Qualidade e honorários de auditoria: um estudo das companhias listadas na BM&FBOVESPA
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24108 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da influência da qualidade da auditoria, a partir do gerenciamento de resultados, sobre os honorários cobrados pelos auditores independentes no Brasil. Durante a última década, os trabalhos sobre os honorários de auditoria ganharam relevância no cenário brasileiro a partir da divulgação dos montantes pagos aos auditores independentes, haja vista que a obrigatoriedade de tais informações só se deu a partir de 2009 por meio da Instrução CVM nº 480/2009 da Comissão de Valores Mobiliários. Nesse contexto, a discussão sobre a remuneração dos auditores se intensifica ao perceber o market-share das empresas Big Four. Por outro lado, também se discute a qualidade dos serviços prestados pelas grandes firmas, principalmente em eventos de fraudes financeiras ou por procedimentos inadequados das empresas de auditoria, como por exemplo, emissão de opinião sem a finalização dos papéis de trabalho, o que pode revelar um critério falho de estudos ao determinar a qualidade de auditoria apenas em função de ser ou não uma Big Four. A partir da realidade encontrada, a presente pesquisa busca contribuir com uma análise sobre a relação de custo x benefício dos serviços, monitoramento das políticas de preços das empresas de auditoria, além de possibilitar que as firmas de auditoria verifiquem o montante de honorários cobrados em função da qualidade do serviço a ser prestado, auxiliando-as em negociações e manutenção de clientes. De modo a atingir este objetivo, a pesquisa utiliza dados das companhias abertas brasileiras não financeiras listadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2015. A coleta de dados se deu por meio do Bloomberg® e Formulários de Referência, que após tabulação, são submetidos em modelos de regressão com dados em painel. As principais variáveis de análise compreendem os honorários de auditoria independente (variável dependente) e qualidade da auditoria (variável de interesse), esta obtida através do modelo KS (1995) de gerenciamento de resultados por accruals discricionários. Os principais resultados revelam que não é possível inferir relação estatística entre os honorários de auditoria e a qualidade dos serviços, entretanto demonstram que uma análise do tamanho e do risco da empresa auditada são relacionados positivamente com os honorários, assim como o fato da empresa ser uma Big Four. |
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Durante a última década, os trabalhos sobre os honorários de auditoria ganharam relevância no cenário brasileiro a partir da divulgação dos montantes pagos aos auditores independentes, haja vista que a obrigatoriedade de tais informações só se deu a partir de 2009 por meio da Instrução CVM nº 480/2009 da Comissão de Valores Mobiliários. Nesse contexto, a discussão sobre a remuneração dos auditores se intensifica ao perceber o market-share das empresas Big Four. Por outro lado, também se discute a qualidade dos serviços prestados pelas grandes firmas, principalmente em eventos de fraudes financeiras ou por procedimentos inadequados das empresas de auditoria, como por exemplo, emissão de opinião sem a finalização dos papéis de trabalho, o que pode revelar um critério falho de estudos ao determinar a qualidade de auditoria apenas em função de ser ou não uma Big Four. A partir da realidade encontrada, a presente pesquisa busca contribuir com uma análise sobre a relação de custo x benefício dos serviços, monitoramento das políticas de preços das empresas de auditoria, além de possibilitar que as firmas de auditoria verifiquem o montante de honorários cobrados em função da qualidade do serviço a ser prestado, auxiliando-as em negociações e manutenção de clientes. De modo a atingir este objetivo, a pesquisa utiliza dados das companhias abertas brasileiras não financeiras listadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2015. A coleta de dados se deu por meio do Bloomberg® e Formulários de Referência, que após tabulação, são submetidos em modelos de regressão com dados em painel. As principais variáveis de análise compreendem os honorários de auditoria independente (variável dependente) e qualidade da auditoria (variável de interesse), esta obtida através do modelo KS (1995) de gerenciamento de resultados por accruals discricionários. Os principais resultados revelam que não é possível inferir relação estatística entre os honorários de auditoria e a qualidade dos serviços, entretanto demonstram que uma análise do tamanho e do risco da empresa auditada são relacionados positivamente com os honorários, assim como o fato da empresa ser uma Big Four.The present study aims to present an analysis of the influence of the quality of the audit from the results management, about the fees charged by independent auditors in Brazil. During the last decade, the work on the audit fees gained relevance in the Brazilian scenario from the disclosure of the amounts paid to independent auditors, given that the requirement for such information gave only from 2009 through the CVM Instruction 480/2009 of the Comissão de Valores Mobiliários. In this context, the discussion on the audit fees intensifies when the market share of the Big Four companies. Otherwise, it also discusses the quality of the services provided by the big firms, especially in events of financial fraud or improper procedures audit companies, as for example, issuance of opinion without the submission of working papers, which may reveal a flawed criterion of studies to determine the quality of auditing only due to be a Big Four. From the reality found, this research seeks to contribute to an analysis of the cost-benefit of services, monitoring the pricing policies of the auditing firms, in addition to enabling audit firms also to check the amount of fees collected as a function of the quality of service being provided, assisting them in negotiations and maintaining customers. To achieve this goal, the research uses data from Brazilian non-financial companies listed on the BM&FBovespa during the period from 2010 to 2015. Data collection occurred through the Bloomberg® and Reference Forms after tab, are submitted in regression models with panel data. The main analysis variables comprise the audit fees (dependent variable) and audit quality (variable of interest), this obtained through the model KS (1995) earnings management for discretionary accruals. The main results show that cannot infer statistical relationship between audit fees and the audit quality, however demonstrate that an analysis of the size and risk of the audited company are positively related with the fees, as well as the fact that the company be a Big Four.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEISHonorários de auditoriaQualidade de auditoriaGerenciamento de resultadosQualidade e honorários de auditoria: um estudo das companhias listadas na BM&FBOVESPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQualidadeHonoráriosAuditoria_Moreira_2017.pdfQualidadeHonoráriosAuditoria_Moreira_2017.pdfapplication/pdf3732615https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24108/1/QualidadeHonor%c3%a1riosAuditoria_Moreira_2017.pdff20958b6f84fac7eb5a1704e01c586aaMD51TEXTFelipeDaSilvaMoreira_DISSERT.pdf.txtFelipeDaSilvaMoreira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain349148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24108/4/FelipeDaSilvaMoreira_DISSERT.pdf.txtb3005c2c2ccc04b0df4fb8fc2e9c1c55MD54QualidadeHonoráriosAuditoria_Moreira_2017.pdf.txtQualidadeHonoráriosAuditoria_Moreira_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain349148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24108/6/QualidadeHonor%c3%a1riosAuditoria_Moreira_2017.pdf.txtb3005c2c2ccc04b0df4fb8fc2e9c1c55MD56THUMBNAILFelipeDaSilvaMoreira_DISSERT.pdf.jpgFelipeDaSilvaMoreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24108/5/FelipeDaSilvaMoreira_DISSERT.pdf.jpg3068f1c0a2e47d0c70bcd7060ca0690fMD55QualidadeHonoráriosAuditoria_Moreira_2017.pdf.jpgQualidadeHonoráriosAuditoria_Moreira_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24108/7/QualidadeHonor%c3%a1riosAuditoria_Moreira_2017.pdf.jpg3068f1c0a2e47d0c70bcd7060ca0690fMD57123456789/241082022-04-07 17:49:04.961oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24108Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-07T20:49:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da influência da qualidade da auditoria, a partir do gerenciamento de resultados, sobre os honorários cobrados pelos auditores independentes no Brasil. Durante a última década, os trabalhos sobre os honorários de auditoria ganharam relevância no cenário brasileiro a partir da divulgação dos montantes pagos aos auditores independentes, haja vista que a obrigatoriedade de tais informações só se deu a partir de 2009 por meio da Instrução CVM nº 480/2009 da Comissão de Valores Mobiliários. Nesse contexto, a discussão sobre a remuneração dos auditores se intensifica ao perceber o market-share das empresas Big Four. Por outro lado, também se discute a qualidade dos serviços prestados pelas grandes firmas, principalmente em eventos de fraudes financeiras ou por procedimentos inadequados das empresas de auditoria, como por exemplo, emissão de opinião sem a finalização dos papéis de trabalho, o que pode revelar um critério falho de estudos ao determinar a qualidade de auditoria apenas em função de ser ou não uma Big Four. A partir da realidade encontrada, a presente pesquisa busca contribuir com uma análise sobre a relação de custo x benefício dos serviços, monitoramento das políticas de preços das empresas de auditoria, além de possibilitar que as firmas de auditoria verifiquem o montante de honorários cobrados em função da qualidade do serviço a ser prestado, auxiliando-as em negociações e manutenção de clientes. De modo a atingir este objetivo, a pesquisa utiliza dados das companhias abertas brasileiras não financeiras listadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2015. A coleta de dados se deu por meio do Bloomberg® e Formulários de Referência, que após tabulação, são submetidos em modelos de regressão com dados em painel. As principais variáveis de análise compreendem os honorários de auditoria independente (variável dependente) e qualidade da auditoria (variável de interesse), esta obtida através do modelo KS (1995) de gerenciamento de resultados por accruals discricionários. Os principais resultados revelam que não é possível inferir relação estatística entre os honorários de auditoria e a qualidade dos serviços, entretanto demonstram que uma análise do tamanho e do risco da empresa auditada são relacionados positivamente com os honorários, assim como o fato da empresa ser uma Big Four. |
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