A marca da cidade de Natal nos critérios do “The Saffron European City Brand Barometer”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Carolina Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37707
Resumo: As cidades buscam ferramentas para traduzir a sua identidade local, a autenticidade de seus atributos e consolidar a sua marca, afirmando também o seu potencial turístico. Neste sentido, como etapa do gerenciamento da marca de um lugar, o diagnóstico sobre como esta marca é percebida se faz necessário. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que gestores e empreendedores do trade turístico da cidade de Natal/RN possuem da Marca Natal, a partir dos critérios estabelecidos pelo “The Saffron European City Brand Barometer” – estudo que analisou a marca de 72 cidades europeias e identificou dez pontos principais no qual uma cidade deve manter foco para manter sua marca competitiva. Para tanto, foram avaliados os ativos que compõe a percepção da Marca Natal, a relação de identidade e posicionamento desta marca, e como ela é percebida na perspectiva turística. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, e a pesquisa é caracterizada como descritivo-exploratória no qual foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes do trade turístico na cidade. Através de análise de conteúdo, os resultados da pesquisa mostraram a inegável relação que a marca da cidade possui com os seus ativos naturais – praias, dunas, mar, vegetação, brisa – e que eles sobressaem aspectos de comodidades (acesso, conforto, custo e ambiente para negócios) e os ativos culturais, embora seja a hospitalidade um de seus diferenciais. É perceptível a relação de identidade que os entrevistados possuem com os aspectos ligados à qualidade de vida existente na cidade e que também está presente nos elementos de sua marca. No turismo, percebe-se que os ativos utilizados e associados à marca da cidade estão ligados, também, aos elementos naturais, à hospitalidade, e à infraestrutura hoteleira que se encontra entre a sua zona costeira e a zona urbana. Conclui-se, portanto, que a marca da cidade de Natal possui elementos relevantes, com referências positivas, associadas às noções de sentimentos como felicidade, desejo e bem-estar e que, para além da demanda do turismo, se faz necessária a gestão integrada da marca da cidade de forma a atender as necessidades da localidade, fomentar e manter a capacidade que a cidade tem de se reinventar e de se comunicar com os seus públicos de interesse, principalmente seus moradores.
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