Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52160 |
Resumo: | A temática que abrange este trabalho é a cantoria de viola no sertão do Seridó potiguar, uma vez que analisa a sua presença nesse território, com enfoque na cidade de Caicó-RN, delimitando suas mudanças e continuidades ao longo dos séculos XX e XXI. Também se averigua as mudanças na escrita sobre a cantoria em obras de autores folcloristas, além de analisar o conjunto de relações socioculturais, regras e instrumentos que são empregados dentro da cantoria de viola, os quais determinam o seu funcionamento. Os debates teóricos são baseiados em conceitos da História Oral (ALBERTI, 1996; FERREIRA, 2012), História Cultural (BURKE, 2005; PESAVENTO, 2006; CHARTIER, 2002) e Cultura Popular (ARANTES, 1987; CERTEAU, 1994), bem como diálogos e análises que partem dos conceitos de genealogia, escrita da história e sertões. As fontes utilizadas são orais, digitais, literárias, hemerográficas, livros de folcoristas e textos acadêmicos, assim como imagens e diversos documentos presentes nos acervos pessoais de poetas do município de Caicó. Ao final da pesquisa, percebe-se que: a cantoria de viola tem atuação no Seridó desde o segundo quartel do século XIX e teve Caicó como local de fixação de cantadores a partir da criação do programa Violeiros do Seridó, em 1963; a escrita sobre a cantoria se modifica, do mesmo modo os enunciados sobre os cantadores; e houve mudanças e continuidades diante das demandas tecnológicas. |
id |
UFRN_7550bf1b94b8533445353b4a0cad5603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52160 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Diniz, Joalisson Jonathan Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9323461809819773https://orcid.org/0000-0003-2141-0212http://lattes.cnpq.br/6752728114568336Andrade Júnior, Lourivalhttps://orcid.org/0000-0003-2155-1816http://lattes.cnpq.br/2227836576507822Cipriano, Maria do SocorroAndrade, Joel Carlos de Souza2023-04-14T22:30:07Z2023-04-14T22:30:07Z2022-11-29DINIZ, Joalisson Jonathan Oliveira. Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar. Orientador: Joel Carlos de Souza Andrade. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em História dos Sertões) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52160A temática que abrange este trabalho é a cantoria de viola no sertão do Seridó potiguar, uma vez que analisa a sua presença nesse território, com enfoque na cidade de Caicó-RN, delimitando suas mudanças e continuidades ao longo dos séculos XX e XXI. Também se averigua as mudanças na escrita sobre a cantoria em obras de autores folcloristas, além de analisar o conjunto de relações socioculturais, regras e instrumentos que são empregados dentro da cantoria de viola, os quais determinam o seu funcionamento. Os debates teóricos são baseiados em conceitos da História Oral (ALBERTI, 1996; FERREIRA, 2012), História Cultural (BURKE, 2005; PESAVENTO, 2006; CHARTIER, 2002) e Cultura Popular (ARANTES, 1987; CERTEAU, 1994), bem como diálogos e análises que partem dos conceitos de genealogia, escrita da história e sertões. As fontes utilizadas são orais, digitais, literárias, hemerográficas, livros de folcoristas e textos acadêmicos, assim como imagens e diversos documentos presentes nos acervos pessoais de poetas do município de Caicó. Ao final da pesquisa, percebe-se que: a cantoria de viola tem atuação no Seridó desde o segundo quartel do século XIX e teve Caicó como local de fixação de cantadores a partir da criação do programa Violeiros do Seridó, em 1963; a escrita sobre a cantoria se modifica, do mesmo modo os enunciados sobre os cantadores; e houve mudanças e continuidades diante das demandas tecnológicas.The theme that covers this work is the singing of the viola in the sertão of the Potiguar Seridó, since it analyzes its presence in this territory, with an approach in the city of Caicó-RN, delimiting its changes and continuities throughout the 20th and 21st centuries. It also verifies the changes in writing about singing in works by folklorists, in addition to analyzing the set of sociocultural relations, rules and instruments that are used within viola singing, which determine its functioning. The theoretical debates are based on concepts from Oral History (ALBERTI, 1996; FERREIRA, 2012), Cultural History (BURKE, 2005; PESAVENTO, 2006; CHARTIER, 2002) and Popular Culture (ARANTES, 1987; CERTEAU, 1994), as well as dialogues and analyzes that depart from the concepts of genealogy, writing history and sertões. The sources used are oral, digital, literary, hemerographic, folkloric books and academic texts, as well as images and various documents present in the personal collections of poets from the municipality of Caicó. At the end of the research, it is clear that: viola singing has been active in Seridó since the second quarter of the 19th century and Caicó was the place where singers settled after the creation of the Violeiros do Seridó program in 1963; writing about singing changes, as do statements about singers; and there were changes and continuities in the face of technological demands.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DOS SERTÕESUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACantoria de violaCultura popularSeridó - Rio Grande do NorteHistória dos sertõesEntre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52160/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALEntrerepentessertoes_Diniz_2022.pdfEntrerepentessertoes_Diniz_2022.pdfapplication/pdf6718069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52160/1/Entrerepentessertoes_Diniz_2022.pdf79634f7a4b5cf6d64c1e8b56d713d752MD51123456789/521602023-04-14 19:30:39.676oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-14T22:30:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
title |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
spellingShingle |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar Diniz, Joalisson Jonathan Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Cantoria de viola Cultura popular Seridó - Rio Grande do Norte História dos sertões |
title_short |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
title_full |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
title_fullStr |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
title_full_unstemmed |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
title_sort |
Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar |
author |
Diniz, Joalisson Jonathan Oliveira |
author_facet |
Diniz, Joalisson Jonathan Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9323461809819773 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2141-0212 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6752728114568336 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andrade Júnior, Lourival |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2155-1816 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2227836576507822 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cipriano, Maria do Socorro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Joalisson Jonathan Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Joel Carlos de Souza |
contributor_str_mv |
Andrade, Joel Carlos de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Cantoria de viola Cultura popular Seridó - Rio Grande do Norte História dos sertões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cantoria de viola Cultura popular Seridó - Rio Grande do Norte História dos sertões |
description |
A temática que abrange este trabalho é a cantoria de viola no sertão do Seridó potiguar, uma vez que analisa a sua presença nesse território, com enfoque na cidade de Caicó-RN, delimitando suas mudanças e continuidades ao longo dos séculos XX e XXI. Também se averigua as mudanças na escrita sobre a cantoria em obras de autores folcloristas, além de analisar o conjunto de relações socioculturais, regras e instrumentos que são empregados dentro da cantoria de viola, os quais determinam o seu funcionamento. Os debates teóricos são baseiados em conceitos da História Oral (ALBERTI, 1996; FERREIRA, 2012), História Cultural (BURKE, 2005; PESAVENTO, 2006; CHARTIER, 2002) e Cultura Popular (ARANTES, 1987; CERTEAU, 1994), bem como diálogos e análises que partem dos conceitos de genealogia, escrita da história e sertões. As fontes utilizadas são orais, digitais, literárias, hemerográficas, livros de folcoristas e textos acadêmicos, assim como imagens e diversos documentos presentes nos acervos pessoais de poetas do município de Caicó. Ao final da pesquisa, percebe-se que: a cantoria de viola tem atuação no Seridó desde o segundo quartel do século XIX e teve Caicó como local de fixação de cantadores a partir da criação do programa Violeiros do Seridó, em 1963; a escrita sobre a cantoria se modifica, do mesmo modo os enunciados sobre os cantadores; e houve mudanças e continuidades diante das demandas tecnológicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T22:30:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-14T22:30:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DINIZ, Joalisson Jonathan Oliveira. Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar. Orientador: Joel Carlos de Souza Andrade. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em História dos Sertões) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52160 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Joalisson Jonathan Oliveira. Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar. Orientador: Joel Carlos de Souza Andrade. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em História dos Sertões) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DOS SERTÕES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52160/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52160/1/Entrerepentessertoes_Diniz_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 79634f7a4b5cf6d64c1e8b56d713d752 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117517588561920 |