Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Márcia Cambui Rosado da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781
Resumo: Nossa pesquisa tem como foco a leitura e a interpretação de poemas e músicas, que pode auxiliar o aluno no desenvolvimento da competência leitora. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em suas aulas e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir de poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendíamos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poemas; investigar a compreensão dos alunos na leitura do texto poema; refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação apontada por Thiollent (2011) e Tripp (2005), com abordagem qualitativa de dados de Bogdan; Biklen (1994). Estruturamos a fundamentação teórica nas concepções de leitura de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), assim como nossas concepções de leitura literária em Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); ainda discorremos sobre poema com base em Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música apoiadas em Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador e Ferreira (1997) e sobre transdisciplinaridade em Morin (2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura de poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura.
id UFRN_708bf2036bb41add6dc10f42173fe362
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31781
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silveira, Márcia Cambui Rosado dahttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Rabelo, Sebastião Augustohttp://lattes.cnpq.br/9053383753430184Fleck, Gilmei Franciscohttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Dias, Valdenides Cabral de Araújo2021-03-10T00:01:01Z2021-03-10T00:01:01Z2020-10-15SILVEIRA, Márcia Cambui Rosado da. Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical. 2020. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781Nossa pesquisa tem como foco a leitura e a interpretação de poemas e músicas, que pode auxiliar o aluno no desenvolvimento da competência leitora. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em suas aulas e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir de poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendíamos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poemas; investigar a compreensão dos alunos na leitura do texto poema; refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação apontada por Thiollent (2011) e Tripp (2005), com abordagem qualitativa de dados de Bogdan; Biklen (1994). Estruturamos a fundamentação teórica nas concepções de leitura de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), assim como nossas concepções de leitura literária em Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); ainda discorremos sobre poema com base em Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música apoiadas em Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador e Ferreira (1997) e sobre transdisciplinaridade em Morin (2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura de poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura.Notre recherche se concentre sur la lecture et l'interprétation de poèmes et de chansos, ce qui peut aider l'étudiant à développer ses compétences en lecture. Dans ce contexte, le professeur de portugais peut assumer une attitude innovatrice dans ses cours et utiliser des stratégies pour motiver l'élève à lire pour le plaisir. Notre conception est que la musique et la poésie peuvent être de grands alliés dans cette mission. Pour intervenir dans la réalité scolaire, nous avons planifié et développé une intervention auprès des élèves de 7e année, de l'école primaire, d'une école municipale de la ville de Natal-RN. Ainsi, notre objectif de recherche a été d'analyser les apports d'une intervention pédagogique, dans une perspective transdisciplinaire, qui a visé à améliorer les pratiques de lecture, du poème articulé au genre musical. Comme objectifs spécifiques, nous avons prétendu identifier les aspects facilitant la lecture du poème; Examiner la compréhension des élèves de la lecture du texte du poème; Réfléchir sur l'articulation de la musique et de la poésie dans la formation de la compétence en lecture Notre approche méthodologique a été construite à partir de la recherche-action soulignée par Thiollent (2011) et Tripp (2005), avec une approche qualitative à partir des données de Bogdan; Biklen (1994). Nous avons structuré le fondement théorique dans les concepts de lecture de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), ainsi que nos conceptions de la lecture littéraire dans Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); on parle encore de poème basé sur Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). Et enfin, nous avons apporté des conceptions sur la musique soutenues par Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador et Ferreira (1997) et sur la transdisciplinarité à Morin (2007; 2014).Les résultats ont montré que la lecture du poème articulé à la musique a contribué non seulement au développement des compétences en lecture des élèves, mais a constitué également un facteur de motivation et de développement du goût de la lecture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilLeituraPoemaMúsicaTransdisciplinaridadeEnsinoRitmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdfapplication/pdf2332469https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/1/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf660c40557216c2cbe8220d8643035134MD51TEXTRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txtRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain381675https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/2/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txt37abcbbdac3f6066002dacee0178196aMD52THUMBNAILRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpgRitmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/3/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpg31adab7a852107e64d14db1f508b593dMD53123456789/317812021-03-14 05:48:32.638oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31781Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
title Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
spellingShingle Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
Silveira, Márcia Cambui Rosado da
Leitura
Poema
Música
Transdisciplinaridade
Ensino
title_short Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
title_full Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
title_fullStr Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
title_full_unstemmed Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
title_sort Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical
author Silveira, Márcia Cambui Rosado da
author_facet Silveira, Márcia Cambui Rosado da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fleck, Gilmei Francisco
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1060297750923928
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Márcia Cambui Rosado da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9053383753430184
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Poema
Música
Transdisciplinaridade
Ensino
topic Leitura
Poema
Música
Transdisciplinaridade
Ensino
description Nossa pesquisa tem como foco a leitura e a interpretação de poemas e músicas, que pode auxiliar o aluno no desenvolvimento da competência leitora. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em suas aulas e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir de poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendíamos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poemas; investigar a compreensão dos alunos na leitura do texto poema; refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação apontada por Thiollent (2011) e Tripp (2005), com abordagem qualitativa de dados de Bogdan; Biklen (1994). Estruturamos a fundamentação teórica nas concepções de leitura de Solé, (2008); Jouve (2002); Kleiman (2004), assim como nossas concepções de leitura literária em Jouve (2012); Todorov (2010); Alves (2013); Rezende (2013); Cosson (2018); ainda discorremos sobre poema com base em Averbuck (1993); Pinheiro (2002); Sorrenti (2009); Pilati (2017); Gebara (2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música apoiadas em Penna (2014); Costa (2002); Taiit (2007; 2008); Contador e Ferreira (1997) e sobre transdisciplinaridade em Morin (2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura de poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T00:01:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-10T00:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Márcia Cambui Rosado da. Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical. 2020. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781
identifier_str_mv SILVEIRA, Márcia Cambui Rosado da. Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical. 2020. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/1/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/2/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31781/3/Ritmopoesiaaula_Silveira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 660c40557216c2cbe8220d8643035134
37abcbbdac3f6066002dacee0178196a
31adab7a852107e64d14db1f508b593d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832696965201920