Estudo analítico de um demonstrador da combustão supersônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55661 |
Resumo: | O sistema de propulsão aspirada baseado na combustão supersônica (scramjet) é uma aplicação promissora para facilitar o acesso ao espaço. Como não requer armazenamento de oxidante a bordo da aeronave, uma vez que utiliza o oxigênio do ar atmosférico, os veículos scramjet se tornam mais leves e econômicos. Neste trabalho apresenta-se um estudo teórico-analítico de um demonstrador da tecnologia de combustão supersônica, com configuração de compressão mista externa e interna, para operar a uma altitude de 27 km a uma velocidade de 1950 m/s (correspondente ao número Mach 6,51), utilizando hidrogênio como combustível. A seção frontal do demonstrador scramjet, responsável por capturar, comprimir e conduzir o ar atmosférico à câmara de combustão, foi dimensionada para permitir que o ar atmosférico atingisse a temperatura e o número Mach na entrada da câmara de combustão necessárias à combustão estequiométrica e espontânea do hidrogênio. A seção de expansão foi dimensionada considerando-se que a pressão dos produtos da combustão da mistura ar atmosférico-hidrogênio, no bordo de fuga do scramjet, seja a mesma pressão da altitude de voo. A partir da especificação do ângulo da rampa de expansão foi possível determinar o comprimento da seção de expansão. O estudo dos parâmetros da combustão supersônica durante o voo do demonstrador scramjet a uma velocidade supersônica de 1.950 m/s e na altitude de 27 km permitiu identificar que os produtos da combustão da mistura ar atmosférico-hidrogênio atingiram velocidades superiores à velocidade de voo, portanto, produzindo empuxo não instalado e, desse modo, o efeito propulsivo desejado. |
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Xavier Filho, Tercilio Fernandeshttps://orcid.org/0009-0000-2240-8275http://lattes.cnpq.br/3093420301233975Marinho, George SantosSilva, Douglas do NascimentoToro, Paulo Gilberto de Paula2023-12-07T15:27:07Z2023-12-07T15:27:07Z2023-11-24XAVIER FILHO,Tercilio Fernandes. Estudo Analítico de um Demonstrador da Combustão Supersônica. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55661O sistema de propulsão aspirada baseado na combustão supersônica (scramjet) é uma aplicação promissora para facilitar o acesso ao espaço. Como não requer armazenamento de oxidante a bordo da aeronave, uma vez que utiliza o oxigênio do ar atmosférico, os veículos scramjet se tornam mais leves e econômicos. Neste trabalho apresenta-se um estudo teórico-analítico de um demonstrador da tecnologia de combustão supersônica, com configuração de compressão mista externa e interna, para operar a uma altitude de 27 km a uma velocidade de 1950 m/s (correspondente ao número Mach 6,51), utilizando hidrogênio como combustível. A seção frontal do demonstrador scramjet, responsável por capturar, comprimir e conduzir o ar atmosférico à câmara de combustão, foi dimensionada para permitir que o ar atmosférico atingisse a temperatura e o número Mach na entrada da câmara de combustão necessárias à combustão estequiométrica e espontânea do hidrogênio. A seção de expansão foi dimensionada considerando-se que a pressão dos produtos da combustão da mistura ar atmosférico-hidrogênio, no bordo de fuga do scramjet, seja a mesma pressão da altitude de voo. A partir da especificação do ângulo da rampa de expansão foi possível determinar o comprimento da seção de expansão. O estudo dos parâmetros da combustão supersônica durante o voo do demonstrador scramjet a uma velocidade supersônica de 1.950 m/s e na altitude de 27 km permitiu identificar que os produtos da combustão da mistura ar atmosférico-hidrogênio atingiram velocidades superiores à velocidade de voo, portanto, produzindo empuxo não instalado e, desse modo, o efeito propulsivo desejado.The airbreathing propulsion system based on supersonic combustion (scramjet) is a promising application for facilitating access to space. As it does not require the storage of oxidizer on board the aircraft, since it uses oxygen from atmospheric air, scramjet vehicles become lighter and more economical. This paper presents a theoretical analytical study of a supersonic combustion technology demonstrator, with a mixed external and internal compression configuration, to operate at an altitude of 27 km at a speed of 1950 m/s (corresponding to Mach number 6.51), using hydrogen as fuel. The frontal section of the scramjet demonstrator, responsible for capturing, compressing and conducting the atmospheric air to the combustion chamber, was sized to allow the atmospheric air to reach the temperature and Mach number at the combustion chamber entrance necessary for the stoichiometric and spontaneous hydrogen combustion. The expansion section was sized considering that the combustion product pressure of the atmospheric air-hydrogen mixture at the scramjet trailing edge is the same as the flight altitude pressure. By specifying the expansion ramp angle, it was possible to determine the length of the expansion section. The study of the supersonic combustion parameters during the flight of the scramjet demonstrator at a supersonic speed of 1,950 m/s in an altitude of 27 km made it possible to identify that the combustion products of the atmospheric air-hydrogen mixture reached speed higher than the flight speed, therefore producing thrust that was not installed and thus the desired propulsive effect.Universidade Federal do Rio Grande do NorteENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilCENTRO DE TECNOLOGIACombustão supersônicaScramjetPropulsão hipersônica aspiradaEstudo analítico de um demonstrador da combustão supersônicaAnalytical Study of the Supersonic Combustion Demonstratorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCombustãoSupersônica_Filho_2023.pdfCombustãoSupersônica_Filho_2023.pdfapplication/pdf2111692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55661/1/Combust%c3%a3oSupers%c3%b4nica_Filho_2023.pdfbebb7bb38825c8c36b038d98af0f6f49MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55661/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/556612023-12-07 12:27:07.719oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-07T15:27:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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