As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Monaliza de Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39765
Resumo: Estuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.
id UFRN_74b3d99189323515d41bdbb687197548
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39765
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Monaliza de MeloVechiato, Fernando LuizOliveira, Ivanny Rhavena Medeiros deSantos, Raimunda Fernanda dos2017-05-05T14:02:22Z2021-09-29T11:14:48Z2017-05-05T14:02:22Z2021-09-29T11:14:48Z20162012978831FERNANDES, Monaliza de Melo. As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zilá Mamede. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39765Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaBiblioteca universitáriaServiço de referência e informaçãoWeb 2.0Ferramentas 2.0Biblioteca Central Zila MamedeAs ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamedeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMonalizaMF_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain80658https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39765/1/MonalizaMF_Monografia.pdf.txtbdff36c98082a82286e8504a47782ed5MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39765/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALMonalizaMF_Monografia.pdfBiblioteconomiaapplication/pdf1555535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39765/3/MonalizaMF_Monografia.pdf0c5fecbd54c659d3c4a7a0382ae04c2dMD53123456789/397652021-09-29 08:14:48.647oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:14:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
title As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
spellingShingle As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
Fernandes, Monaliza de Melo
Biblioteca universitária
Serviço de referência e informação
Web 2.0
Ferramentas 2.0
Biblioteca Central Zila Mamede
title_short As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
title_full As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
title_fullStr As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
title_full_unstemmed As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
title_sort As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede
author Fernandes, Monaliza de Melo
author_facet Fernandes, Monaliza de Melo
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vechiato, Fernando Luiz
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Monaliza de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Raimunda Fernanda dos
contributor_str_mv Santos, Raimunda Fernanda dos
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Biblioteca universitária
Serviço de referência e informação
Web 2.0
Ferramentas 2.0
Biblioteca Central Zila Mamede
topic Biblioteca universitária
Serviço de referência e informação
Web 2.0
Ferramentas 2.0
Biblioteca Central Zila Mamede
description Estuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-05T14:02:22Z
2021-09-29T11:14:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-05T14:02:22Z
2021-09-29T11:14:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012978831
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Monaliza de Melo. As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zilá Mamede. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39765
identifier_str_mv 2012978831
FERNANDES, Monaliza de Melo. As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zilá Mamede. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Biblioteconomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39765/1/MonalizaMF_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39765/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39765/3/MonalizaMF_Monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bdff36c98082a82286e8504a47782ed5
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
0c5fecbd54c659d3c4a7a0382ae04c2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117547109122048