Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, Gabriella Borges da Luz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36911
Resumo: Este trabalho é uma proposta de diretrizes projetuais para requalificação da malha viária do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O modelo de desenvolvimento rodoviarista, difundido em todo o mundo, contribuiu com a fomentação da cultura do carro nas cidades. Essa forma de pensar o urbanismo é reproduzida no Campus da UFRN, onde ciclistas e pedestres são deixados em segundo plano em vários trechos e a acessibilidade não é garantida para todos; ao mesmo tempo, novos estacionamentos são criados e vias para carros são reformadas. Objetivando diretrizes que promovam a melhoria da experiência dos grupos mais vulneráveis (pedestres e ciclistas), e amparada no referencial teórico metodológico de Bradshaw (1991), bem como da Sintaxe Espacial de Hillier e Hanson (1984), foi feita uma avaliação de aspectos morfológicos no Campus, igualmente a construção da modelagem de mapas axiais do percurso do carro, ciclistas e pedestres em suas rotas oficias atuais e simulações de novas rotas (ou possíveis conexões entre as existentes. A aplicação desses conceitos permitiu um maior entendimento sobre os problemas existentes na malha viária e os resultados das simulações propostas contribuíram com a construção de rotas compatíveis com as necessidades desse grupo vulnerável, chegando dessa forma às diretrizes.
id UFRN_6e93063f5354eec4b633ff902010d416
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/36911
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling LIRA, Gabriella Borges da LuzFarias, Hélio Takashi Maciel deLopes, Flávia Monaliza Nunes SecundoBARBOSA, Fabrício Lira2019-03-25T19:06:55Z2021-09-20T20:04:20Z2019-03-25T19:06:55Z2021-09-20T20:04:20Z2018-122013014099LIRA, Gabriella Borges da Luz. Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de re-qualificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão. 120f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em arquitetura) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36911Este trabalho é uma proposta de diretrizes projetuais para requalificação da malha viária do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O modelo de desenvolvimento rodoviarista, difundido em todo o mundo, contribuiu com a fomentação da cultura do carro nas cidades. Essa forma de pensar o urbanismo é reproduzida no Campus da UFRN, onde ciclistas e pedestres são deixados em segundo plano em vários trechos e a acessibilidade não é garantida para todos; ao mesmo tempo, novos estacionamentos são criados e vias para carros são reformadas. Objetivando diretrizes que promovam a melhoria da experiência dos grupos mais vulneráveis (pedestres e ciclistas), e amparada no referencial teórico metodológico de Bradshaw (1991), bem como da Sintaxe Espacial de Hillier e Hanson (1984), foi feita uma avaliação de aspectos morfológicos no Campus, igualmente a construção da modelagem de mapas axiais do percurso do carro, ciclistas e pedestres em suas rotas oficias atuais e simulações de novas rotas (ou possíveis conexões entre as existentes. A aplicação desses conceitos permitiu um maior entendimento sobre os problemas existentes na malha viária e os resultados das simulações propostas contribuíram com a construção de rotas compatíveis com as necessidades desse grupo vulnerável, chegando dessa forma às diretrizes.This work is a proposal of projects for the requalification of the urban grid of the Federal Uni-versity of Rio Grande do Norte. The model of development of highways spread throughout the world fomented car culture in cities. This way of thinking about urban planning is not different on the UFRN Campus, where pedestrians and cyclists are left in the background in various passag-es and accessibility is not guaranteed for everyone; at the same time, parking lots are created and car roads are refurbished. Objectifying the improvement of the experience of the vulnerable groups (pedestrians and cyclists), and based on Bradshaw’s (1991) theoretical and methodologi-cal reference, as well as on Spatial Syntax from Hillier and Hanson (1984), an evaluation of mor-phological aspects in the Campus, equality the construction of axial modeling of the car’s route, cyclists and pedestrians in their current and official routes and simulations of new routes (or pos-sible connections between existing ones). The application of these concepts allowed a better understanding of the existing problems in the urban grid and the results of the proposed simula-tions contributed with the construction of routes compatible with the needs of this vulnerable group, thus this way to the guidelines.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArquitetura e UrbanismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMobilidade urbana - MonografiaMalha viária - MonografiaUFRN - MonografiaRepensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTFG COMPLETO.pdfTFG GABRIELLA LUZ - REPENSANDO A UFRNapplication/pdf8833839https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/1/TFG%20COMPLETO.pdf7ba8689cf4cdbe2cd248388177fd4be1MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTFG COMPLETO.pdf.txtExtracted texttext/plain217409https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/4/TFG%20COMPLETO.pdf.txt4400713c6a3a9eed55056629a93a5675MD54123456789/369112021-09-20 17:04:20.346oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T20:04:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
title Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
spellingShingle Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
LIRA, Gabriella Borges da Luz
Mobilidade urbana - Monografia
Malha viária - Monografia
UFRN - Monografia
title_short Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
title_full Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
title_fullStr Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
title_full_unstemmed Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
title_sort Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de requalificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão.
author LIRA, Gabriella Borges da Luz
author_facet LIRA, Gabriella Borges da Luz
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Farias, Hélio Takashi Maciel de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Flávia Monaliza Nunes Secundo
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, Gabriella Borges da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBOSA, Fabrício Lira
contributor_str_mv BARBOSA, Fabrício Lira
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana - Monografia
Malha viária - Monografia
UFRN - Monografia
topic Mobilidade urbana - Monografia
Malha viária - Monografia
UFRN - Monografia
description Este trabalho é uma proposta de diretrizes projetuais para requalificação da malha viária do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O modelo de desenvolvimento rodoviarista, difundido em todo o mundo, contribuiu com a fomentação da cultura do carro nas cidades. Essa forma de pensar o urbanismo é reproduzida no Campus da UFRN, onde ciclistas e pedestres são deixados em segundo plano em vários trechos e a acessibilidade não é garantida para todos; ao mesmo tempo, novos estacionamentos são criados e vias para carros são reformadas. Objetivando diretrizes que promovam a melhoria da experiência dos grupos mais vulneráveis (pedestres e ciclistas), e amparada no referencial teórico metodológico de Bradshaw (1991), bem como da Sintaxe Espacial de Hillier e Hanson (1984), foi feita uma avaliação de aspectos morfológicos no Campus, igualmente a construção da modelagem de mapas axiais do percurso do carro, ciclistas e pedestres em suas rotas oficias atuais e simulações de novas rotas (ou possíveis conexões entre as existentes. A aplicação desses conceitos permitiu um maior entendimento sobre os problemas existentes na malha viária e os resultados das simulações propostas contribuíram com a construção de rotas compatíveis com as necessidades desse grupo vulnerável, chegando dessa forma às diretrizes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-25T19:06:55Z
2021-09-20T20:04:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-25T19:06:55Z
2021-09-20T20:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013014099
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIRA, Gabriella Borges da Luz. Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de re-qualificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão. 120f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em arquitetura) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36911
identifier_str_mv 2013014099
LIRA, Gabriella Borges da Luz. Repensando a UFRN: diretrizes para elaboração de projeto de re-qualificação da malha urbana da UFRN à luz da cicloinclusão. 120f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em arquitetura) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/1/TFG%20COMPLETO.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36911/4/TFG%20COMPLETO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ba8689cf4cdbe2cd248388177fd4be1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
4400713c6a3a9eed55056629a93a5675
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117819185233920