Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781 |
Resumo: | Nossa pesquisa tem como foco a leitura e a interpretação de poemas e músicas, que pode auxiliar o aluno no desenvolvimento da competência leitora. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em suas aulas e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir de poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendíamos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poemas; investigar a compreensão dos alunos na leitura do texto poema; refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação apontada por Thiollent (2011) e Tripp (2005), com abordagem qualitativa de dados de Bogdan; Biklen (1994). Estruturamos a fundamentação teórica nas concepções de leitura de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), assim como nossas concepções de leitura literária em Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); ainda discorremos sobre poema com base em Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música apoiadas em Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador e Ferreira (1997) e sobre transdisciplinaridade em Morin (2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura de poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura. |
id |
UFRN_708bf2036bb41add6dc10f42173fe362 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31781 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Márcia Cambui Rosado dahttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Rabelo, Sebastião Augustohttp://lattes.cnpq.br/9053383753430184Fleck, Gilmei Franciscohttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Dias, Valdenides Cabral de Araújo2021-03-10T00:01:01Z2021-03-10T00:01:01Z2020-10-15SILVEIRA, Márcia Cambui Rosado da. Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical. 2020. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781Nossa pesquisa tem como foco a leitura e a interpretação de poemas e músicas, que pode auxiliar o aluno no desenvolvimento da competência leitora. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em suas aulas e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir de poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendíamos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poemas; investigar a compreensão dos alunos na leitura do texto poema; refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação apontada por Thiollent (2011) e Tripp (2005), com abordagem qualitativa de dados de Bogdan; Biklen (1994). Estruturamos a fundamentação teórica nas concepções de leitura de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), assim como nossas concepções de leitura literária em Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); ainda discorremos sobre poema com base em Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música apoiadas em Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador e Ferreira (1997) e sobre transdisciplinaridade em Morin (2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura de poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura.Notre recherche se concentre sur la lecture et l'interprétation de poèmes et de chansos, ce qui peut aider l'étudiant à développer ses compétences en lecture. Dans ce contexte, le professeur de portugais peut assumer une attitude innovatrice dans ses cours et utiliser des stratégies pour motiver l'élève à lire pour le plaisir. Notre conception est que la musique et la poésie peuvent être de grands alliés dans cette mission. Pour intervenir dans la réalité scolaire, nous avons planifié et développé une intervention auprès des élèves de 7e année, de l'école primaire, d'une école municipale de la ville de Natal-RN. Ainsi, notre objectif de recherche a été d'analyser les apports d'une intervention pédagogique, dans une perspective transdisciplinaire, qui a visé à améliorer les pratiques de lecture, du poème articulé au genre musical. Comme objectifs spécifiques, nous avons prétendu identifier les aspects facilitant la lecture du poème; Examiner la compréhension des élèves de la lecture du texte du poème; Réfléchir sur l'articulation de la musique et de la poésie dans la formation de la compétence en lecture Notre approche méthodologique a été construite à partir de la recherche-action soulignée par Thiollent (2011) et Tripp (2005), avec une approche qualitative à partir des données de Bogdan; Biklen (1994). Nous avons structuré le fondement théorique dans les concepts de lecture de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), ainsi que nos conceptions de la lecture littéraire dans Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); on parle encore de poème basé sur Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). Et enfin, nous avons apporté des conceptions sur la musique soutenues par Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador et Ferreira (1997) et sur la transdisciplinarité à Morin (2007; 2014).Les résultats ont montré que la lecture du poème articulé à la musique a contribué non seulement au développement des compétences en lecture des élèves, mais a constitué également un facteur de motivation et de développement du goût de la lecture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLeituraPoemaMúsicaTransdisciplinaridadeEnsinoRitmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdfapplication/pdf2332469https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/1/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf660c40557216c2cbe8220d8643035134MD51TEXTRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txtRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain381675https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/2/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txt37abcbbdac3f6066002dacee0178196aMD52THUMBNAILRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpgRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/3/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpg31adab7a852107e64d14db1f508b593dMD53123456789/317812021-03-14 05:48:32.638oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31781Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
title |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
spellingShingle |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical Silveira, Márcia Cambui Rosado da Leitura Poema Música Transdisciplinaridade Ensino |
title_short |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
title_full |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
title_fullStr |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
title_full_unstemmed |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
title_sort |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
author |
Silveira, Márcia Cambui Rosado da |
author_facet |
Silveira, Márcia Cambui Rosado da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fleck, Gilmei Francisco |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1060297750923928 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Márcia Cambui Rosado da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9053383753430184 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Rabelo, Sebastião Augusto Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Poema Música Transdisciplinaridade Ensino |
topic |
Leitura Poema Música Transdisciplinaridade Ensino |
description |
Nossa pesquisa tem como foco a leitura e a interpretação de poemas e músicas, que pode auxiliar o aluno no desenvolvimento da competência leitora. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em suas aulas e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir de poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendíamos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poemas; investigar a compreensão dos alunos na leitura do texto poema; refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação apontada por Thiollent (2011) e Tripp (2005), com abordagem qualitativa de dados de Bogdan; Biklen (1994). Estruturamos a fundamentação teórica nas concepções de leitura de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), assim como nossas concepções de leitura literária em Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); ainda discorremos sobre poema com base em Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música apoiadas em Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador e Ferreira (1997) e sobre transdisciplinaridade em Morin (2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura de poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-10T00:01:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-10T00:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVEIRA, Márcia Cambui Rosado da. Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical. 2020. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Márcia Cambui Rosado da. Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical. 2020. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/1/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/2/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/3/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
660c40557216c2cbe8220d8643035134 37abcbbdac3f6066002dacee0178196a 31adab7a852107e64d14db1f508b593d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832696965201920 |