Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52696
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta visual de gestão de marca para startups. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual em um primeiro momento, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, para um aprofundamento na literatura acadêmico-científica, relacionada a marcas, gestão de marcas, branding e ecossistemas de inovação, possibilitando a construção da ferramenta proposta, nomeada de Brand Plan Template (BPT). Para validação, a amostra definida foram sete gestores de Startups incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), a partir da técnica de amostragem “por conveniência”. Após aprovação pelo Comitê de Ética, foi aplicada a seguinte sequência de atividades: (i) apresentação sobre o tema gestão de marcas e as dimensões teóricas abordadas na construção do modelo, (ii) realização de oficina com apresentação da ferramenta e entrega do modelo impresso para manipulação, (iii) aplicação de questionário online (Google Forms) para avaliação do modelo. Para a análise das informações coletadas, foram utilizados quadros de categorização e realizaram-se melhorias na ferramenta a partir disso. Ficou constatada a validade científica e aplicada da ferramenta, verificando a relevância e utilidade do modelo para startups, proporcionando à ciência e ao ecossistema de inovação, novos conhecimentos em gestão de marcas, e ainda uma ferramenta que facilita a criação de estratégia de marca para startups, tornando-as mais competitivas e atraentes frente aos clientes, usuários, parceiros, novos talentos e investidores.
id UFRN_6f45dad8e83c00aa7a04724c2df1971b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52696
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Lucas Fernandes Mooneyhanhttp://lattes.cnpq.br/3753132264908597https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Barreto, Lais Karla da SilvaCarvalho, Zulmara Virginia dehttp://lattes.cnpq.br/3598201636024281Brito, Max Leandro de Araújo2023-06-14T21:32:20Z2023-06-14T21:32:20Z2023-04-13SILVA, Lucas Fernandes Mooneyhan. Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52696O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta visual de gestão de marca para startups. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual em um primeiro momento, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, para um aprofundamento na literatura acadêmico-científica, relacionada a marcas, gestão de marcas, branding e ecossistemas de inovação, possibilitando a construção da ferramenta proposta, nomeada de Brand Plan Template (BPT). Para validação, a amostra definida foram sete gestores de Startups incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), a partir da técnica de amostragem “por conveniência”. Após aprovação pelo Comitê de Ética, foi aplicada a seguinte sequência de atividades: (i) apresentação sobre o tema gestão de marcas e as dimensões teóricas abordadas na construção do modelo, (ii) realização de oficina com apresentação da ferramenta e entrega do modelo impresso para manipulação, (iii) aplicação de questionário online (Google Forms) para avaliação do modelo. Para a análise das informações coletadas, foram utilizados quadros de categorização e realizaram-se melhorias na ferramenta a partir disso. Ficou constatada a validade científica e aplicada da ferramenta, verificando a relevância e utilidade do modelo para startups, proporcionando à ciência e ao ecossistema de inovação, novos conhecimentos em gestão de marcas, e ainda uma ferramenta que facilita a criação de estratégia de marca para startups, tornando-as mais competitivas e atraentes frente aos clientes, usuários, parceiros, novos talentos e investidores.The objective of this study is to develop a visual brand management tool for startups. A descriptive and exploratory research was carried out, with an applied nature and a qualitative approach, in which, at first, the bibliographical research technique was used, for a deepening in the academic-scientific literature, related to brands, brand management, branding and innovation ecosystems, enabling the construction of the proposed tool, named Brand Plan Template (BPT). For validation, the defined sample was seven managers of Startups incubated at the Natal Central Technological Incubator (ITNC), based on the “convenience” sampling technique. After approval by the Ethics Committee, the following sequence of activities was applied: (i) presentation on the theme of brand management and the theoretical dimensions addressed in the construction of the model, (ii) workshop with presentation of the tool and delivery of the printed model for manipulation, (iii) application of an online questionnaire (Google Forms) to evaluate the model. The information analysis was realized with categorization boards were used and improvements were made to the tool based on that. The scientific and applied validity of the tool was verified, verifying the relevance and usefulness of the model for startups, providing science and the innovation ecosystem with new knowledge in brand management, and also a tool that facilitates the creation of a brand strategy for startups , making them more competitive and attractive to customers, users, partners, new talent and investors.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIASMarcasInovaçãoStartupsBrand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startupsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBrandPlanTemplate_Silva_2023.pdfapplication/pdf4775474https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52696/1/BrandPlanTemplate_Silva_2023.pdf03baa5d3b00f09d30e2fcb8f87203a63MD51123456789/526962023-06-14 18:33:01.377oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52696Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-14T21:33:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
title Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
spellingShingle Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan
CNPQ::ENGENHARIAS
Marcas
Inovação
Startups
title_short Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
title_full Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
title_fullStr Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
title_full_unstemmed Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
title_sort Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
author Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan
author_facet Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3753132264908597
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2827-9886
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barreto, Lais Karla da Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Zulmara Virginia de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3598201636024281
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Marcas
Inovação
Startups
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Inovação
Startups
description O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta visual de gestão de marca para startups. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual em um primeiro momento, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, para um aprofundamento na literatura acadêmico-científica, relacionada a marcas, gestão de marcas, branding e ecossistemas de inovação, possibilitando a construção da ferramenta proposta, nomeada de Brand Plan Template (BPT). Para validação, a amostra definida foram sete gestores de Startups incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), a partir da técnica de amostragem “por conveniência”. Após aprovação pelo Comitê de Ética, foi aplicada a seguinte sequência de atividades: (i) apresentação sobre o tema gestão de marcas e as dimensões teóricas abordadas na construção do modelo, (ii) realização de oficina com apresentação da ferramenta e entrega do modelo impresso para manipulação, (iii) aplicação de questionário online (Google Forms) para avaliação do modelo. Para a análise das informações coletadas, foram utilizados quadros de categorização e realizaram-se melhorias na ferramenta a partir disso. Ficou constatada a validade científica e aplicada da ferramenta, verificando a relevância e utilidade do modelo para startups, proporcionando à ciência e ao ecossistema de inovação, novos conhecimentos em gestão de marcas, e ainda uma ferramenta que facilita a criação de estratégia de marca para startups, tornando-as mais competitivas e atraentes frente aos clientes, usuários, parceiros, novos talentos e investidores.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-14T21:32:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-14T21:32:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lucas Fernandes Mooneyhan. Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52696
identifier_str_mv SILVA, Lucas Fernandes Mooneyhan. Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52696/1/BrandPlanTemplate_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03baa5d3b00f09d30e2fcb8f87203a63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117862160072704