Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Álisson Gutemberg da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662
Resumo: Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal.
id UFRN_70304d6686851203fc4a61b938e643ff
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29662
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Álisson Gutemberg da SilvaDantas, Alexsandro Galeno AraújoFrança, Fagner Torres deJacob, Michelle Cristine MedeirosZanatto, Rafael MoratoCarreiro, Rodrigo Octávio D'AzevedoSilva, Josimey Costa da2020-07-16T23:31:14Z2020-07-16T23:31:14Z2020-02-20SOUZA, Álisson Gutemberg da Silva. Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano. 2020. 270f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal.This study seeks to elucidate how Latin American metropolises representations form a continuous symbolic landscape and a single imaginary environment, which refers to the signification resulting from the production of its own cultural sense and common for cinematographically themed cities. Classify this cinematic equivalent of urban space as cinecity. In the Latin American case, specifically, this is an approach in which urban representations are predominantly dystopian and marked by social problems such as unemployment, structural inequality and urban violence, thus composing a common city in crisis. The study results from the articulation of some theoretical assumptions built to think about the relationship between metropolis and cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), together with the idea of continuous cities developed by Italo Calvino (1990). This articulation of ideas is applied here to reflect on the image of six cities: São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Mexico City and Managua. To this end, the films Linha de Passe (Walter Salles and Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma ( Florence Jaugey, 2009) and Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011) are analyzed, where each represents one of the cities investigated. The analysis of these urban representations showed that, in the contemporary context, there is a significant proportion of film productions, within latin America, which looks at the city under the same lenses: the metropolis as the space of social degradation marked by structural problems. The origin of this common universe, according to my research, is found in the underdevelopment and dependence of Latin America. Inheritance, in this case, of a colonial past, of a peripheral modernity (SOUZA, 2009) and the deepening of a neoliberal agenda.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISCinecidadeCinema latino-americanoAmérica LatinaImaginário latino-americanoUma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txtCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain451054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/2/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txt1ec5272efa874998918afeb7dbda8e36MD52THUMBNAILCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpgCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/3/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpgd779dca6d67cf8444e344c332bd8ac91MD53ORIGINALCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdfapplication/pdf12571670https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/1/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf4fb731147e095b836ef63b786f0200d8MD51123456789/296622020-07-19 04:46:14.94oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:46:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
title Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
spellingShingle Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
Souza, Álisson Gutemberg da Silva
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Cinecidade
Cinema latino-americano
América Latina
Imaginário latino-americano
title_short Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
title_full Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
title_fullStr Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
title_full_unstemmed Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
title_sort Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
author Souza, Álisson Gutemberg da Silva
author_facet Souza, Álisson Gutemberg da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv França, Fagner Torres de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Jacob, Michelle Cristine Medeiros
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Zanatto, Rafael Morato
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Álisson Gutemberg da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Josimey Costa da
contributor_str_mv Silva, Josimey Costa da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Cinecidade
Cinema latino-americano
América Latina
Imaginário latino-americano
dc.subject.por.fl_str_mv Cinecidade
Cinema latino-americano
América Latina
Imaginário latino-americano
description Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-16T23:31:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-16T23:31:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Álisson Gutemberg da Silva. Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano. 2020. 270f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662
identifier_str_mv SOUZA, Álisson Gutemberg da Silva. Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano. 2020. 270f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/2/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/3/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/1/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ec5272efa874998918afeb7dbda8e36
d779dca6d67cf8444e344c332bd8ac91
4fb731147e095b836ef63b786f0200d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832922340884480