Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468 |
Resumo: | Esta monografia se propõe a analisar a forma contínua como Pokémon estabelece afeto com seus fãs e como isso é traduzido no consumo de seus produtos. No campo teórico discutimos o conceito de Indústria Cultural partindo das noções de Adorno e Horkheimer (1985; 2002), que dão uma acepção negativa à ideia de produção massiva e seguimos contrapondo tal noção à ideia cultural de Edgar Morin e ainda aos Estudos Culturais ingleses. Outro ponto que nos interessa é pensar questões de gosto, a própria noção do que significa ser fã (Jenkins, 2015) e ainda o conceito de nostalgia (Boym, 2017), já que existe uma permanência importante na franquia Pokémon em mais de três décadas de existência. Para isso, foram realizados questionários estruturados (Venturi, 2017), definindo como sujeitos da pesquisa fãs de Pokémon de Natal, Rio Grande do Norte. Através das respostas destes questionários, conseguimos observar o papel das redes sociais na construção da comunidade de fãs, além da influência da nostalgia na conexão emocional dessa comunidade com a franquia Pokémon. |
id |
UFRN_745cf4c0d8585fa5d6e723cf41bb7435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56468 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, Maria Luiza Lisboa de MedeirosNobre, Luiz Fernando Dal PianDiógenes, MaríliaCavalcanti, Gêsa Karla Maia2023-12-20T16:30:02Z2023-12-20T16:30:02Z2023-12-11BEZERRA, Maria Luiza Lisboa de Medeiros. Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468Esta monografia se propõe a analisar a forma contínua como Pokémon estabelece afeto com seus fãs e como isso é traduzido no consumo de seus produtos. No campo teórico discutimos o conceito de Indústria Cultural partindo das noções de Adorno e Horkheimer (1985; 2002), que dão uma acepção negativa à ideia de produção massiva e seguimos contrapondo tal noção à ideia cultural de Edgar Morin e ainda aos Estudos Culturais ingleses. Outro ponto que nos interessa é pensar questões de gosto, a própria noção do que significa ser fã (Jenkins, 2015) e ainda o conceito de nostalgia (Boym, 2017), já que existe uma permanência importante na franquia Pokémon em mais de três décadas de existência. Para isso, foram realizados questionários estruturados (Venturi, 2017), definindo como sujeitos da pesquisa fãs de Pokémon de Natal, Rio Grande do Norte. Através das respostas destes questionários, conseguimos observar o papel das redes sociais na construção da comunidade de fãs, além da influência da nostalgia na conexão emocional dessa comunidade com a franquia Pokémon.This monograph aims to analyze the continuous way in which Pokémon establishes affection with its fans and how this translates into the consumption of its products. In the theoretical framework, we discuss the concept of Cultural Industry, starting from the ideas of Adorno and Horkheimer (1985; 2002), who provide a negative connotation to the notion of mass production. We then counterpose this notion with Edgar Morin's cultural ideas and also with the perspectives from English Cultural Studies. Another point of interest is to contemplate issues of taste, the very notion of what it means to be a fan (Jenkins, 2015), and the concept of nostalgia (Boym, 2017), given the significant continuity in the Pokémon franchise over more than three decades. To achieve this, structured surveys were conducted (Venturi, 2017), defining Pokémon fans from Natal, Rio Grande do Norte, as the subjects of the research. Through the answers to these questionnaires, we were able to observe the role of social networks in building the fan community, in addition to the influence of nostalgia on the emotional connection of this community with the Pokémon franchise.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASAfetoConsumoIndústria CulturalFandomPokémonConsume.Cultural Industry.Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RNAffection and study of fans: an analysis of perceptions and habits of Pokémon fans in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMonografia Documento Oficial.pdfMonografia Documento Oficial.pdfapplication/pdf18487081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/1/Monografia%20Documento%20Oficial.pdf3bd823be90d81fa80f9762057df953aaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/564682023-12-20 13:30:02.53oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56468Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T16:30:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Affection and study of fans: an analysis of perceptions and habits of Pokémon fans in Natal/RN |
title |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
spellingShingle |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Afeto Consumo Indústria Cultural Fandom Pokémon Consume. Cultural Industry. |
title_short |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
title_full |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
title_fullStr |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
title_sort |
Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN |
author |
Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros |
author_facet |
Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Diógenes, Marília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Maria Luiza Lisboa de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavalcanti, Gêsa Karla Maia |
contributor_str_mv |
Cavalcanti, Gêsa Karla Maia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Afeto Consumo Indústria Cultural Fandom Pokémon Consume. Cultural Industry. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afeto Consumo Indústria Cultural Fandom Pokémon Consume. Cultural Industry. |
description |
Esta monografia se propõe a analisar a forma contínua como Pokémon estabelece afeto com seus fãs e como isso é traduzido no consumo de seus produtos. No campo teórico discutimos o conceito de Indústria Cultural partindo das noções de Adorno e Horkheimer (1985; 2002), que dão uma acepção negativa à ideia de produção massiva e seguimos contrapondo tal noção à ideia cultural de Edgar Morin e ainda aos Estudos Culturais ingleses. Outro ponto que nos interessa é pensar questões de gosto, a própria noção do que significa ser fã (Jenkins, 2015) e ainda o conceito de nostalgia (Boym, 2017), já que existe uma permanência importante na franquia Pokémon em mais de três décadas de existência. Para isso, foram realizados questionários estruturados (Venturi, 2017), definindo como sujeitos da pesquisa fãs de Pokémon de Natal, Rio Grande do Norte. Através das respostas destes questionários, conseguimos observar o papel das redes sociais na construção da comunidade de fãs, além da influência da nostalgia na conexão emocional dessa comunidade com a franquia Pokémon. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-20T16:30:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-20T16:30:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Maria Luiza Lisboa de Medeiros. Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Maria Luiza Lisboa de Medeiros. Afeto e estudo de fãs: uma análise acerca das percepções e hábitos dos fãs de Pokémon em Natal/RN. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/1/Monografia%20Documento%20Oficial.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56468/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bd823be90d81fa80f9762057df953aa e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832951678992384 |