. Desse modo, parte de uma perspectiva relacional da governança para abordar as conexões entre os atores sociais da mobilidade urbana no município de Natal. As cidades têm vivenciado uma piora progressiva dos deslocamentos urbanos, dos congestionamentos, dos acidentes, da poluição, afetando a qualidade de vida. Um grande vetor dessa precarização são as ações públicas e investimentos focados no transporte motorizado individual. Em Natal, verifica-se uma dificuldade em avançar em uma ampliação de perspectiva que passe a priorizar os modos coletivos e não motorizados de transporte e que tenha um modelo baseado na contenção do tráfego. A política pública é composta por três pilares: atores, instituições e ideias, com isso, utiliza-se o conceito de governança de Eduardo Marques (2013), que enfatiza a interconexão entre os atores Estatais e não-Estatais da política pública que estão envolvidos com a produção da política pública local, atrelado a isso a análise relacional de Gurza Lavalle, Castello e Bichir (2008) para criar a base teórico-metodológica do trabalho. O objetivo foi analisar as relações entre os atores da política de mobilidade urbana de Natal, tendo como foco a percepção dos próprios participantes. Quanto aos objetivos específicos, foi identificado os atores envolvidos, distinguindo a maneira com que esses percebiam a mobilidade urbana e por fim, investigou-se a maneira como se dava as relações entre eles. O método utilizado foi baseado em pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostram que as relações entre os atores sociais são complexas e podem ir desde a cooperação até o confronto mais direto. As conexões podem se dar de forma intergovernamental, intersetorial, interinstitucional ou territorial. Por fim, percebeu-se que as cooperações são visualizadas principalmente entre os grupos da sociedade civil envolvidos com a mobilidade ativa e o meio ambiente, os grupos do transporte público eram mais isolados e enfrentavam também um obstáculo maior, tendo em vista outros interesses que dificultam a regulamentação do transporte público em Natal. Acredita-se que o enfoque nas relações pode revelar mais dos bastidores que compõe a política pública de mobilidade urbana de Natal, apresentando novos aspectos da sua produção. |
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