Tecnologia educacional e segurança do paciente: protótipo de um Serious Game
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52117 |
Resumo: | A segurança do paciente é fundamental para a prestação de cuidados de saúde em todos os seus ambientes. Diante disso, tem-se buscado estratégias para estar capacitando cada vez mais os profissionais de forma a fazer com que eles estejam mais alertas e vigilantes ao que diz respeito a segurança do paciente, garantindo assim, a qualidade da assistência e um menor período intrahospitalar para esses. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver a proposta de um protótipo de serious game para apoio à educação permanente sobre as metas prioritárias da segurança do paciente. Dessa forma, para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa e caráter transversal através da aplicação do referencial metodológico de Benitti, Seara e Schlindwen, que descreve o processo em quatro etapas, a primeira é de concepção onde foi realizada uma revisão integrativa a fim de identificar na literatura os cenários em que mais são relatados eventos adversos para serem então utilizados na segunda etapa. A segunda etapa é a de elaboração, onde foi elaborado o Game Design Document para a construção da proposta de protótipo utilizando os cenários identificados na etapa de concepção. Para a terceira etapa, de finalização, é necessária a colaboração de um profissional especializado em criação de tecnologias, e a quarta etapa, a viabilização, requer uma validação preliminar com profissionais experts em segurança do paciente. Todavia, neste trabalho, devido ao viés de tempo, só foi possível a realização das duas primeiras etapas. A construção da revisão integrativa identificou os setores assistenciais em que os pacientes mais sofrem incidentes ou eventos adversos, os tipos de eventos que ocorrem e, os profissionais envolvidos. Quanto aos setores, teve-se: Unidade de Terapia Intensiva, (adulto e pediátrico); enfermarias médicas e cirúrgicas; setor de obstetrícia; setor de exames ambulatoriais; urgências e emergências e setor cirúrgico. Os tipos de eventos foram: erro de prescrição; erro de administração; erro de distribuição. Já quanto às classes profissionais envolvidas teve-se: médicos, enfermeiros e equipe de enfermagem, e farmacêuticos. Com base nas informações encontradas na etapa de concepção foram construídos dois roteiros para o game: 1) para o jogador enfermeiro/técnico de enfermagem; 2) para o jogador médico. Na fase de desenvolvimento da proposta do protótipo foi elaborado o Game Design Document, um documento que define o tema, objetivo, público-alvo e mecânica do jogo, descreve os cenários, personagens, roteiros, interface da tela inicial, bem como a sequência, regras e pontuação, e a forma de avaliação do jogador. O jogo foi idealizado para que ocorra o envolvimento do profissional na escolha de condutas e procedimentos que poderão resultar em diferentes desfechos para o paciente. E, com essa associação espera-se melhorar as práticas assistenciais e reduzir os erros e os danos ocasionados aos pacientes. Há evidência que outras etapas da execução do serious game possam ser realizadas em breve. |
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Dutra, Saniely Targino de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4541038058548823https://orcid.org/0000-0001-9802-6492http://lattes.cnpq.br/7207146627442417Moreira, Simone da Nóbrega Tomazhttp://lattes.cnpq.br/3642294168997314Paiva, Irismar Karla Sarmento deAraújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de2023-04-12T21:43:16Z2023-04-12T21:43:16Z2022-12-19DUTRA, Saniely Targino de Oliveira. Tecnologia educacional e segurança do paciente: protótipo de um Serious Game. Orientador: Ana Cristina Pinheiro Fernandes de Araújo. 2022. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52117A segurança do paciente é fundamental para a prestação de cuidados de saúde em todos os seus ambientes. Diante disso, tem-se buscado estratégias para estar capacitando cada vez mais os profissionais de forma a fazer com que eles estejam mais alertas e vigilantes ao que diz respeito a segurança do paciente, garantindo assim, a qualidade da assistência e um menor período intrahospitalar para esses. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver a proposta de um protótipo de serious game para apoio à educação permanente sobre as metas prioritárias da segurança do paciente. Dessa forma, para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa e caráter transversal através da aplicação do referencial metodológico de Benitti, Seara e Schlindwen, que descreve o processo em quatro etapas, a primeira é de concepção onde foi realizada uma revisão integrativa a fim de identificar na literatura os cenários em que mais são relatados eventos adversos para serem então utilizados na segunda etapa. A segunda etapa é a de elaboração, onde foi elaborado o Game Design Document para a construção da proposta de protótipo utilizando os cenários identificados na etapa de concepção. Para a terceira etapa, de finalização, é necessária a colaboração de um profissional especializado em criação de tecnologias, e a quarta etapa, a viabilização, requer uma validação preliminar com profissionais experts em segurança do paciente. Todavia, neste trabalho, devido ao viés de tempo, só foi possível a realização das duas primeiras etapas. A construção da revisão integrativa identificou os setores assistenciais em que os pacientes mais sofrem incidentes ou eventos adversos, os tipos de eventos que ocorrem e, os profissionais envolvidos. Quanto aos setores, teve-se: Unidade de Terapia Intensiva, (adulto e pediátrico); enfermarias médicas e cirúrgicas; setor de obstetrícia; setor de exames ambulatoriais; urgências e emergências e setor cirúrgico. Os tipos de eventos foram: erro de prescrição; erro de administração; erro de distribuição. Já quanto às classes profissionais envolvidas teve-se: médicos, enfermeiros e equipe de enfermagem, e farmacêuticos. Com base nas informações encontradas na etapa de concepção foram construídos dois roteiros para o game: 1) para o jogador enfermeiro/técnico de enfermagem; 2) para o jogador médico. Na fase de desenvolvimento da proposta do protótipo foi elaborado o Game Design Document, um documento que define o tema, objetivo, público-alvo e mecânica do jogo, descreve os cenários, personagens, roteiros, interface da tela inicial, bem como a sequência, regras e pontuação, e a forma de avaliação do jogador. O jogo foi idealizado para que ocorra o envolvimento do profissional na escolha de condutas e procedimentos que poderão resultar em diferentes desfechos para o paciente. E, com essa associação espera-se melhorar as práticas assistenciais e reduzir os erros e os danos ocasionados aos pacientes. Há evidência que outras etapas da execução do serious game possam ser realizadas em breve.Patient safety is essential for the provision of health care in all its environments. Therefore, strategies have been sought to be increasingly empowering professionals to make them more alert and closer ly to patient safety, thus ensuring the quality of care and a shorter in-hospital period for them. Thus, the present study aimed to develop the prototype of serious game to support permanent education on the priority goals of patient safety. Thus, to achieve the objective, applied research was carried out with quantitative approach and transversal character through the application of the methodological framework of Benitti, Seara and Schlindwen, which describes the process in four stages, the first is conception where an integrative review was carried out to identify in the literature the scenarios in which most adverse events are reported to be used in the second stage. The second stage is the elaboration, where the Game Design Document was elaborated for the construction of the prototype proposal using the scenarios identified in the design stage. For the third stage of completion, it is necessary the collaboration of a professional specialized in technology creation, and the fourth stage, the feasibility, requires a preliminary validation with professionals who specialize in patient safety. However, due to the time bias it was only possible to perform the first two stages. The construction of the integrative review identified the care sectors in which the most patients suffer incidents or adverse events, the types of events that occur and the professionals involved. Regarding the sectors, we had: Intensive Care Unit (adult and pediatric); medical and surgical wards; obstetrics sector; outpatient examination sector; emergency and emergency care units and surgical sector. The types of events were prescription error; administration error; distribution error. As for the professional classes involved, there were: physicians, nurses and nursing staff, and pharmacists. Based on the information found in the design stage, two scripts for the game are constructed: 1) for the nurse/nursing technician player; 2) for the doctor player. In the development phase of the prototype proposal was elaborated the Game Design Document, a document that defines the theme, objective, target audience and mechanics of the game, describes the scenarios, characters, scripts, interface of the home screen, as well as the sequence, rules and score, and the form of evaluation of the player. The game was designed to make the professional's involvement in the choice of conducts and procedures that may result in different outcomes for the patient. And, with this association, it is expected to improve care practices and reduce the errors and harm caused to patients. There is evidence that other serious game execution steps can be performed soon.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDESegurança do pacienteEducação continuadaTecnologia no ensino em saúdeTecnologia educacionalHipermídiaTecnologia educacional e segurança do paciente: protótipo de um Serious Gameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiaeducacionalseguranca_Dutra_2022.pdfapplication/pdf1325801https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52117/1/Tecnologiaeducacionalseguranca_Dutra_2022.pdfbefbead552269980e95d52391813e4f4MD51123456789/521172023-04-12 18:47:38.665oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-12T21:47:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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