Estudo comparativo dos conteúdos exigidos em concursos públicos no período de 2013 a 2014 e as ementas das disciplinas contabilidade pública, auditoria governamental e orçamento público ministradas no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Erika Aiany de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40994
Resumo: A carreira na área pública é muito visada pelos brasileiros. Atualmente são cerca de 12 milhões de brasileiros inscritos em certames ao ano segundo a ANPAC – Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos. Atraídos por estabilidade e bons salários, os egressos do curso de Ciências Contábeis passam a ver, cada vez mais, os cargos públicos como uma boa oportunidade de começar a carreira profissional. Devido a referida demanda, o presente estudo objetiva investigar se as ementas das disciplinas de Orçamento Público, Contabilidade Pública e Auditoria Governamental do curso de Ciências Contábeis da UFRN compreendem os tópicos exigidos nos editais de organizadoras de concursos públicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando de um estudo de caso como procedimento e valendo-se de uma abordagem quantitativa. Foram analisados 63 editais de concursos entre 2013 e 2014 da Cespe, FCC e ESAF em que pessoas com o diploma de graduação em contabilidade poderiam concorrer. O estudo identificou a disciplina de Orçamento Público como a mais frequente nos concursos selecionados, logo seguida de Contabilidade Pública, quantificou, ainda, a abrangência das ementas em relação a todos os conteúdos exigidos nos editais. Além disso, apresentou os tópicos mais recorrentes nas seleções e o quanto as ementas compreendem tais temas. Com isso, os resultados podem permitir que os alunos do curso de Ciências Contábeis desta instituição de ensino superior tenham uma ilustração do nível de preparação do curso para concursos públicos. Pode, ainda, auxiliar professores da instituição na decisão de manutenção ou alteração das ementas das referidas disciplinas de maneira que consigam cumprir com a função primordial do ensino superior, a preparação para o mercado de trabalho.
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