Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468
Resumo: Esta monografia se propõe a analisar a forma contínua como Pokémon estabelece afeto com seus fãs e como isso é traduzido no consumo de seus produtos. No campo teórico discutimos o conceito de Indústria Cultural partindo das noções de Adorno e Horkheimer (1985; 2002), que dão uma acepção negativa à ideia de produção massiva e seguimos contrapondo tal noção à ideia cultural de Edgar Morin e ainda aos Estudos Culturais ingleses. Outro ponto que nos interessa é pensar questões de gosto, a própria noção do que significa ser fã (Jenkins, 2015) e ainda o conceito de nostalgia (Boym, 2017), já que existe uma permanência importante na franquia Pokémon em mais de três décadas de existência. Para isso, foram realizados questionários estruturados (Venturi, 2017), definindo como sujeitos da pesquisa fãs de Pokémon de Natal, Rio Grande do Norte. Através das respostas destes questionários, conseguimos observar o papel das redes sociais na construção da comunidade de fãs, além da influência da nostalgia na conexão emocional dessa comunidade com a franquia Pokémon.
id UFRN_745cf4c0d8585fa5d6e723cf41bb7435
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56468
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Maria Luiza Lisboa de MedeirosNobre, Luiz Fernando Dal PianDiógenes, MaríliaCavalcanti, Gêsa Karla Maia2023-12-20T16:30:02Z2023-12-20T16:30:02Z2023-12-11BEZERRA, Maria Luiza Lisboa de Medeiros. Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468Esta monografia se propõe a analisar a forma contínua como Pokémon estabelece afeto com seus fãs e como isso é traduzido no consumo de seus produtos. No campo teórico discutimos o conceito de Indústria Cultural partindo das noções de Adorno e Horkheimer (1985; 2002), que dão uma acepção negativa à ideia de produção massiva e seguimos contrapondo tal noção à ideia cultural de Edgar Morin e ainda aos Estudos Culturais ingleses. Outro ponto que nos interessa é pensar questões de gosto, a própria noção do que significa ser fã (Jenkins, 2015) e ainda o conceito de nostalgia (Boym, 2017), já que existe uma permanência importante na franquia Pokémon em mais de três décadas de existência. Para isso, foram realizados questionários estruturados (Venturi, 2017), definindo como sujeitos da pesquisa fãs de Pokémon de Natal, Rio Grande do Norte. Através das respostas destes questionários, conseguimos observar o papel das redes sociais na construção da comunidade de fãs, além da influência da nostalgia na conexão emocional dessa comunidade com a franquia Pokémon.This monograph aims to analyze the continuous way in which Pokémon establishes affection with its fans and how this translates into the consumption of its products. In the theoretical framework, we discuss the concept of Cultural Industry, starting from the ideas of Adorno and Horkheimer (1985; 2002), who provide a negative connotation to the notion of mass production. We then counterpose this notion with Edgar Morin's cultural ideas and also with the perspectives from English Cultural Studies. Another point of interest is to contemplate issues of taste, the very notion of what it means to be a fan (Jenkins, 2015), and the concept of nostalgia (Boym, 2017), given the significant continuity in the Pokémon franchise over more than three decades. To achieve this, structured surveys were conducted (Venturi, 2017), defining Pokémon fans from Natal, Rio Grande do Norte, as the subjects of the research. Through the answers to these questionnaires, we were able to observe the role of social networks in building the fan community, in addition to the influence of nostalgia on the emotional connection of this community with the Pokémon franchise.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASAfetoConsumoIndústria CulturalFandomPokémonConsume.Cultural Industry.Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RNAffection and study of fans: an analysis of perceptions and habits of Pokémon fans in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMonografia Documento Oficial.pdfMonografia Documento Oficial.pdfapplication/pdf18487081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/1/Monografia%20Documento%20Oficial.pdf3bd823be90d81fa80f9762057df953aaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/564682023-12-20 13:30:02.53oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T16:30:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Affection and study of fans: an analysis of perceptions and habits of Pokémon fans in Natal/RN
title Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
spellingShingle Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Afeto
Consumo
Indústria Cultural
Fandom
Pokémon
Consume.
Cultural Industry.
title_short Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
title_full Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
title_fullStr Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
title_full_unstemmed Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
title_sort Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
author Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros
author_facet Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Diógenes, Marília
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Gêsa Karla Maia
contributor_str_mv Cavalcanti, Gêsa Karla Maia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Afeto
Consumo
Indústria Cultural
Fandom
Pokémon
Consume.
Cultural Industry.
dc.subject.por.fl_str_mv Afeto
Consumo
Indústria Cultural
Fandom
Pokémon
Consume.
Cultural Industry.
description Esta monografia se propõe a analisar a forma contínua como Pokémon estabelece afeto com seus fãs e como isso é traduzido no consumo de seus produtos. No campo teórico discutimos o conceito de Indústria Cultural partindo das noções de Adorno e Horkheimer (1985; 2002), que dão uma acepção negativa à ideia de produção massiva e seguimos contrapondo tal noção à ideia cultural de Edgar Morin e ainda aos Estudos Culturais ingleses. Outro ponto que nos interessa é pensar questões de gosto, a própria noção do que significa ser fã (Jenkins, 2015) e ainda o conceito de nostalgia (Boym, 2017), já que existe uma permanência importante na franquia Pokémon em mais de três décadas de existência. Para isso, foram realizados questionários estruturados (Venturi, 2017), definindo como sujeitos da pesquisa fãs de Pokémon de Natal, Rio Grande do Norte. Através das respostas destes questionários, conseguimos observar o papel das redes sociais na construção da comunidade de fãs, além da influência da nostalgia na conexão emocional dessa comunidade com a franquia Pokémon.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-20T16:30:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20T16:30:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Maria Luiza Lisboa de Medeiros. Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468
identifier_str_mv BEZERRA, Maria Luiza Lisboa de Medeiros. Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/1/Monografia%20Documento%20Oficial.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bd823be90d81fa80f9762057df953aa
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832951678992384