Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raphael Nepomuceno Galvão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28746
Resumo: Estudo de desenvolvimento metodológico que visou a construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem idealizado para facilitar o manuseio de bombas de infusão, monitores multiparamétricos de sinais vitais e ventiladores mecânicos, por estudantes e profissionais de Enfermagem. Assim, foi desenvolvido o Objeto Virtual de Aprendizagem, em formato de website, intitulado “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, que abordou, para cada equipamento contemplado, aspectos como mecânica de funcionamento, componentes, indicações de uso e principais alarmes. Seis juízes avaliaram o material didático construído quanto ao conteúdo e 24 usuários quanto à usabilidade, por meio de questionários com escalas tipo Likert e questões abertas, tendo sido obtidos Índice de Validação de Conteúdo de 0,98 e resultados positivos de percepção dos usuários, respectivamente. Considera-se, portanto, que a ferramenta desenvolvida possui validade de conteúdo e aplicabilidade prática e, atualmente, é compatível ao fim a que se propõe, tendo potencial para ser amplamente utilizada na área acadêmica e profissional, podendo contribuir para a formação profissional e para uma prática clínica qualificada, pautada na segurança do paciente.
id UFRN_74714b26ff05d4e485738d6e73d511f4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28746
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Raphael Nepomuceno GalvãoCarvalho, Diana Paula de Souza Rego PintoBotareli, Fabiane RochaSalvador, Petala Tuani Candido de OliveiraMedeiros, Elaine Lira2020-04-06T18:23:20Z2020-04-06T18:23:20Z2019-09-27SANTOS, Raphael Nepomuceno Galvão. Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva". 2019. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28746Estudo de desenvolvimento metodológico que visou a construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem idealizado para facilitar o manuseio de bombas de infusão, monitores multiparamétricos de sinais vitais e ventiladores mecânicos, por estudantes e profissionais de Enfermagem. Assim, foi desenvolvido o Objeto Virtual de Aprendizagem, em formato de website, intitulado “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, que abordou, para cada equipamento contemplado, aspectos como mecânica de funcionamento, componentes, indicações de uso e principais alarmes. Seis juízes avaliaram o material didático construído quanto ao conteúdo e 24 usuários quanto à usabilidade, por meio de questionários com escalas tipo Likert e questões abertas, tendo sido obtidos Índice de Validação de Conteúdo de 0,98 e resultados positivos de percepção dos usuários, respectivamente. Considera-se, portanto, que a ferramenta desenvolvida possui validade de conteúdo e aplicabilidade prática e, atualmente, é compatível ao fim a que se propõe, tendo potencial para ser amplamente utilizada na área acadêmica e profissional, podendo contribuir para a formação profissional e para uma prática clínica qualificada, pautada na segurança do paciente.This is a methodological development study aimed at the construction and validation of a Virtual Learning Object designed to facilitate the handling of infusion pumps, multiparametric vital signs monitors and mechanical ventilators, by nursing students and professionals. Thus, it was developed Virtual Learning Object, in website fomat, entitled “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, which addressed, for each contemplated equipment, aspects such as mechanics, components, indications of use and main alarms. Six judges evaluated the content of the didactic material and 24 users for practical applicability, through questionnaires with Likert-type scales and open questions, which obtained Content Validation Index of 0.98 and positive results of user perception, respectively. Therefore, it is considered that the developed tool has content validity and practical applicability, and is currently compatible with its intended purpose, having the potential to be widely used in the academic and professional area, contributing to the professional formation and to a more qualified clinical practice, based on patient safety.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDECuidados críticosHipermídiaTecnologia educacionalEstudos de validaçãoSegurança do pacienteConstrução e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConstrucaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.txtConstrucaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain128111https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28746/2/Construcaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.txt1ee8b6ea46212356a4e17e1e2dab1c60MD52THUMBNAILConstrucaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.jpgConstrucaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28746/3/Construcaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.jpg014aba9f1758b813257f7c7dfc3601e3MD53ORIGINALConstrucaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdfapplication/pdf4134401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28746/1/Construcaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdfa94a9bcc26d4d4e0c354d11f697dfec0MD51123456789/287462020-04-19 04:47:00.592oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28746Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
title Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
spellingShingle Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
Santos, Raphael Nepomuceno Galvão
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Cuidados críticos
Hipermídia
Tecnologia educacional
Estudos de validação
Segurança do paciente
title_short Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
title_full Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
title_fullStr Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
title_full_unstemmed Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
title_sort Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva"
author Santos, Raphael Nepomuceno Galvão
author_facet Santos, Raphael Nepomuceno Galvão
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Botareli, Fabiane Rocha
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Salvador, Petala Tuani Candido de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raphael Nepomuceno Galvão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Elaine Lira
contributor_str_mv Medeiros, Elaine Lira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Cuidados críticos
Hipermídia
Tecnologia educacional
Estudos de validação
Segurança do paciente
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados críticos
Hipermídia
Tecnologia educacional
Estudos de validação
Segurança do paciente
description Estudo de desenvolvimento metodológico que visou a construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem idealizado para facilitar o manuseio de bombas de infusão, monitores multiparamétricos de sinais vitais e ventiladores mecânicos, por estudantes e profissionais de Enfermagem. Assim, foi desenvolvido o Objeto Virtual de Aprendizagem, em formato de website, intitulado “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, que abordou, para cada equipamento contemplado, aspectos como mecânica de funcionamento, componentes, indicações de uso e principais alarmes. Seis juízes avaliaram o material didático construído quanto ao conteúdo e 24 usuários quanto à usabilidade, por meio de questionários com escalas tipo Likert e questões abertas, tendo sido obtidos Índice de Validação de Conteúdo de 0,98 e resultados positivos de percepção dos usuários, respectivamente. Considera-se, portanto, que a ferramenta desenvolvida possui validade de conteúdo e aplicabilidade prática e, atualmente, é compatível ao fim a que se propõe, tendo potencial para ser amplamente utilizada na área acadêmica e profissional, podendo contribuir para a formação profissional e para uma prática clínica qualificada, pautada na segurança do paciente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-06T18:23:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-06T18:23:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Raphael Nepomuceno Galvão. Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva". 2019. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28746
identifier_str_mv SANTOS, Raphael Nepomuceno Galvão. Construção e validação do objeto virtual de aprendizagem "UTI: Uma Tecnologia Intuitiva". 2019. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28746/2/Construcaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28746/3/Construcaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28746/1/Construcaovalidacaoobjeto_Santos_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ee8b6ea46212356a4e17e1e2dab1c60
014aba9f1758b813257f7c7dfc3601e3
a94a9bcc26d4d4e0c354d11f697dfec0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117843970424832