A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Natalya Cristina de Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30247
Resumo: A compreensão contemporânea de criatividade como uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e aperfeiçoada através da prática, contribuiu para o crescente interesse pelo tema entre pesquisadores de diversas áreas e para a disseminação de sua discussão a partir de contextos variados. No campo da Arquitetura e Urbanismo (AU), embora a literatura sobre a criatividade também siga essa tendência, os estudos ainda exploram pouco a integração entre as percepções dos estudantes e professores sobre o processo criativo inerente ao projeto arquitetônico. Isto é especialmente evidente entre aqueles que estão realizando o Trabalho Final de Graduação (TFG), atividade individual e com regulamentação específica nos Cursos de AU (CAUs) brasileiros. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa relaciona o processo criativo e os TFGs de projeto arquitetônico na percepção de formandos e orientadores, a partir das seguintes questões: de que maneira a criatividade se relaciona com o processo de projeto arquitetônico durante a elaboração do TFG? Como as regulamentações do TFG influenciam na atividade criativa e discussão de ideias? Que aspectos do macro e microambiente afetam a criatividade dos estudantes? Entendendo-se, com base na literatura, que os aspectossocial, físico, temporal e cultural do ambiente atuam sobre o processo criativo (em suas diversas modalidades), a dissertação tem como objetivo principal compreender como a criatividade se insere no processo de elaboração dos TFGs de projeto arquitetônico, tendo como base a percepção de formandos/as e orientadores/as da graduação do CAUUFRN. Considerando a complexidade e a flexibilidade da atividade propositiva no campo do projeto arquitetônico, a investigação assumiu caráter exploratório, correspondendo a um estudo de caso que adotou abordagem multimétodos, integrando instrumentos que capturam o ponto de vista dos participantes (questionário e entrevistas) e averiguam o contexto ambiental (observação, registro fotográfico e mapa mental). Participaram da pesquisa 20 estudantes e 15 professores. Os resultados retratam:suas compreensões sobre a criatividade (com respostas comuns aos dois grupos e em conformidade com a bibliografia recente do processo em arquitetura); suas opiniões sobre as avaliações do TFG (revelando principalmente a importância da avaliação parcial diante da discussão das ideias, aspectos gráficos do trabalho e motivacionais ou de bloqueio criativos) e suas percepções sobre aspectos sócio físicos do macro e microambiente criativo (quanto a adaptação à cultura da época e vantagens/desvantagens observadas nos espaços de produção coletiva e individual). A pesquisa prezou a convergência entre o entendimento dos participantes e a literatura atual, o que valida o percurso metodológico adotado e oferece bases para novos estudos na área.
id UFRN_6e20551da9bfc35b8baf029608d8df16
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30247
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Natalya Cristina de LimaVeloso, Maisa Fernandes DutraKowaltowski, Doris Catharine Cornelie KnatzElali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja2020-10-05T17:26:05Z2020-10-05T17:26:05Z2020-07-02SOUZA, Natalya Cristina de Lima. A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30247A compreensão contemporânea de criatividade como uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e aperfeiçoada através da prática, contribuiu para o crescente interesse pelo tema entre pesquisadores de diversas áreas e para a disseminação de sua discussão a partir de contextos variados. No campo da Arquitetura e Urbanismo (AU), embora a literatura sobre a criatividade também siga essa tendência, os estudos ainda exploram pouco a integração entre as percepções dos estudantes e professores sobre o processo criativo inerente ao projeto arquitetônico. Isto é especialmente evidente entre aqueles que estão realizando o Trabalho Final de Graduação (TFG), atividade individual e com regulamentação específica nos Cursos de AU (CAUs) brasileiros. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa relaciona o processo criativo e os TFGs de projeto arquitetônico na percepção de formandos e orientadores, a partir das seguintes questões: de que maneira a criatividade se relaciona com o processo de projeto arquitetônico durante a elaboração do TFG? Como as regulamentações do TFG influenciam na atividade criativa e discussão de ideias? Que aspectos do macro e microambiente afetam a criatividade dos estudantes? Entendendo-se, com base na literatura, que os aspectossocial, físico, temporal e cultural do ambiente atuam sobre o processo criativo (em suas diversas modalidades), a dissertação tem como objetivo principal compreender como a criatividade se insere no processo de elaboração dos TFGs de projeto arquitetônico, tendo como base a percepção de formandos/as e orientadores/as da graduação do CAUUFRN. Considerando a complexidade e a flexibilidade da atividade propositiva no campo do projeto arquitetônico, a investigação assumiu caráter exploratório, correspondendo a um estudo de caso que adotou abordagem multimétodos, integrando instrumentos que capturam o ponto de vista dos participantes (questionário e entrevistas) e averiguam o contexto ambiental (observação, registro fotográfico e mapa mental). Participaram da pesquisa 20 estudantes e 15 professores. Os resultados retratam:suas compreensões sobre a criatividade (com respostas comuns aos dois grupos e em conformidade com a bibliografia recente do processo em arquitetura); suas opiniões sobre as avaliações do TFG (revelando principalmente a importância da avaliação parcial diante da discussão das ideias, aspectos gráficos do trabalho e motivacionais ou de bloqueio criativos) e suas percepções sobre aspectos sócio físicos do macro e microambiente criativo (quanto a adaptação à cultura da época e vantagens/desvantagens observadas nos espaços de produção coletiva e individual). A pesquisa prezou a convergência entre o entendimento dos participantes e a literatura atual, o que valida o percurso metodológico adotado e oferece bases para novos estudos na área.The contemporary understanding of creativity as a skill that could be learned, trained and refined through practice has contributed to a growing interest in the topic among researchers from diverse fields, and for the dissemination of their discussion from varied contexts. In the field of Architecture and Urbanism (AU), although the literature on creativity also follows this trend, studies still explore little the integration between the students' and teachers’ perceptions of the creative process in architectural design. This is especially apparent among those who are making the Final Graduation Work (acronym, in Portuguese: TFG), individual activity with specific regulation for the Brazilian Architecture and Urbanism Courses(acronym, in Portuguese: CAU). Therefore, the object of this research relates the creative process and the architectural design TFGs in the perception of final year students and their advisors, based on the following questions: how does creativity relate to the architectural design process during the elaboration of the TFG? How do TFG regulations influence creative activity and discussion of ideas? What aspects of the macro and microenvironment affect students' creativity? Understanding, based on the literature, that the social, physical, temporal and cultural aspects of the environment influence the creative process (in its various modalities), the main objective of the dissertation is to understand how creativity inserts in the TFGs elaboration process of the architectural design, based on the perception of final year students and their graduation advisors of CAU-UFRN. Considering the complexity and flexibility of the purposive activity in the architectural project field, the research assumed an exploratory character, corresponding to a case study that adopted a mixed-methods approach, integrating instruments that captured the participants' point of view (questionnaire and interviews) and investigated notions of environmental perception (observation, photographic registers and mind map). Twenty students and fifteen teachers participated in the research. Results indicate: their understanding of creativity (with common answers of both groups and in accordance with the recent bibliography of process in architecture), their opinions on the evaluations of the TFG (mainly revealing the importance of the partial evaluation on the discussion of ideas, graphics work and motivational aspects or creative block) and their perceptions of socio-physical aspects of the macro and micro creative environment (as to the adaptation to the culture of the time and advantages / disadvantages observed in the spaces of collective and individual production). The research valued the convergence between the participants' understanding and the current literature, which validates the methodological path adopted and provides the basis for further studies in the area.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCriatividadeProjeto arquitetônicoTrabalho final de graduaçãoPercepção ambientalA criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRNCreativity in architectural design: an exploratory study in Final Graduation Works at CAU-UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdfapplication/pdf6613464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30247/1/Criatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdfbc6572dd2c134ac87dc18f849e80a737MD51TEXTCriatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.txtCriatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain393626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30247/2/Criatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.txt2d28b177ea810c9720b8cd4c94dcbd20MD52THUMBNAILCriatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.jpgCriatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2038https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30247/3/Criatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.jpg72bbf4f25b4a0215791f500e13991bfbMD53123456789/302472020-10-11 04:39:01.433oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-11T07:39:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Creativity in architectural design: an exploratory study in Final Graduation Works at CAU-UFRN
title A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
spellingShingle A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
Souza, Natalya Cristina de Lima
Criatividade
Projeto arquitetônico
Trabalho final de graduação
Percepção ambiental
title_short A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
title_full A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
title_fullStr A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
title_full_unstemmed A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
title_sort A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN
author Souza, Natalya Cristina de Lima
author_facet Souza, Natalya Cristina de Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Veloso, Maisa Fernandes Dutra
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Natalya Cristina de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
contributor_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Projeto arquitetônico
Trabalho final de graduação
Percepção ambiental
topic Criatividade
Projeto arquitetônico
Trabalho final de graduação
Percepção ambiental
description A compreensão contemporânea de criatividade como uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e aperfeiçoada através da prática, contribuiu para o crescente interesse pelo tema entre pesquisadores de diversas áreas e para a disseminação de sua discussão a partir de contextos variados. No campo da Arquitetura e Urbanismo (AU), embora a literatura sobre a criatividade também siga essa tendência, os estudos ainda exploram pouco a integração entre as percepções dos estudantes e professores sobre o processo criativo inerente ao projeto arquitetônico. Isto é especialmente evidente entre aqueles que estão realizando o Trabalho Final de Graduação (TFG), atividade individual e com regulamentação específica nos Cursos de AU (CAUs) brasileiros. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa relaciona o processo criativo e os TFGs de projeto arquitetônico na percepção de formandos e orientadores, a partir das seguintes questões: de que maneira a criatividade se relaciona com o processo de projeto arquitetônico durante a elaboração do TFG? Como as regulamentações do TFG influenciam na atividade criativa e discussão de ideias? Que aspectos do macro e microambiente afetam a criatividade dos estudantes? Entendendo-se, com base na literatura, que os aspectossocial, físico, temporal e cultural do ambiente atuam sobre o processo criativo (em suas diversas modalidades), a dissertação tem como objetivo principal compreender como a criatividade se insere no processo de elaboração dos TFGs de projeto arquitetônico, tendo como base a percepção de formandos/as e orientadores/as da graduação do CAUUFRN. Considerando a complexidade e a flexibilidade da atividade propositiva no campo do projeto arquitetônico, a investigação assumiu caráter exploratório, correspondendo a um estudo de caso que adotou abordagem multimétodos, integrando instrumentos que capturam o ponto de vista dos participantes (questionário e entrevistas) e averiguam o contexto ambiental (observação, registro fotográfico e mapa mental). Participaram da pesquisa 20 estudantes e 15 professores. Os resultados retratam:suas compreensões sobre a criatividade (com respostas comuns aos dois grupos e em conformidade com a bibliografia recente do processo em arquitetura); suas opiniões sobre as avaliações do TFG (revelando principalmente a importância da avaliação parcial diante da discussão das ideias, aspectos gráficos do trabalho e motivacionais ou de bloqueio criativos) e suas percepções sobre aspectos sócio físicos do macro e microambiente criativo (quanto a adaptação à cultura da época e vantagens/desvantagens observadas nos espaços de produção coletiva e individual). A pesquisa prezou a convergência entre o entendimento dos participantes e a literatura atual, o que valida o percurso metodológico adotado e oferece bases para novos estudos na área.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-05T17:26:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-05T17:26:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Natalya Cristina de Lima. A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30247
identifier_str_mv SOUZA, Natalya Cristina de Lima. A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30247/1/Criatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30247/2/Criatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30247/3/Criatividadeprojetoarquitetonico_Souza_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc6572dd2c134ac87dc18f849e80a737
2d28b177ea810c9720b8cd4c94dcbd20
72bbf4f25b4a0215791f500e13991bfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832725392097280