A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13420 |
Resumo: | Com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs), a saúde passou a ser um tema transversal que deve ser trabalhado por todos os níveis de ensino em toda a escola, principalmente pelos professores do ensino fundamental, os quais têm uma grande responsabilidade no processo de formação dos valores e de condutas dos escolares. Com o objetivo de investigar a concepção dos professores de ensino fundamental (1ª a 4ª séries) sobre a saúde do escolar, este estudo teve como amostra 45 professoras lotadas em 04 escolas públicas e 04 escolas privadas no município de Natal/RN. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-estruturado, sendo os mesmos analisados por meio da análise temática. A faixa etária com maior prevalência foi a superior a 40 anos, com 58% de professoras. Com relação ao grau de formação acadêmica das docentes investigadas, 47% delas tem o terceiro grau completo e, 40% possuem apenas formação no magistério. No que se refere ao tema transversal saúde, 27% das professoras não realizaram estudos sobre o mesmo e, 40% das docentes não se sentiam preparadas para desenvolver esse conteúdo, apontando como principal fator limitante à falta de conhecimento mais profundo sobre saúde e a falta de material didático adequado. Sobre a importância em se trabalhar a saúde, 29% das respostas referiram-se aos cuidados com a saúde, e 20% em prevenir e conhecer doenças. Pode-se concluir que é necessária uma capacitação específica referente à temática em questão, o que deve ser acompanhada de políticas públicas que incentivem o profissional da educação e ofereça estrutura ao ambiente escolar |
id |
UFRN_7919e92f2c6b765f1f750d63cced1a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13420 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Marcos Henriquehttp://lattes.cnpq.br/4550357471354759http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792162H6Silva, Pierre Normando Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/2826378188128750Claro, Edson César Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3129464523005303Rocha, Vera Maria da2014-12-17T14:14:04Z2007-07-022014-12-17T14:14:04Z2004-10-17FERNANDES, Marcos Henrique. A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar. 2004. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13420application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeUFRNBRCiências da SaúdeSaúde escolarEducação em saúdeDocenteCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEA concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCom a criação dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs), a saúde passou a ser um tema transversal que deve ser trabalhado por todos os níveis de ensino em toda a escola, principalmente pelos professores do ensino fundamental, os quais têm uma grande responsabilidade no processo de formação dos valores e de condutas dos escolares. Com o objetivo de investigar a concepção dos professores de ensino fundamental (1ª a 4ª séries) sobre a saúde do escolar, este estudo teve como amostra 45 professoras lotadas em 04 escolas públicas e 04 escolas privadas no município de Natal/RN. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-estruturado, sendo os mesmos analisados por meio da análise temática. A faixa etária com maior prevalência foi a superior a 40 anos, com 58% de professoras. Com relação ao grau de formação acadêmica das docentes investigadas, 47% delas tem o terceiro grau completo e, 40% possuem apenas formação no magistério. No que se refere ao tema transversal saúde, 27% das professoras não realizaram estudos sobre o mesmo e, 40% das docentes não se sentiam preparadas para desenvolver esse conteúdo, apontando como principal fator limitante à falta de conhecimento mais profundo sobre saúde e a falta de material didático adequado. Sobre a importância em se trabalhar a saúde, 29% das respostas referiram-se aos cuidados com a saúde, e 20% em prevenir e conhecer doenças. Pode-se concluir que é necessária uma capacitação específica referente à temática em questão, o que deve ser acompanhada de políticas públicas que incentivem o profissional da educação e ofereça estrutura ao ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdfapplication/pdf122435https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/1/ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf31e882e8594319813b3a11e64e2d9ff1MD51TEXTMarcosHF.pdf.txtMarcosHF.pdf.txtExtracted texttext/plain53729https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/6/MarcosHF.pdf.txt9169a9e165429694bd2a4914e388b335MD56ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.txtConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.txtExtracted texttext/plain53718https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/8/ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.txt86864ea00fa3dd05e281f65de578d113MD58THUMBNAILMarcosHF.pdf.jpgMarcosHF.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1685https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/7/MarcosHF.pdf.jpgd69e18c99638bdfd9dd087cfdd4e4941MD57ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.jpgConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/9/ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.jpgb644ac24a7fd68e23f07b7fe75c255dcMD59123456789/134202019-05-26 02:19:50.683oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:19:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
title |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
spellingShingle |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar Fernandes, Marcos Henrique Saúde escolar Educação em saúde Docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
title_short |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
title_full |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
title_fullStr |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
title_full_unstemmed |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
title_sort |
A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar |
author |
Fernandes, Marcos Henrique |
author_facet |
Fernandes, Marcos Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4550357471354759 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792162H6 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Pierre Normando Gomes da |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2826378188128750 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Claro, Edson César Ferreira |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3129464523005303 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marcos Henrique |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Vera Maria da |
contributor_str_mv |
Rocha, Vera Maria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde escolar Educação em saúde Docente |
topic |
Saúde escolar Educação em saúde Docente CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
Com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs), a saúde passou a ser um tema transversal que deve ser trabalhado por todos os níveis de ensino em toda a escola, principalmente pelos professores do ensino fundamental, os quais têm uma grande responsabilidade no processo de formação dos valores e de condutas dos escolares. Com o objetivo de investigar a concepção dos professores de ensino fundamental (1ª a 4ª séries) sobre a saúde do escolar, este estudo teve como amostra 45 professoras lotadas em 04 escolas públicas e 04 escolas privadas no município de Natal/RN. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-estruturado, sendo os mesmos analisados por meio da análise temática. A faixa etária com maior prevalência foi a superior a 40 anos, com 58% de professoras. Com relação ao grau de formação acadêmica das docentes investigadas, 47% delas tem o terceiro grau completo e, 40% possuem apenas formação no magistério. No que se refere ao tema transversal saúde, 27% das professoras não realizaram estudos sobre o mesmo e, 40% das docentes não se sentiam preparadas para desenvolver esse conteúdo, apontando como principal fator limitante à falta de conhecimento mais profundo sobre saúde e a falta de material didático adequado. Sobre a importância em se trabalhar a saúde, 29% das respostas referiram-se aos cuidados com a saúde, e 20% em prevenir e conhecer doenças. Pode-se concluir que é necessária uma capacitação específica referente à temática em questão, o que deve ser acompanhada de políticas públicas que incentivem o profissional da educação e ofereça estrutura ao ambiente escolar |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-10-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-02 2014-12-17T14:14:04Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:14:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Marcos Henrique. A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar. 2004. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13420 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Marcos Henrique. A concepção de professores do ensino fundamental (1ª e 4ª) sobre a saúde do escolar. 2004. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/1/ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/6/MarcosHF.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/8/ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/7/MarcosHF.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13420/9/ConcepcaoProfessoresEnsino_Fernandes_2004.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31e882e8594319813b3a11e64e2d9ff1 9169a9e165429694bd2a4914e388b335 86864ea00fa3dd05e281f65de578d113 d69e18c99638bdfd9dd087cfdd4e4941 b644ac24a7fd68e23f07b7fe75c255dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832626798690304 |