Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662 |
Resumo: | Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal. |
id |
UFRN_70304d6686851203fc4a61b938e643ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29662 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Álisson Gutemberg da SilvaDantas, Alexsandro Galeno AraújoFrança, Fagner Torres deJacob, Michelle Cristine MedeirosZanatto, Rafael MoratoCarreiro, Rodrigo Octávio D'AzevedoSilva, Josimey Costa da2020-07-16T23:31:14Z2020-07-16T23:31:14Z2020-02-20SOUZA, Álisson Gutemberg da Silva. Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano. 2020. 270f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal.This study seeks to elucidate how Latin American metropolises representations form a continuous symbolic landscape and a single imaginary environment, which refers to the signification resulting from the production of its own cultural sense and common for cinematographically themed cities. Classify this cinematic equivalent of urban space as cinecity. In the Latin American case, specifically, this is an approach in which urban representations are predominantly dystopian and marked by social problems such as unemployment, structural inequality and urban violence, thus composing a common city in crisis. The study results from the articulation of some theoretical assumptions built to think about the relationship between metropolis and cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), together with the idea of continuous cities developed by Italo Calvino (1990). This articulation of ideas is applied here to reflect on the image of six cities: São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Mexico City and Managua. To this end, the films Linha de Passe (Walter Salles and Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma ( Florence Jaugey, 2009) and Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011) are analyzed, where each represents one of the cities investigated. The analysis of these urban representations showed that, in the contemporary context, there is a significant proportion of film productions, within latin America, which looks at the city under the same lenses: the metropolis as the space of social degradation marked by structural problems. The origin of this common universe, according to my research, is found in the underdevelopment and dependence of Latin America. Inheritance, in this case, of a colonial past, of a peripheral modernity (SOUZA, 2009) and the deepening of a neoliberal agenda.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISCinecidadeCinema latino-americanoAmérica LatinaImaginário latino-americanoUma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txtCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain451054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/2/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txt1ec5272efa874998918afeb7dbda8e36MD52THUMBNAILCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpgCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/3/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpgd779dca6d67cf8444e344c332bd8ac91MD53ORIGINALCinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdfapplication/pdf12571670https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/1/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf4fb731147e095b836ef63b786f0200d8MD51123456789/296622020-07-19 04:46:14.94oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:46:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
title |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
spellingShingle |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano Souza, Álisson Gutemberg da Silva CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Cinecidade Cinema latino-americano América Latina Imaginário latino-americano |
title_short |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
title_full |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
title_fullStr |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
title_full_unstemmed |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
title_sort |
Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano |
author |
Souza, Álisson Gutemberg da Silva |
author_facet |
Souza, Álisson Gutemberg da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
França, Fagner Torres de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Jacob, Michelle Cristine Medeiros |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Zanatto, Rafael Morato |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Álisson Gutemberg da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Josimey Costa da |
contributor_str_mv |
Silva, Josimey Costa da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Cinecidade Cinema latino-americano América Latina Imaginário latino-americano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinecidade Cinema latino-americano América Latina Imaginário latino-americano |
description |
Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-16T23:31:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-16T23:31:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Álisson Gutemberg da Silva. Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano. 2020. 270f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Álisson Gutemberg da Silva. Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano. 2020. 270f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/2/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/3/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29662/1/Cinecidadelatinoamericana_Souza_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ec5272efa874998918afeb7dbda8e36 d779dca6d67cf8444e344c332bd8ac91 4fb731147e095b836ef63b786f0200d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832922340884480 |